A Civilização Romana

A Civilização Romana Pierre Grimal

Resenhas - A Civilização Romana

GeanPerius 02/03/2017

O maior Império da História em sua essência.
Grimal nos mostra o âmago da civilização que iluminou o mundo antigo. Nos traz um texto maravilhosamente esclarecedor em seus detalhes da intimidade e pormenores do povo romano, tanto do dia-a-dia do anônimo quanto do mais alto magistrado romano. Texto completo. Recomendo a aquisição.
luc 07/07/2018minha estante
undefined

Thalezito 02/04/2023

Roma
Nesse livro, Pierre Grimal escreve sobre a história de Roma e os diversos aspectos da vida romana. Uma excelente leitura para todos que se interessam no assunto

Jocélia 07/08/2016

Pierre Grimal apresenta o desenvolvimento de Roma, dando ênfase ao desenvolvimento cultural, político e religioso.
Segundo o autor, a estabilidade que Roma atingiu tão rapidamente diante dos seus inimigos, deve-se a tradição e aos costumes que foram difundidos a seu povo. Os romanos sempre deram testemunho de suas exigências morais, sendo elas vontade, severidade, e seriedade em dedicação à pátria, levando em conta o valor mítico ao qual se esforçavam a serem dignos.
Ao afirmar que a exigência moral do homem romano se fundamenta no respeito à hierarquia familiar, o autor explica o patriotismo exercido pelo homem romano que tem a pátria como seu grande ancestral.
Na religiosidade, o exercer da moralidade não era exigida pela divindade, pois os deuses não decretavam leis, eles apenas exigiam boa conduta e o cumprimento os ritos tradicionais que eram baseados em três valores fundamentais: a piedade, fidelidade e virtude.
Afirmando que essa trilogia governa toda a perspectiva de vida (lembrando sempre que o que determina esses valores não é a religião e sim ter em vida uma boa honra deixando depois da morte uma trilha de méritos) o desejo de prestigio seria como uma espécie de vingança do homem que era sufocado pela sociedade.
Com a adesão as doutrinas filosóficas do Estoicismo, Roma foi humanizada, pois a partir do momento em que o conhecimento se desenvolveu, a cultura passou a ser questionada, resultando na doação ao amplo entendimento do humanismo, começando as destacar os valores universais do ideal de humanidade que até então foi abandonado pela hierarquia que contribuiu para a concepção de Estado em que o poder seria exercido pelo moderador do Estado, desde que fosse uma pessoa sábia.
Com isso o alvo necessário do homem romano torna-se a sabedoria que o conduziria não só ao aperfeiçoamento interior, mas também a tornar-se forte candidato a autoridade.
Com o ingresso da elite à formação intelectual filosófica acontece uma miscigenação de seguidores de diferentes convicções que passaram a perceber que a pregação Cristã ao por defender a igualdade dos povos, corria o risco de comprometer a organização social, partindo disso, Roma se abre a pluralidade religiosa que pôs fim à batalha entre o paganismo oficial e o Cristianismo.
Conta o autor que apesar de algumas mudanças, o Estado conservou até o fim a vida familiar que continuou sempre dominada pela onipotência do pai tendo o objetivo da união do casal o fato da procriação e a educação dos filhos o que assegura a permanência moral da cidade.

Milton Jr. 15/08/2014

Um clássico imprescindível
Trata-se de uma impressionante condensação de mais de 700 anos de história romana em apenas um livro - de uma forma organizada, coerente e de altíssimo nível.

È um daqueles livros que deve ser lido aos poucos devido à densidade e complexidade de informações e também deve-se fazer algumas releituras - acaba ficando difícil absorver tanta informação de uma vez só.

Quem trabalha com História já sabe que Pierre Grimal é um clássico e uma referência na área, portanto, digo apenas para os leitores leigos (como eu) que a obra é maravilhosa.