Marx - Vida e Obra

Marx - Vida e Obra Karl Marx
Leandro Konder

Resenhas - Marx - Vida e Obra

jhagmolina 21/09/2020

Um belo resumo da vida e obra de Marx
Leandro Konder traz um texto abrangente, resumido e bastante direto sobre os principais acontecimentos da vida de Marx, sua família e do amigo Engels.
No que diz respeito a sua obra, apresenta várias ideias principais do pensamento marxiano e direções para futuras leituras para que os interessados façam um aprofundamento sobre a obra de Marx e sua atualidade para a interpretação das crises do capitalismo.

Miguel Corrêa 07/02/2023

Uma biografia com Teoria
Uma boa biografia com abordagem simples de conceitos teóricos básicos. As partes teóricas vão se tornando mais complexas (com isso digo também, completas) ao passar do livro, mas ainda sim bem acessíveis. Quando comecei a ler me questionava se seria um bom texto introdutório ao marxismo. A resposta é sim! Especialmente para aqueles que queiram conhecer também a história do próprio Marx.
Como crítica apenas o desnecessário e vago "anti-stalinismo" curto ao falar da experiência Russa, largado em meio ao texto, sem justificativa ou explicação alguma, apenas uma "crítica-crítica". A demais, ótimo texto!

Ricardofbraz 17/01/2009

Gostei muito
Leandro Konder escreve muito bem. E num assunto como Marx é preciso escrever bem. Com muita fluidez podemos conhecer este pensador sem se cansar. Leandro é suscinto mas não superficial. Para quem quer conhecer mais sobre a história do marxismo este livro é primordial. Li em 2002

Leiliane 02/08/2013

Marx: A História do Homem que Desnudou o Sistema Capitalista
O livro Marx Vida e Obra, de Leandro Konder, retrata os caminhos traçados por um dos mais brilhantes filósofos da história: Karl Marx. Konder opta por contar aos leitores um pouco dos acontecimentos que levaram esse grande revolucionário socialista a se tornar um dos mais célebres nomes na retratação e compreensão de sua sociedade e das mazelas econômicas feitas pelo homem ao próprio homem.
Nada mais interessante ao estudar a obra de alguma figura importante do que saber o que pode ter levado a mesma a seguir determinado sistema, por isso o autor do livro inicia com algumas informações básicas da vida de Marx, como onde nasceu, sua infância, o relacionamento com Jenny, formação acadêmica entre outros fatos. O livro vem justamente com o cunho de sanar qualquer dúvida a respeito desse filósofo, economista, historiador, jornalista, teórico político, enfim, só aí já se percebe a genialidade de Marx. O autor nos releva um Marx “real”, que assim como qualquer humano, teve diversas barreiras em sua trajetória.
Marx tinha descendência judaica, seus avós maternos e paternos eram judeus, mas seus pais se afastaram dessa religião se tornando protestantes. Ainda pequeno ele perdeu dois de seus oito irmãos: Moritz-David e Eduardo. Mais tarde morre seu irmão Hermann, aos vinte e três anos. A época que Marx vivia era aquela da Revolução Francesa e da Era Napoleônica, período caracterizado pela estagnação e conservadorismo da sociedade. Na sua adolescência, além de se destacar por sua inteligência, o pensador já se mostrava contra o autoritarismo do governo absolutista. Apaixonou-se por Jenny que mais tarde, após Marx se formar e concluir sua tese de doutorado, torna-se sua esposa.
Embora desejasse ser professor universitário, Marx foi impedido pelo governo que não queria nenhum hegelianista de esquerda lecionando em suas universidades. Com a morte do pai de sua noiva Jenny, o filósofo percebeu a necessidade de encontrar outro meio de sobrevivência. Tendo em vista a impossibilidade de ser professor, Marx resolve disseminar suas ideias através do jornal Anais Alemães, mas o artigo enviado para o jornal mencionado não foi aceito devido se tratar de uma crítica à censura. Logo depois este mesmo artigo foi publicado pela revista Anedota, de Zurique. Depois Marx começou a escrever para a Gazeta Renana, aonde mais tarde viria a conhecer seu amigo e parceiro Engels. Mas sua estadia na revista foi interrompida devido a publicação de uma artigo contra o absolutismo russo. Com isso, o governo prussiano fechou o jornal a pedido do czar Nicolau I.
Konder disserta sobre o que fez Marx se aprofundar na doutrina comunista: a ignorância da própria população sobre aquilo que era denominado comunismo. Marx viu a necessidade de fundamentar essa doutrina que luta pelos direitos da população agrária, dos operários e pelos direitos daqueles esquecidos por uma sociedade capitalista e autoritária. Karl foi um dos pioneiros no apoio à luta do proletariado, arquitetando teorias que asseguravam os direitos à dignidade destas pessoas. Era defensor ferrenho da teoria de que a religião não era a única responsável pela alienação da população, mas a própria conjuntura econômica da produção era quem ditava isso. A alienação era uma arma utilizada pela classe dominante para conseguir controlar a população por meio do trabalho. O autor ainda comenta que esse filósofo alemão ao falar sobre a situação dos judeus na antiga Prússia e no mundo, e de sua condição de prisioneiros em seu próprio país, não dizia respeito apenas às questões políticas, mas que a emancipação humana só seria possível “quando todos os homens puderem desenvolver uma atividade criadora que não esteja sujeita às pressões deformadores da propriedade privada e do dinheiro.” (KONDER, p.29)
Impossível escrever sobre Marx e não mencionar Friedrich Engels, afinal os dois escreveram aquele que se tornou um dos principais livros da doutrina comunista e do pensamento marxista, e Engels também ajudou financeiramente a família de Marx nos períodos mais difíceis, oferecendo inclusive sua casa como morada para eles. Desde que se encontraram pela primeira vez na Gazeta Renana até a morte de Marx, os dois cultivaram uma amizade não só fortalecida pela empatia nos mesmos conhecimentos e doutrina, mas pela fidelidade de seus atos.
Após anos de dedicação às suas teorias, várias viagens, várias decepções, exílio e julgamentos errôneos sobre aquilo que defendia, Marx passou o final de sua vida na miséria. Apesar da perda de dois filhos, cada um com um ano de vida mais ou menos e em um curto período de tempo, decorrentes da situação drástica que a família passava, Marx se mantinha aparentemente forte, escrevia sobre economia política para alguns jornais. Porém a morte, até então, que veio a abalar Karl, foi a de seu filho de nove anos, Edgar. Ele também já não era um homem saudável, dois anos após a morte de seu filho (1957), estava doente do fígado, resultado provavelmente das noites de bebedeiras características na juventude de vários intelectuais e boêmios.
Com o tempo, a situação financeira melhorou um pouco devido a vários acontecimentos e também ao noivado de sua filha Laura com um escritor cubano. Esse período - anos de 1860 onde o capitalismo ainda estava efervescente- foi o qual gerou a magnum opus O capital. Neste livro Marx mostra ao mundo seus principais conceitos, como a distinção entre valor de uso e valor de troca, mais valia, salário, modos de produção capitalista etc. Marx padece dois anos após sua esposa Jenny, ela com câncer no fígado, ele com abscesso no pulmão. Antes de sua morte, ele ainda escreve o segundo e terceiro volumes de O capital. Como a doença e o cansaço já o dominavam, ele escreveu pouco no período anterior a sua morte.
A contribuição de Marx para a modernidade e contemporaneidade é incontestável. O livro Marx Vida e Obra vem justamente sublinhar isso. Konder mostra ao leitor facetas desse grande filósofo que tanto contribuiu para o entendimento do sistema que ainda hoje massacra populações e destrói sonhos que não puderam nem ser cultivados. Esta obra é indicada tanto para aqueles ligados às áreas humanas tão bem para aqueles que se mostram curiosos a respeito deste, que foi diversas vezes dito como sonhador e disseminador de utopias. Não é preciso ser comunista para perceber que o sistema capitalista é um dos responsáveis pelas barbáries cometidas pelo homem à sua própria humanidade. Marx ousou em sua época e ainda ousa, conquistando simpatizantes e inimigos, sendo assunto entre as pessoas que assim como ele acreditam que o homem pode ser bem melhor que isso que ele é, e também sendo interrogado por aqueles que ainda dominam: os burgueses.
Valdo 17/12/2021minha estante
Parabéns pelo comentário da obra do Leandro Konder e pela síntese didática do objeto do livro, ou seja, da vida e obra de Karl Marx.

Matheus 04/09/2020

Gostei muito disso aqui. O que mais me tocou foi que, apesar de não ter parado um minuto durante sua vida, esse carinha genial, ainda tinha muito mais pra escrever - estudos sobre Balzac, um livro só sobre a dialética, os capitais inacabados, sobre a família e outras instituições, etc.
Acredito que é por isso que continuamos inovando tanto essa teoria, além obviamente da insuperabilidade do materialismo histórico-dialético.
Foi muito legal ler isso aqui, não só para entender como um todo a teoria que sabia em partes, mas também saber sua evolução, o contexto em que foi escrito, as leituras e de onde ele tirou sua base (como Hegel e Feuerbach) e a vida pessoal de Marx, além de sua militância.

Maiara 08/10/2020

Maravilhoso!
Breve sem ser simplista. Recomendo demais!
"Em sua inspiração mais profunda, o espírito marxista é, sem dúvida, uma negação radical de todo dogmatismo." -Jean Lacroix

Ingrid.Pardinho 12/12/2020

Bela introdução
Uma ótima introdução à vida e às obras de Karl Marx. É essencial, ao meu ver, a quem deseja inovar os estudos marxianos.

Cássia 15/02/2022

Marx
Esperei um tempo para escrever essa resenha no intuito de poder ter tempo para poder expressar da melhor forma possível tudo que li.
Do início ao meio do livro achei um pouco cansativo, pois contém muitas datas e eventos que eu particularmente desconhecia e fiquei algumas vezes até ?perdida? nas histórias; mesmo assim tem muitaaaaaa coisa boa e de fácil compreensão (pra quem, assim como eu, não possui um conhecimento tão aprofundado sobre a vida de Marx). Da metade pro final tudo fica melhor porque o autor explica os eventos com detalhes (e (novamente) pra quem é iniciante no assunto, fica fácil de compreender).
Ainda assim, destaquei muitaaaaaas partes do livro porque é fenomenal!!

0ots.exe 04/09/2023

Marx: Vida e obra
Bom, o livro foi escrito por Leandro Konder um filósofo marxista brasileiro.

Sobre a obra, é mais fácil de ler, wuando você tem uma noçã básica sobre Marxismo e quem foi Marx, no livro, o autor explica( com suas palavras, mas também de Engels e Marx) alguns "conceitos" se posso chamar assim, como a mais-valia, o papel do proletariado, materialismo-histórico, método dialético, também é contado, sobre a vida de Marx, e as dificuldades passadas, é um bom livro, apesar de um pouco demorado(para mim) é bom e interessante.

Adriano.Soares 25/06/2020

"Seja como for, a burguesia enquanto viver há de se lembrar dos meus furúnculos" K. Marx, 1867
Muito bom, é um livro curtinho, de qualidade, com rigor histórico sobre a vida privada e pública de um ser humano que até hoje causa medo e pavor aos burgueses de todo o mundo. Recomendo para todo mundo, mesmo aos que nunca leram nada sobre Marx, é possível ler sem maiores problemas. Contextualiza suas obras, produções, militância e debates políticos do seu tempo.

ThaynA258 15/09/2021

Breve e abrangente
Uma leitura rápida e simples pra quem deseja conhecer a história de Marx e um pouco de suas ideias. Gostei muito!

maju 05/09/2022

marx, vida & obra | leandro konder
embora eu acredite que este não seria o melhor livro para entender marx para um leigo, as ideias ainda são claras de entender e isso torna o livro leve. gostei muita da leitura e também recomendo!

Jay99 07/01/2023

"[...]O conhecimento é um momento necessário da transformação do homem pelo homem e da transformação do homem por ele mesmo. A tarefa de interpretar o mundo faz parte da tarefa maior de modificá-lo."

[...] As classes dominantes, ao governarem a sociedade dividida, utilizam o aparelho do Estado para inculcarem nos indivíduos das classes exploradas a ideologia que serve para justificar a exploração. Ou, no melhor dos casos, a ideologia que prejudica qualquer ação eficaz contra o sistema que convém aos exploradores. "As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes. Ou, dito em outros termos, a classe que exerce o poder material dominante na sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante."

Marx era um cara foda. Sofreu horrores, foi perseguido pelos governantes da época, perdeu seus filhos decorrente da pobreza, ficou doente por muito tempo e mesmo assim seguiu firme com seus estudos e suas convicções. Livro muito bom e esclarecedor em vários pontos.