Beleza Negra

Resenhas - Beleza Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ale 04/01/2022

Beleza negra
Neste livro acompanhamos a visão de um cavalo desde seus primeiros anos de vida ao longo de vários donos e tratamentos bons e ruins. É, sem dúvida nenhuma, um livro extremamente bonito e comovente cheio de reflexões muito importantes sobre o tratamento dos animais e como a sociedade se relaciona com eles, ainda mais por ser um livro de época. Há várias passagens em que não se pode evitar de chorar seja de emoção ou indignação com certas crueldades e maus tratos. Simplesmente maravilhoso e a edição é linda.

Yavanna 22/12/2021

Para os apaixonados por cavalos, recomendo demais.
Beleza Negra é uma história contada sob o ponto de vista de um cavalo, a narrativa é simples, fofa e muito leve.

Para quem ama cavalos, é um livro essencial. Nele nós temos a noção de como cuidar desses animais, tratá-los de forma amorosa e sem sobrecarregar.

Tem umas críticas sociais e umas reflexões que até que são bem modernas, mesmo na era do automóvel. Achei perfeito.

Cami 11/12/2021

A melhor história que já li
O livro é extremamente fluído, não queria parar de ler. A escrita possuí muitos termos sobre o mundo equestre (equipamentos e partes do cavalo) eu vivi 5 anos da minha vida com cavalos, e muitas das coisas escritas acontecem até hoje, a autora tomou cuidado com os mínimos detalhes sobre o pensamento dos cavalos e tudo é dito com uma riqueza indescritível.

A história é narrada pelo próprio Beleza Negra, que conta como é ter a vida de um cavalo no séc XIX.
Passado por diversos lares e donos com diferentes tipos de tramento.
Passado por altos e baixos, mas sempre com disposição, para servir seu mestre (como ele mesmo diz no livro)
E acima de tudo, Beleza nos ensina a importância de um simples ato de carinho e bondade, que podem fazer uma grande diferença na vida.

Favoritado ?

Natasha 04/12/2021

Lindo e triste
O livro é um romance de formação que conta a história de um cavalo, chamado de Beleza Negra em seu primeiro lar, no decorrer da história acompanhamos a vida de Beleza Negra, pelo seu próprio ponto de vista, desde o seu nascimento até seu último lar. O livro é tocante, faz pensar sobre as exaustivas jornadas de trabalho, tanto para os animais quanto para seus condutores, além de todos os maus tratos sofridos pelos cavalos. É uma história bonita e triste, mas vale a leitura, toca algo dentro de nós que precisa ser tocado, levanta questionamento que precisam ser questionados. Mesmo escrito em 1877 traz pontos extremamente atuais.

Mr. Jonas 04/11/2021

Beleza Negra
Beleza Negra é um lindo cavalo que vive na Inglaterra vitoriana; ele troca de dono várias vezes, sofre nas mãos de pessoas ignorantes ou cruéis, exerce as mais diversas funções e um dia resolve escrever sua "autobiografia".

Beleza Negra foi publicado pela primeira vez em 1877 e de lá para cá tem emocionado milhões de leitores em todo o mundo.Beleza Negra é a autobiografia de um cavalo, um livro dotado de pureza e simplicidade e que passa uma mensagem universal de amor pelos animais.

Inicialmente catalogado como um livro infantojuvenil, logo atingiu leitores de todas as idades e de todas as nacionalidades, sendo traduzido para várias línguas.

Iasmin Morais 21/10/2021

Breves impressões
Encontrei-me com esse livro por acaso! Estou encantada com a sutileza na narração. Um livro leve, triste, apaixonante e realista! Fácil de compreender e difícil de parar de ler! Genial! Estou sem muitas palavras ainda!

babooks12 28/05/2021

Eu queria ler esse livro fazia muito tempo e fiquei empolgadíssima quando encontrei. Terminei em quatro dias e não me decepcionei com absolutamente nada. Não me considero fã de clássicos, mas esse realmente ganhou meu coração e me prendeu até o fim. Talvez seja porque o protagonista é um cavalo, mas eu não acho que tenha sido só isso que me segurou até o fim.
Book.eeu 11/01/2023minha estante
Eu quero MUITO ler!!!!!

maiariata22 30/04/2021

Adolescência.
Tem aquele gostinho de infância sim, pois mamãe decidiu comprar mais uma coleção, eu amei lei, mesmo sendo um livro muito infantil. Mas é u livro que vou ler para meus sobrinhos e sobrinhas no futuro.

Paty 29/03/2021

Simplesmente apaixonante este livro. Sensível,com valores familiares e que nos trazem muita emoção.
Fiquei encantada.

Francisco 20/12/2020

As memórias de um cavalo
Essa obra consiste nas memórias de Beleza Negra, um cavalo descendente de cavalos de corrida desde seu nascimento e primeiros anos em companhia de sua mãe Mimosa até sua vida adulta quando conhece outros cavalos que tornam-se seus amigos em outras fazendas onde é criado, dentre eles Gengibre e Folgazão. Além de períodos difíceis quando é vendido como cavalo de aluguel. É marcante a relação de Beleza Negra com John Manly, um excelente cocheiro que o trata muito bem e se compadece com o sofrimento de todos os cavalos.

Ao longo da leitura, percebemos explicitamente que a autora alerta para os danos causados por maus tratos aos cavalos (má alimentação, falta de descanso, violência física e utilização de rédeas curtas) na sociedade inglesa vitoriana . A história sendo narrada por um animal lembra-me muito Jack London em "O Apelo da Selva" e "Caninos Brancos", onde o autor alerta sobre os malefícios dos maus tratos com cães. "Beleza Negra" é uma história emocionante do início ao fim, com texto agradável e envolvente.

Pantherlitz 14/10/2020

Incrível
Desde pequena eu sempre gostei muito de cavalos, e Beleza Negra foi o primeiro livro com esse assunto que eu achei, li quando tinha uns oito ou nove anos, e reli a uns dias atrás. Foi o livro que me incentivou na leitura, e é sem dúvidas, muito importante para mim. Confesso que lembro que chorei no livro, pois ele tem muitas cenas emocionantes. Mesmo sendo um livro simples, admito que me fez ter um carinho enorme por ele. É narrado pelo cavalo, o que me deu ainda mais emoção.

z..... 06/10/2020

Edição Maravilhosa Nº 108 (1955)
A HQ creditou a obra como "A cabana do Pai Tomás" dos animais. Curioso e engraçado o fato, baseando-se na docilidade de Beleza Negra por onde passou. Por outro lado, reforçou o que já vinha pensando da obra, de sugestionar uma história de oprimidos.

Como era de se esperar a partir do texto de apresentação, a quadrinização deu ênfase a docilidade do animal frente a situações nem sempre recíprocas. No romance há uma certa rebeldia, inconformismo e ideal de liberdade. Seja como for, a sugestão do amor aos animais é instigada, como desejou a autora.
Os desenhos são toscos, mas a idealização do cavalo pareceu-me bem feita em quase todas as ilustrações. Ah, cadê a Girger na história? Sumiram com ela...

Leitura do livro: confere. Leitura de versão em HQ: confere. Agora falta-me apenas o filme...

Obra lida nos idos da pandemia em Macapá...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6