AS ARTIMANHAS DA EXCLUSÃO

AS ARTIMANHAS DA EXCLUSÃO Bader Sawaia (org.)...

Resenhas - AS ARTIMANHAS DA EXCLUSÃO

Harrison 06/02/2022minha estante
Eu li um pouco esse livro fazendo um trabalho...

Fiquei impactado com a forma que é abordado a exclusão social...

É uma pena em meio à nossa sociedade quase não ter a oportunidade de debater e/ou conversar sobre este tema, que eu tanto curto.

pi 09/07/2020

natygs 01/10/2020

Achei muito pertinentes as reflexões acerca da temática. E uma grata surpresa o intercâmbio francês.

Joyce305 21/05/2022

Psicologia social
Precisei ler para acompanhar as aulas da faculdade, muitos termos são bem difíceis o que implica na compreensão do estudo. Apesar desse fator de dificuldade na leitura, me trouxe muitas reflexões e ajudou bastante nas aulas.

Tenho a plena certeza que irei ler mais vezes todos os estudos desse livro, é sempre importante discutir sobre a exclusão em nossa sociedade e em como a psicologia melhora o sentimento de exclusão e traz o pertencimento para determinados grupos.

Aissa.Mirelly 20/05/2023

O livro discorre acerca do conceito exclusão e inclusão, e o modo em que tais termos estão entrelaçados para perpetuar a engrenagem do poder. Entender as ramificações do conceito exclusão: pobreza, marginalização, entre outros., não como sinônimos destes, mas como particularidades que abrangem significado e sentido com o mesmo mérito, é importante para enxergar o processo de exclusão de maneira não somente macro, mas micro também. Assim, compreender os detalhes que formam tais relações é o que proporciona um avanço acerca de tais práticas

Juliana1929 21/06/2023

Uma leitura atual
"Na perspectiva da psicologia social, ou reconhecemos no Outro um semelhante, e nesse caso conferimos a ele os mesmos atributos de humanidade que encontramos em nós, ou não reconhecemos no outro Outro um semelhante. Para as classes dominantes é difícil reconhecer um igual nas personagens da pobreza."

É uma leitura importante para a formação do psicólogo. Entender para além do psiquê do paciente/cliente é fundamental para compreender o sofrimento.

Rosabel Poetry 15/11/2023

8 ou 80
Embora tenha apreciado o conteúdo central, o fato de se tratar de uma junção de obras textuais criou alguma interferência no meu raciocínio. Havia autores capazes de mergulhar no tema com precisão e seus textos eram engolidos avidamente, já outros possuíam o poder de me provocar tédio. Ressalto aqui alguns que me geraram interesse e reflexão, entre eles a própria Sawaia, Guareschi, Carreteiro e Wanderley.

luarapadilha 28/02/2024

Cada capítulo é um "artigo", o que torna o livro bem fluído e mais fácil de ler quando já se tem um conhecimento prévio e/ou interesse sobre a questão social/exclusão.

Traz a exclusão sob várias perspectivas, as vezes, com um autor utilizando do outro como complemento. Trata-se, sobretudo, de uma junção de pesquisas de grandes nomes da psicologia social.

É um livro bastante pertinente para se ter na escrivaninha e consultar sempre que necessário.

Achei interessante e importante a contribuição francesa para as questões sociais e esse intercâmbio possível para a realidade brasileira (sem deixar de considerar as particularidades do nosso território, claro).