From Hell

From Hell Alan Moore

Resenhas - From Hell

Gabriel 01/07/2012

1888, Whitechapel, Londres
Antes de ler achei que o enredo do livro se tratava de algo completamente fantasiado, que só levava em consideração alguns pontos importantes da história do Estripador. Lendo as notas no final da edição descobri que o Alan Moore tenta recriar em quadrinhos a história que realmente aconteceu baseado em uma série de estudos do autor, sejam as fontes fatos ou mesmo suposições. Claro que também existe o toque de imaginação dele, que acrescenta muito à obra.

Pela extensão do trabalho dá pra sentir todo o clima dos acontecimentos em Whitechapel, no século XIX, desde bem antes das atrocidades, quando Jack ainda era só uma criança. Sua visão do mundo nos é apresentada do início, e vai construindo um ser (humano?) inescrupuloso, que objetiva nada mais que a própria divinização através de assassinatos e esquartejamento dos cadáveres. Pelo menos pra ele existe um propósito nisso tudo.

Uma das coisas que gostei da narrativa é a diversidade de histórias paralelas que vão sendo desenhadas (literalmente). Histórias de amor, conspiração e envolvimento de personagens famosos são elementos que encorpam a trama e dão o valor imenso que ela tem. Pra completar a arte em preto e branco, às vezes confusa e rabiscada, dá o tom sombrio e conturbado daquele tempo. O trabalho é ambicioso e merece ser lido por quem aprecia quadrinhos e por interessados pelo assunto abordado.