Cinco minutos e a viuvinha

Cinco minutos e a viuvinha José de Alencar

Resenhas -

Guizalberth 01/10/2020

Divertido
Por ser meu primeiro contato com José de Alencar, e também por ser depois de uma fracassada leitura de Machado de Assis, fui surpreendida. A obra se mostrou divertida e inteligente, afinal, são dois contos independentes que, ironicamente, não são tão separados assim, afinal o autor conseguiu estabelecer uma relação sútil e sólida entre os textos, simplesmente utilizando ligeiras sugestões.

Leticia.Santos 12/06/2021

Cinco minutos foi o primeiro romance escrito por José de Alencar, um dos maiores nomes do Romantismo brasileiro, e A Viuvinha foi o terceiro. Ambos foram publicados juntos pela primeira vez em 1860 e fazem parte dos romances urbanos do autor, uma vez que retratam a sociedade carioca do século XIX. O livro é  uma obra essencial para a compreensão da identidade literária do Romantismo, fazendo parte  do extenso número de clássicos que constituem a base do romance moderno e contemporâneo. Estão presentes características como o Idelismo, o sentimentalismo exagerado, oherói que deve superar obstáculos para concretizar seu amor e alcançar o tão esperado final feliz. A leitura desta obra é ideal para aqueles que buscam um romance mais curto e com uma linguagem mais acessível ( se tratando de um clássico) para se iniciar nos clássicos brasileiros, para  conhecer as características do Romantismo e para aqueles  que apreciam um romance romântico clássico.

Bárbara 30/06/2020

Romântico. Foi o primeiro livro de literatura brasileira que eu li, e gostei.

Mariana 13/11/2021

Gostei muito.
Vou deixar meu preconceito com os escritores mais antigos, porque definitivamente este livro é uma exceção.

Elifas 07/08/2023

Clássico romântico
Leitura simples e gostosa. Rápida. A escrita de José de Alencar nunca decepciona. Um excelente exemplo da prosa romântica urbana. Faz o Rio de Janeiro parecer um lugar interessante.

Klyssia 05/03/2021

Não é o que parece
Ok.. Eu não tinha grandes expectativas pra esse livro. Confesso até que enquanto lia a primeira história, já no início dela eu tentei prever o desfecho. Mas, eu me surpreendi bastante e vi o quanto estava equivocada hahaha
Enquanto estiver lendo o livro, é provável que tire conclusões precipitadas sobre a história também.

VictAria 20/01/2023

Leve
São histórias distintas mas com a a genialidade do José de Alencar se conectam. Um livro leve e que vai fazer você soltar pequenos risos, vai querer viver um amor escrito por José de Alencar. Esse livro marcou meu ensino médio e é um dos meus favoritos. Enfim pra quem gosta de livros com histórias de amor, um pouco de drama e piadinhas ele é perfeito.