Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

lítio 19/03/2024

Marginal Alado
O que eu disser sobre esse livro nunca será o suficiente devido a infinidade de coisas que eu gostaria de apontar. Ótima leitura para fãs de CBJr, ou até para aqueles que não sabem absolutamente nada sobre a banda.
É Impossível não se emocionar lendo essa trajetória, é uma história de muita luta, muitos altos e baixos, mas principalmente: MUITO amor!! Alguns dos relatos dela trazem uma angústia muito grande, independente do quanto eles se amavam, ela passou por momentos muito difíceis nesse período, se submeteu a muita coisa prejudicial por conta desse amor, abdicou de muita coisa por ele. "Eu não sabia mais quem eu era. Minha única referência de identidade era a Graziela que existia sob o olhar do Alexandre".
O Chorão tinha muitos defeitos assim como qualquer um de nós, mas o que eu achei mais bonito sobre ele é justamente o fato dele ser humano, de não acertar todas as vezes mas de sempre, de acordo com os relatos da Grazi, pedir desculpas e tentar arrumar as coisas das quais ele errou. Ele era um cara cabeça dura demais, tinha convicções muito fortes e faria de tudo pra lutar pelo que ele acreditava: na paz, no amor. Quando ele começa a definhar por causa das drogas, dá pra ver que o ser muda, as descrições da Graziela tem um tom distinto, como se ele tivesse se tornado uma pessoa completamente diferente da que ela conheceu, repleto de confusão. E se é difícil de ler, sequer imagino como foi pra ela viver tudo isso com pouquíssima gente pela qual ela pudesse pedir por socorro.
Sem dúvidas essa foi uma das histórias de amor mais completas que já tive ciência. As fotos e os desenhos do Chorão distribuídos pelo livro demonstram o quanto, apesar de tudo, ele era um cara amoroso, que queria muito ver a musa dele feliz. Imagino que ambos aprenderam muito um com o outro, crescendo juntos e lidando com tantas dificuldades e sucessos lado a lado.
É triste demais a forma como o livro acaba. Assim que a reta final se inicia, o clima muda totalmente, e fica claro que a dependência química não só é prejudicial pra quem utiliza, mas pra todos que estão a sua volta. O livro é daqueles que você passa a última página e sente o peito pesar, o mundo parece mais cinza. Mas ainda assim, a história que o Chorão deixou é muito bonita! Os relatos felizes da Grazi e os ideais do Alê aqueceram o meu coração, me fizeram ter vontade de viver mais um dia.

Susu 05/07/2021

Adorei essa imersão na historia do casal e da banda que fez parte da minha adolescência e da qual recordo com saudosismo

Nati 18/04/2021

Tão natural quanto a luz do dia...
Sou fã da banda demais, fez parte da minha adolescência, foi a minha trilha sonora em muitas histórias em minha vida, por isso sei que tive um olhar muito mais de fã que nada abala o amor pelo seu ídolo.
Muitas coisas contadas pela Grazon eu desconfiava, como a relação turbulenta dos meninos da banda, o Chorão ser usuário, e parecer perdido em algum momento (ou muitos). A fama e o dinheiro tem muito poder pra qualquer ser humano, e cada um lida com seus problemas de forma diferente.
Chorei com o livro, como chorei no dia que ele faleceu, lembro que aqui na minha rua tínhamos os famosos 'cadernos de perguntas' e lembro que no auge dos meus 13 anos escrevi Charlie Brown errado, na pergunta de banda favorita, riram de mim, mas eu não me importei, porque era real. Eu só consegui ir em um show do Charlie Brown, mas me senti realizada ali, só naquele show, pois ou não tinha idade, ou não tinha dinheiro.
Mas voltando ao assunto, chorão foi um cara de um carisma e talento surreal, o melhor ao meu ver, era uma autenticidade, sei que ele escrevia muitas letras e soube depois de ler o livro que eram todas, essa mulher foi realmente muito guerreira, ela era movida por amor acreditando que tudo daria certo. Ela pode ter se anulado (coisa que hoje em dia ela seria cancelada pela internet) mas acredito que foi uma escolha dela e pagou o preço.
Sobre o Chorão acabei por gostar muito mais dele do que antes. Como cantor, como ser humano, com erros e acertos, picos de raiva e muito amor, um cara que tinha um sentimento gigante de ajudar as pessoas, as lembranças são as melhores possíveis, como todo vício é triste perder alguém, mas acredito que suas letras, seus sucesso, sua presença de palco, seus fãs permanecem com o mesmo sentimento. Ótima leitura.

Laninhað 15/05/2024

O livro é simplesmente perfeito! Desde as primeiras páginas, você se vê completamente envolvido na história e não quer mais parar de ler. O título do livro é inspirado em uma música que Chorão escreveu para Grazi, e descobrir essa conexão foi uma surpresa encantadora. Ao longo da leitura, é como se eu estivesse dentro da história, sentindo a química entre eles. Reviver todos os momentos que compartilharam foi verdadeiramente inspirador. Com 16 anos juntos, eles viveram muitas histórias, e ela as compartilhou de uma maneira tão genuína, revelando todos os seus sentimentos. Enquanto lia, fui tomado por uma enxurrada de emoções, e as histórias deles são tão lindas que parecem até mesmo fictícias.

O livro não se limita a falar apenas sobre o romance deles, mas também sobre como a banda se desenvolveu e como ela desempenhou um papel fundamental nessa jornada. Recomendo muito a leitura. Com certeza, este será um dos meus favoritos do ano.

Maiara 07/08/2020

Livro muito gostosinho e divertido (apesar de toda a parte triste da história). Perfeito para quem viveu os anos 2000 embalado pelo Charlie Brown JR

Jess 26/05/2024

Um relato intenso com uma escrita magnética que me prendeu às páginas do livro ansiosa pelos próximos acontecimentos a serem narrados pela Grazi.

No livro, ela nos apresenta um Chorão diferente daquele que conhecemos através da mídia, cheio de qualidades e defeitos, mais humano e menos ídolo.

E também conhecemos melhor essa mulher que sempre esteve ao lado dele. Que muitas vezes abriu mão dos seus objetivos para oferecer o apoio que ele precisava.

Não acho justo julgar/avaliar a história de vida de ninguém, não cabe a mim determinar a relevância dos pontos que ela optou por compartilhar.

Como leitora posso dizer que foi uma leitura muito interessante.

Como mulher termino a leitura com um olhar mais empático, reconhecendo a força da Grazi, que durante muitos anos ficou a sombra do sucesso do companheiro, quando na verdade era também grande responsável por tal sucesso.

Como admiradora do CBJr , ao concluir a leitura, me sobra a nostalgia e a saudade dos shows que assisti e daqueles que nunca mais verei. Ainda bem que as músicas da banda sempre estarão aí para espalhar a palavra dos caras e embalar diversos momentos da vida.

ferngeov 13/07/2023

Um amor franco, genuíno, real.
É simplesmente emocionante ler essa história de uma ótica tão próxima da realidade vivida por esse casal. Gosto muito de CBJr mas só esse ano tive curiosidade de ler o livro da perspectiva da Grazon, me arrependi de não ter lido antes.
Conhecer a ascensão do Chorão e sua banda no rock nacional é incrível. Conhecer o romance tão sincero do Alê e sua "Tiri" é emocionante. Perceber a evolução de uma depressão pra uma dependência química, e todas suas consequências (no usuário e nas pessoas ao seu redor) é comovente.
O Chorão vai ser eterno. E é tocante saber que a Graziela conseguiu ser forte o suficiente pra escrever um pouco da história dele pra nós fãs.

Nick 14/12/2021

Perfeito
História de amor incrível dos dois, vale a pena ler, sempre gostei desde criança do Charlie Brown Jr e saber de várias coisas da vida dele foi muito interessante, Grazi relata várias coisas emocionantes entre os dois.
Gostei bastante

Teh Remuska 28/09/2020

A história contada pelos olhos da pessoa mais próxima à toda sua história. Os detalhes dos bastidores.

beatriz3345 03/05/2022

eu digo Charlie e vocês dizem??
existe uma grande diferença entre ler ficção e se deparar com um relato desse, que aconteceu de verdade, que foi com quem eu admiro. sem dúvida alguma esse livro entrou para os meus top 3. que energia absurda, que história linda? virei mais fã. Grazi, que força. Chorão, obrigada por ter compartilhado um pouco do seu talento e da sua vida comigo? obrigada por me ensinar que o impossível é mesmo só questão de opinião.

Jamilli Farineli 02/05/2022

Esse livro é muito emocionante e tocante. É impossível chegar até o fim e não se comover com toda a trajetória do Chorão e toda a garra da Grazi sem soltar nem que seja, poucas lágrimas. Admiro o Chorão e ter conhecido todos os lados dele, pelas mãos da Grazi, só me fez admirá-lo mais. E pela Gra, eu não consigo não compartilhar dos sentimentos que foram passados com tanta verdade, carinho e mais do que tudo dor. É muito difícil não sentir empatia, a gente fica com vontade de estender a mão e acolher, e muitas vezes, de intervir. A sensação de estar na história, como uma terceira pessoa, observando de longe e de mãos atadas é muito real. E acaba sendo mais dolorido porque por várias vezes, tive que relembrar que isso não uma ficção.
A história de amor dos dois foi algo de outro mundo, intenso e totalmente único. Como eu já disse, é muito difícil não se comover com tudo isso e com toda a força e vivência da Grazi perante toda essa situação.
Guardo comigo muito de suas palavras e todos os ensinamentos que foram passados por meio desse livro de memórias. O que mais me atingiu, foi toda essa sede de ter algo pra si e busca interior da Grazi, todo o seu desejo de realização pessoal é inspirador. Ainda quero ter a oportunidade de expressar meu carinho por ela.

melzbtz 03/03/2023

Você deixou saudade.
O que dizer sobre essa história de vida e amor entre o Alê e a Grazi? Sinceramente, me encontro sem palavras. Como fã, poder conhecer, entender e compreender todas as fases do início ao fim, tanto do CBJr, quanto da vida e o relacionamento deles é gratificante, poder conhecer o outro lado da história, que consegue nos trazer uma reflexão sobre todas as coisas ao nosso redor e o quanto elas influenciam em nossa vida que, infelizmente, nem tudo é um mar de rosas, tem seus altos e baixos, mas precisamos permanecer fortes e manter a cabeça erguida lutando pelo que é nosso. Chorão não conseguiu, mas nos deixou um grande aprendizado. Obrigada por isso, Grazon

giovannaggardini 16/02/2023

Sem palavras. QUE história e que força para contar tudo isso. Como fã, não tinha a dimensão de que a história da banda e a do casal estavam ligadas tão diretamente. Primeira leitura do ano forte e impactante. (Aos prantos).

Tatu 16/07/2021

Nem tão complicado demais, mas nem tão simples assim
Nessa obra, vemos a história do casal Graziele e Alexandre, que acredito serem mais conhecidos por Grazon e Chorão. É a própria Grazi que conta essa história pra gente
Acho impossível alguém que foi adolescente/ jovem nos anos 90/2000 não ter escutado, ao menos, uma música do Charlie Brown Jr. Bastava ligar a tv e
estava lá, abertura de Malhação e muitas outras trilhas de novelas, em programas. E também, é difícil não se lembrar da figura que era Chorão. Muitas notícias sobre ele e principalmente a fatídica, morte por overdose.
Esse livro fala disso, sob o ponto de vista de sua companheira/musa inspiradora/ mulher guerreira. Mostra o quanto o vício degrada, machuca, transforma. Mas nem tão complicado demais, mas nem tão simples assim.