A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Simone 17/09/2009

Uma grande lição.
Uma lição de vida, com muitas dicas e ensinamentos de como devemos aproveitar mais nossa vida, desde os momentos mais simples, o contato com a família e os amigos. Valorizar tudo, sempre acreditando nos nossos sonhos.

Bia Machado 10/10/2009

A Lição Final, e a mais importante!
Você tem 47 anos, é casado e ama sua esposa, tem três filhos maravilhosos, faz o trabalho de que gosta como professor da área de ciências da computação da Carnegie Mellon, é um profissional conceituadíssimo de sua área e curte seus passatempos preferidos. Uma vida perfeita? Sim, podemos concordar com isso, não? Um dia, a notícia: há um câncer em seu pâncreas e essa vida perfeita somente vai durar por mais 3, talvez 4, 5 ou 6 meses.

Se você fosse o Prof. Randy Pausch, o que você faria ao ter a notícia de que logo morreria? Você eu não sei, mas descobri ao ler "A Lição Final" que ele não deixou de viver nem um segundo do que lhe restava. Pelo contrário! E o que você acha que moveu esse homem? Certamente a noção de que ele tinha muito a fazer, antes do dia 25 de julho de 2008, quando finalmente deixou este plano: como sabia que seus filhos cresceriam sem sua presença física, que sua esposa teria que cuidar deles sozinha, fazendo o papel de mãe e pai, decidiu deixar o máximo de lembranças boas e significativas possíveis para os três, dois meninos e uma menina, ainda muito pequenos na época do acontecido.

E foi por eles que Randy deu sua "lição final" (uma aula que os professores universitários apresentam como despedida), que virou livro, um livro que também fala sobre a morte, mas que ao mesmo tempo nos inebria de vida, da vida que Randy tem dentro de si e que faz o possível para deixar registrado aos filhos... o significado do que é realmente viver para ele...
Logo o livro virou best-seller, mas descobri, no site de Randy (http://download.srv.cs.cmu.edu/~pausch/news/index.html) que ele não se importava muito com isso: "Hyperion diz que eles têm dois milhões de cópias para imprimir, mas tudo com o que me importei foram as 3 primeiras" (tradução minha, o site está em inglês).
Para conhecer um pouco mais da trajetória de Randy e de sua "Lição Final", você pode acessar o vídeo:
Não há como não se emocionar, não há como não deixar de olhar para si mesmo e reavaliar tudo o que está acontecendo. Realmente, uma lição!

Atenção:

O link do site do Randy cai em uma página que diz que o link está corrompido, mas é só clicar no endereço que eles derem (que é o mesmo), para acessar a página, que é bem simples, só os escritos dele (em inglês) e algumas fotos. =)

Gi 15/05/2009

Sábio
Doce, suave, alegre e triste ao mesmo tempo. As emoções afloram.

Fi 18/01/2009

Um tapa com luva de pelica.
Fiquei impressionada com a forma em que o professor Randy Pausch enfrentou sua doença e da forma com que se preocupou em deixar experiências, aprendizados, conselhos, emoções aos seu filhos e a todos a seu redor. Coisas que em uma vida não conseguimos transmitir. Fantástico.

Morfheu 07/06/2009

..."Se deixássemos de existir amanhã, o que desejariámos deixar como herança?"

"O que só eu tenho realmente a oferecer?" São questionamentos do autor que nos leva a refletir, como estamos vivendo.

Agny 23/06/2009

x)
Noossaa esse livro me ensinou tanto ...
A acreditar nos meus sonhos .. e lutar por eles .. ainda que pras pessoas seja impossível, ou mesmo sem sentidoo ..
Adoreei ...

Um verdadeira lição de Vida

Mayra . 30/07/2009

Este emocionante relato de um paciente terminal, além de me emocionar, fez-me refletir o quanto sou tola em diversas fases da minha vida.

É tão mais fácil vermos o lado positivo das coisas e sermos gentis uns com os outros...mas, teimamos em fazer o que é mais difícil, nos distanciando tanto =/

Nesse livro, o professor de Ciência da Computação e exímio pai, nos mostra o quanto devemos acreditar nos nossos sonhos da infância e que temos que sonhar alto =]

*.*

BelaBelli 15/11/2011

A Lição Final conta a história de Randy Pausch, professor de Ciências da Computação, Interação Homem-computador e Design na Carnegie Mellon University.

O livro é um misto de sua vida e da sua palestra de despedida, que foi apresentada após descobrir que tinha câncer no pâncreas e que seus dias eram limitados.

Randy decidiu abordar na palestra duas questões: Como aproveitar um tempo tão limitado? O que temos de mais precioso a ensinar aos nossos filhos?

Casado e com dois filhos pequenos, Randy sabia que não estaria mais presente na educação deles, e resolveu gravar a palestra para que no futuro, eles vissem o quanto ele os amava.
Uma história muito emocionante de tristezas, surpresas, alegrias de viver sonhos realizados e principalmente uma lição de vida.

Caarol 26/09/2010

não sei se terminei .~.

Leonardo1436 18/07/2012

Biografia de alguém morrendo
Quem gosta de biografias vai gostar.
Quem quer ler para ver qual é a lição, vai ver que é só uma biografia...de alguém 'condenado'.

É um bom livro no final das contas, mas achei apenas uma biografia.

Xan 15/09/2009

Real
A realidade que deveriamos viver.
Ao ler este livro vc pensa em como deveria ser tudo diferente, realmente uma Lição de Vida
Gostei muito dele

Rafael Moss 08/12/2009minha estante
Nem tanto.

Não dá para concordar com tudo o que o Randy Pausch escreveu.

Tivesse ele escrito a mesma coisa mas ainda vivo, o livro não seria tão superestimado assim.

Diana 16/08/2010

entre linhas perfeitas... mas a leitura massante

Anelize.Ghizoni 23/03/2011

Livro lindo, com experiênvcias e modos de ver a vida maravilhosos, principalmente pelo fato de ser baseado em fatos reais, e mostrar a vida de uma pessoa que tem um doença em estágio terminal.
A lição final é o livro da minha vida, aprendi muita coisa com ele, e quero ler denovo, denovo e denovo!

Vivian 17/02/2010

Eu já tinha ouvido falar um pouco sobre a história do autor, e tudo o que eu esperava encontrar era uma história de auto-ajuda sobre "Como ser feliz" algo totalmente clichê, e que provavelmente me faria abandonar o livro nas suas primeiras páginas. Foi uma surpresa enorme quando eu me vi tão empolgada com a leitura de algo tão... trivial. Porque o livro nada mais é do que a auto-biografia de um homem feliz, como vários outros homens felizes que existem por aí. Mas as pequenas trivialidades da vida de Randy Pausch, a forma como os capítulos foram escritos, o objetivo do autor ao fazer aquele livro, tudo isso fez com que eu gostasse cada vez mais da história. O livro me encantou e é com certeza um dos melhores livros que já li.