Formação Econômica do Brasil

Resenhas - Formação Econômica do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Duda 05/02/2022

Leitura obrigatória
Imprescindível para entender a economia do Brasil, permeia os primórdios da invasão portuguesa até um século XX já em um grande avanço industrial e tecnológico. Achei uma leitura difícil em alguns pontos que ele trata aspectos econômicos, mas pela minha ainda pouca familiaridade com economia.

Stuart.bookster 27/01/2022

Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado
Celso Furtado pertence a corrente econômica cujo nome é desenvolvimentismo, certamente é formada, na minha opinião, por aquelas pessoas que entendem a necessidade do sistema capitalista, mas entendem mais ainda os perigos e desigualdades dele. Entender a intervenção e presença do Estado em toda a situação, abre a mente, literalmente. Mesmo diante de um cenário de regressão de direitos desde 2016, entender a situação estatal brasileira é fundamental, Celso Furtado que auxilio Juscelino em seu governo, demonstrou a necessidade do impacto da educação, foi um dos maiores pensadores brasileiros. Esse livro nos faz repensar as estruturas brasileiras, seu grande aparato burocrático, mesmo sendo de 1960 continua tão atual quanto no período. Recomendo demais esse livro!

Max Marianek 19/01/2022

Debate sobre as diferentes fases da economia brasileira
Terminei de ler o livro Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado.

O livro é muito interessante, realizando um debate sobre a formação da renda e sua distribuição entre as várias fases da economia nacional. Além de discutir como boa parte dessa renda era escoada para o exterior por diferentes mecanismos.

Ele passa pela formação do Brasil desde o descobrimento até a década de 50 do século XX.

Para quem deseja discutir alguma fase da formação da economia brasileira, esse livro é um bom material para auxiliar na análise.

Tenho algumas discordâncias com algumas análises e conclusões políticas, mas mesmo assim é um livro bem interessante.

Leo Vieira 01/01/2022

O mal do Brasil ainda é a corrupção
Eu gosto muito de livros e artigos sobre a história do dinheiro no mundo e em como ele formou nações e aflorou caráteres (ruins e péssimos) na humanidade. A história monetária do Brasil ainda é muito pobre ou eu ainda não tive a oportunidade de me aprofundar totalmente. Mas a impressão que eu tenho é que o empreendedorismo no nosso país ainda é muito formado por escambos e permutas. O Brasil ainda está longe de se tornar agressivo comercialmente e independente.

Edupscheidt 27/12/2021

Trabalho histórico de grande valor
O livro apresenta um pouco da história da economia brasileira, desde o momento da chegada dos portugueses ao Brasil, até o momento pós Vargas, passando por grandes e importantes pontos como a crise do açúcar, as implicações da achada do ouro em MG, a abolição da escravatura etc... É rico em detalhes e pontos de apoio, embora a visão do autor me incomode em alguns pontos e a escrita ter alguns cacoetes irritantes, é importante para uma bagagem de argumentos plausíveis.

Edmar.Candeia 24/07/2021

Esclarecedor
Minha primeira leitura de Celso Furtado, gostei. Esclareceu muito do que vejo na economia, distribuição populacional e de riqueza no Brasil.

Dani Carrara 24/07/2021

Leitura fácil e dinâmica. Bem exemplificado e fundamental para o entendimento econômico brasileiro da formação do país até os dias atuais. Recomendo!

Janssen 15/12/2020

Fundamental para a compreensão do Brasil, porém a escrita do autor é complicada para desavisados

Arthur.Augusto 06/11/2020

Meu ponto de vista
O Livro narra a história econômica do Brasil, mas dando importância tanto para as esferas sociais tanto para os contextos históricos Externos.
Eu, particularmente, senti dificuldade em algumas parte que aprofundava os aspectos econômicos porque é bastante economês mas é muito bem escrito, então ao leitor que não entenda de economia - como eu - recomendo paciência pra depreender os termos.
É uma leitura densa, mas que compensa porque dá um panorama da história brasileira A partir de uma base material e que pesquisa as questões do (sub)desenvolvimento brasileiro.

Saritha 10/10/2020

Um livro incrível que li pra faculdade. Parece uma conversa de tão fluído e rápido de ler!! Adorei

Lilly 30/07/2020

Os primeiros e últimos capítulos não entendi muito bem, não sei dizer se por culpa do livro ou culpa minha mesmo. Mas os capítulos do meio entendi e gostei muito. Achei bem didático e esclarecedor. Espero ainda reler com mais atenção as partes que não me ficaram claras, porque achei no geral que o livro vale a pena!

Ataide.Costa 15/07/2020

O andar economico brasileiro
Celso furtado realiza um trabalho relevante como sociologo e economista.
Peloa capitulos escritos demonstra como surgiu e tem se desenvolvido a atividade economica brasileira de forma atrelada ao mercado externo

Danielly 27/06/2020

Celso Furtado me faz voltar no ano de 2008 e manter viva a chama do meu amor por economia! Celsinho (sim, depois de 4 anos e meio de Ciências Econômicas eu tenho essa intimidade) descreve os acontecimentos no Brasil, desde a colonização até a crise do café, de uma forma perfeita (perfeita são as descrições, não os acontecimentos). E a parte mais marcante foi ler sobre decisões políticas que impactaram tanto nas diferenças entre o nordeste x sudeste. Lógico que temos a questão dos recursos naturais envolvidos, mas as choices foram muito importantes e decisivas para impulsionar essas diferenças. Ele encerra o livro com a seguinte frase: "o Brasil por essa época ainda figurará como uma das grandes áreas de terra em que maior é a disparidade entre o grau de desenvolvimento e a constelação de recursos potenciais". Maravilhoso!!!

Ludmila.Fernandes 11/06/2020

Excelente leitura
Livro excelente para todos que buscam entender mais sobre o nosso país. O autor explica os fatos de forma que qualquer pessoa, da área ou não, tem plena capacidade de ler e entender.

Super recomendo

Renata 21/05/2020

Bom livro para entender um pouco sobre nossa posição econômica até os dias de hoje. Para quem não é da área econômica, porém, traz algumas dificuldades de compreensão em alguns capítulos.

1 | 2 | 3 | 4