A república

A república Platão

Resenhas -

Wesley.Dimitri 02/02/2021

O Sonho de Platão: A República
Quando adentrei a academia de direito, sempre quis fazer a leitura desse livro, porém somente agora consegui concluir. Não quero colocar spoiler, mas Platão tenta nesse livro criar uma forma de Estado perfeito. Baseado na sabedoria, coragem, temperança e justiça. O debate começa com a diferença entre o homem justo e o homem injusto. E depois é só Platão com sua sabedoria.

Murilo 14/05/2022

Aqui Platão tenta desenvolver a sociedade perfeita, baseada em princípios de justiça e harmonia. Porém (principalmente depois de ler Nietzsche) esses conceitos morais utilizados por Platão se tornam algo difícil (e até ruins) de serem aplicados. Como o exemplo da criação musical, em que Platão tenta limitar a composição a apenas alguns conceitos que ele considera "harmônicos e equilibrados". Isso, ao meu ver é algo extremamente negativo e datado, pois não se limita a criação artística! Ao fim do livro a leitura foi se tornando muito cansativa, devido a repetição, o que também pode ter sido algo da tradução. Mas no geral, é um documento histórico importante e de leitura necessária para entendermos o pensamento filosófico de Platão.

Lilian 24/04/2024

A República
Primeira leitura, não sei se o lerei novamente, mais não seria nada mal. O que dizer, a classe sempre se apresenta e se coloca como natural, valioso e indispensável. Precisamos sempre valorar nossos próprios intelectuais.