A sombra das vossas asas

A sombra das vossas asas Fernanda Young

Resenhas - A sombra das vossas asas

Paula 25/08/2012

Bo-A
Bem, a Fernanda Young é uma boa. BO-A. É uma propaganda de cerveja da literatura. Claro que não vou comparar ela com os clássicos por aí, mas ela é boa para minha literatura, para a Academia Paula de Letras.

Confesso que esse livro não me cativou tanto, a personagem Carina é a personificação das loucuras em geral... ela é tudo de louco. E o Rigel é a personificação do homem banana, que só enxerga corpos e sexo, exatamente o que a Carina esperava. "É sobre isto essa história: sobre a loucura que iguala os homens. Os homens são desiguais. Sim. Eles são desiguais. As cores os tornam diferentes. As raças. As religiões. O Ocidente e o Oriente. As línguas. Os sexos. Só a loucura os iguala. A loucura e o amor. O que dá no mesmo."

O que me atrai nesse livro é a Fernanda... autora, sua linda.
Tem umas sacadas que só ela pode fazer... é o que você já pensou e nunca desenvolveu, o pensamento que nunca escreveu. Sei lá, comigo é assim.

"Eu não vou morrer. Deus! Deus?! Está tentando falar com algum Deus? Deus! Me ajuda! Por favor! Meu Deus, me ajuda. Não deixa eu morrer aqui, no meio da rua. Pelo amor de Deus, me salva! Um taxi passa lentamente do outro lado da rua, em direção oposta. Rigel está tão ocupado em clamar por Deus que não faz sinal para o motorista. Quase xinga Deus por causa disso, mas aquilo pode ter sido um teste. Um teste de Deus, para que Ele possa medir a fé recém-adquirida de seu filho pródigo. Deus! Eu tenho fé! Eu sei que o Senhor quer me salvar. Se passasse agora um comboio da Igreja Universal, Rigel era capaz e beijar as mãos do Pastor Edir Macedo, tamanho seu desespero. Seria levado ao púlpito para declamar pecados e, junto com Mara Maravilha, cantaria uma música de louvor. Cacete! Não passa uma porra de um táxi nesta rua! (...)"

"(...) Pessoas que sabe-se lá de onde acham que são superinteressantes. Mas são uns merdas. Acha que é um deles, um dos merdas iludidos. Que horror. Imagina-se um monte de merda vaidoso - literalmente. Merda com purpurina espalhada em cima? Merda com peruca loura? Merda que só usa óculos assinados? Cocô com sapato de pelica feito à mão? Cocô com capa de chuva de Humphrey Bogart? Por que eu me enganei tanto tempo? Eu sou um merda. Um idiota que sempre se comportou como se não cagasse."

"(...) A questão é a década de 70. A época mais cafona de todos os tempos. Não só deste século. Acredito que em cafonice 70 só se compara à era romana, com Júlio César de vestidinho de cetim com um ombro nu, sandálias douradas com fitas transpassadas até as batatas das pernas, cachinhos em forma de vírgula na testa, com o arremate de louros na cabeça. 'Ah, mas não devia ser assim'. Não devia, o cacete - eu acredito em Hollywood'. (...) É porque por alguma explicação qualquer - conjunção astral, cegueira coletiva, surto esquizóide - o mundo inteiro elegeu o mau gosto como regra de comportamento. Lembro-me de um reveillon em que eu simplesmente não acreditei na roupa da minha mãe. Era uma coisa assim, inenarrável, eu jamais poderei descrever com perfeição aquela coleção de equívocos. Babados, bordados, drapeados... Todas as técnicas de alinhavo se encontravam naquele metro quadrado. E era lindo! Um abafo!"

HUAHUAA
Alinne.Rodrigues 09/12/2021minha estante
qual/quais livro da Fernanda vc indica??

esquadroz 04/10/2021

"dizem que, durante o sono, a mente seleciona aquilo que é importante registrar do que irá para o lixo. Devo sofrer algum tipo de insuficiência seletiva, uma vez que a minha cabeça está sempre transbordando inutilidades".

Dany Siviero 26/01/2021

Loucura viciante.
Fernanda com sua leitura nada linear nos leva para o mundo de Rigel e Carina.

Ele, famoso, bonito, desejado, se deixa levar pelo caminho mais louco.

Ela, desequilibrada e tomada por um insano desejo de vingança, não mede esforços (e dinheiro) para que ele caia na suas graças.

Em resumo, esse é o mundo desse casal obcecado um pelo outro, onde toda sorte de absurdos é aceita em nome da loucura viciante.

Fernanda, gênia, constrói uma história rica em detalhes sem seguir uma sequência lógica, mas facilmente acompanhada pelo leitor. Vale a leitura.

Leticia2513 09/12/2023

"O mundo ainda está sendo feito, e a maravilha disso é a chance que Deus dá ao homem de poder tomar parte nesta obra."

Bubblegum127 06/01/2024

Não sei dizer se compreendi o final mas esse livro com certeza é uma experiência de como a consciência leva a loucura e de como é simples manipular um homem kkkk

Danusa 09/01/2023

Forever Young
Uma ode à loucura.
Em alguns momentos a leitura traz um incômodo. q
Quanto esforço para viver uma vida que não é a sua, quanto esforço para esconder o que realmente é, quantas pessoas são afetadas pelos atos de outras?
É sobre trauma. É sobre relacionamentos. É sobre pessoas.
Fernanda Young explicita a insanidade ao delinear a personalidade de sua personagem.

IfUSeekLeo 12/04/2024

Surpreendentemente Próximo
Neste livro que foi considerado pela própria autora como um dos seus trabalhos mais autobiográficos, encontrei uma história simples, comum, e, justamente por isso, extremamente próxima da realidade. Quem nunca teve alguma neurose? Quem nunca ensaiou momentos na própria mente? A diferença entre nós e Carina talvez seja apenas que ela levou adiante o que seus pensamentos intrusivos a aconselhavam. Rigel não sabia, mas precisava dela. E ela sabia muito bem de tudo que ele precisava. Os momentos de divagação e comentários?aleatórios ou não?da autora ajudaram a fazer o leitor se sentir ainda mais próximo tudo. Até os diálogos truncados fazem sentido da maneira que são apresentados, mas são o motivo para eu não dar 5 estrelas a essa obra voraz e crua, adjetivos aqui empregados como elogios.