O Livro da Lei

O Livro da Lei Aleister Crowley

Resenhas - O Livro da Lei

Lista de Livros 22/12/2013

O Livro da Lei - Aleister Crowley
“10. Que meus servidores sejam poucos & secretos: eles deverão reger os muitos & os conhecidos.”
“23. Eu estou só: não existe Deus onde eu sou.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/06/o-livro-da-lei-aleister-crowley.html

Luis Felipe S. Correa 09/01/2011

Livro da Lei
Durante uma viagem ao Cairo, o Mago Aleister Crowley percebe sua Mulher Escarlate Rose Kelly ser possuida por uma entidade entitulada Aiwass, e falando coisas que segundo o autor, sua esposa desconhecia, por seu desinteresse em magia, após alguns dias de pesquisa acerca desse primeiro encontro, novamente Rose Kelly foi possuida, desta vez com um aviso a Crowley, alegando ser mensageiro de Hoor-Paar-Kraat, senhor do silêncio, que lhe concederia o livro da lei.
Então, Crowley alegou não ter escrito, e sim transcrito o livro, por ordem de Nuit, deusa do céu noturno; Hadit, o céu alado; Ra-Hoor-Khuit, entronado. Em algum trecho, Crowley alega ser possuido por Ankh-Af-Na-Khonsu, um sacerdote dos deuses.
Em tres capítulos escritos pelos três deuses distintos, notamos uma possível real possessão e uma notória mensagem de distintas divindades, concedendo a Crowley a previsão de um Novo Aeon, rituais de adoração e conhecimentos mágicos. Por outro lado, em um campo mais essencial da sociedade, é notória a percepção criativa do autor, divenrgindo de todas as obras anteriores publicadas por Crowley, o Livro da Lei, influenciou as futuras gerações e o surgimento da religião de Thelema.
Voltando-se para a vontade original da psique e o amor ágape, o livro é bastante repercutido e instigante. Um ótimo livro para quem gosta de magia, Aleister Crowley e enigmas.

"Faz o que tu queres, há de ser todo da lei; amor é a lei, amor sob vontade." Lei de Thelema.
Victor 19/04/2013minha estante
Queria muito compra esse livro? Alguem pode me indicar onde encontro?

Willian.Silva 17/05/2018minha estante
Eu tenho a nova edição pra venda. 61993576793

Tamires459 15/01/2021minha estante
Sim eu li e não entendi muito, mas gostei da explicação consegui ter uma compreensão do que escreveu.

Kleba 23/12/2022

Interessante
É um livro interessante, não acredito em ocultismo, li só por causa da band ghost mesmo. Algumas frases são bem ridículas, esse arzinho de mistério e enigmas são bregas demais.

caio.lobo. 17/01/2023

Uma mistura de Nietzsche e Hegel com pitadas de Tantra.
"Examinai tudo. Retende o bem." O Livro da Lei eu já conhecia, mas dessa vez li sem fascinação, separando o joio do trigo, e tem sim muita coisa boa e tem também muito exagero. Observei que muito do está escrito se refere ao zeitgeist em que Crowley vivia, e a influência mais marcante e Nietzsche, pois a Lei de Thelema é a Lei do Forte e aquele que consegue fazer cumprir sua vontade é algo semelhante ao projeto do Übermensch nietzschiano; além disso, as três eras ou Aeons que Crowley cita (Aeon de Ísis, de Ósoris e de Hórus) são a cópia das "Três metamorfoses do Espírito", onde há a fase passiva do camelo (feminina de Ísis), a ativa do leão (masculina de Hórus) e a transmutadora de valores da criança (Hórus igualmente chamado de a Criança por Crowley). A linguagem violenta da maior parte do Livro da Lei é claramente nietzschiano e certamente Aiwass, o ser que ditou o livro a Crowley, devia de gostar muito de ler o Nietzsche e o seu "filosofar com o martelo".

Outra influência, essa mais estrutural e discreta, é Hegel, pois o desenvolvimento dos Aeons segue movimento histórico bastante dialético, onde o progresso e evolução ditam as leis do movimento, não em sentido ao Absoluto hegeliano, mas à "Verdadeira Vontade". O caráter bélico da obra se fundamenta nesse conflito dialético de tese e antítese, tão comum no pensamento da época de Crowley. Não por acaso que o primeiro capítulo, de Nuit, é feminino, passivo e acolhedor e de repente no segundo capítulo, de Hadit, se torna deliciosamente sanguinário, e esta dissonância é resolvida no terceiro capítulo, de Ra?Hoor?Khuit, sendo cria de ambos os anteriores.

Outra influência, mais obscura, e que mostra que em Crowley nada é novo, mas uma amálgama de muito do que sempre existiu, é o Tantra. Crowley teve contato com o Tantra quando esteve no Oriente, além de ter praticado Yoga, e é óbvio que a parte sexual foi a que mais o interessou. Por isso há a figura da mulher fornicadora, como no tantra também há, mas lá a mulher fornicadora é virgem, devidamente preparada para a penetração sagrada e a ejaculação retida por longo tempo, se tornando cheio de potência criadora, que irá semear as carnes viçosas da virgem sagrada, auxiliando o brâmane na subida de Kundalini que alcança os céus. A mulher é muito importante no Tantra, pois ela é o "veículo para a imortalidade", em dois sentidos: físico para a perpetuação da família, e espiritual para atingir a iluminação. Crowley fazia errado os ritos sexuais, pois gastava à toa seu sêmen, o que o enfraqueceu. Claro que ele desenvolveu ritos interessantes e de extrema potência espartana, como o "caminho para chupar ovos" (69), mistério completamente masculino, mas estes ritos eram mágicos e sem o teor místico do Tantra.

Enfim, Crowley era insuportável, não é possível carregar o "pacote" completo de sua filosofia e nem ele mesmo o suportou. Ele desagrada os progressistas por ser contra pacifismo, socialismo e aborto; desagrada conservadores pele seu sexo livre, anti-cristianismo e anti-liberalismo. É contra comunismo e fascismo e ao mesmo tempos e utiliza do comunismo e fascismo. Ele é asceta e promíscuo. É erudito e ignorante. Difícil de suportá-lo. E a questão do "Faz o que tu queres, há de ser tudo da Lei" não é sair fazendo tudo o que vem a mente, mas é necessário encontrar a tal da Verdadeira Vontade que sempre será diferente de nossos desejos, e fazer a Verdadeira Vontade é encontrar o moksha que fará o indivíduo seguir a Vontade suprema (parece muito com o "fazer a vontade de Deus"). Isso é um trabalho difícil, um esforço de Buda. Aleister Crowley não deve ter descoberto sua Verdadeira Vontade.
Luiz 17/01/2023minha estante
O que seria o "Moksha"?

caio.lobo. 17/01/2023minha estante
Libertação. O budistas usam a palavra Nirvana e os Hindus usam Moksha. Para os hindus isso éa união com Brahman

Luiz 18/01/2023minha estante
Se não me engano esse é o título do último livro lançado do Aldous Huxley, pela Biblioteca Azul, por isso a palavra me chamou atenção

Omo Felipe de oxalá 15/01/2024

A minha amiga Heroina
O que Foucault fez na Historia da loucura, tentando achar uma desculpa por sua bipolaridade, é a mesma coisa que Aliester faz com seu uso de drogas respaldando a partir de um livro que muitas pessoas seguem como um livro sagrado.
Primeiro ponto é Thelema (vontade) Daemons (Deus menor), para o autor todas as suas vontades tem que ser colocadas em pratica.
Ja nisso vemos uma contradição (não colocarei um juízo de valor nesta analise agora), Supondo que eu queira usar droga e depois ir fazer uma prova do doutorado muito importante, ai ja vemos uma contradição, pois se eu usar não vou dormir e não vou conseguir fazer a prova, se eu for fazer a prova não conseguirei usar o entorpecente.
Este realmente é um livro muito perigoso, se você é um adolescente procurando uma identidade NAO LEIA ESTE LIVRO, existem inúmeros fatos que fazem uma ponte do livro com as primeiras células nazistas.
Em uma parte do livro ele fala de sacrifício, porem eu não me ati mui a isso pois não é todo mundo que vai virar um serial Keller, e esta passagem existe inúmeras formas de interpretação hermenêutica.
Agora quando ele cita que o mais forte tera que pisar no mais fraco, isso é algo completamente fora da luta de classes, é algo extremamente capitalista, e para um jovem quando ele le isso pode fazer mudanças muito perigosas na sua vida, cuidado ao ler.

Leandro 17/05/2021

Amor sobre vontade
Concordando-se ou não com o conteúdo, trata-se de um livro único, tanto na forma como em sua mensagem forte, que ainda segue ressoando mais de cem anos após a sua feitura.
A edição é muito boa, com o texto bilíngue e vários textos de apoio, incluindo do próprio Crowley.

Sathy 25/03/2019minha estante
O livro tem mesmo 150 páginas como descreve aqui no Skoob?

Joao.Pedro 10/04/2021

Livro base de toda a iniciação para o estudo do ocultismo através da perspectiva Thelemica

Lorenzo 30/04/2022

É Tudo Da Lei
Tem o primeiro capítulo extremamente interessante. O segundo e o terceiro capítulo são ainda mais incompreensíveis e a tal "liberdade" e desejo acima de tudo parece ser ignorado e as falas dos deuses são mais agressivas do que qualquer fundamentalista religioso da atualidade.

Denny Rodrigues Gomes 07/03/2012

Um livro pra que entende mitologia egipcia
Realmente um livro complexo desse ''louco'', mas eu realmente gostei. Por mostrar algo há mais da energias universais do universo. Crowley pode ser considerado louco, mas um louco que o mundo não entende sua verdadeira mensagem!

Ray 18/03/2021

Mr. Crowley
Li, reli e quase nada entendi. Livro repleto de referências bíblicas e mitológicas. Ótimo para iniciar nesse mundo tão vasto de Aleister Crowley.

David O. 12/04/2021

O livro tem "as leis da grande besta", o cara que fez todo tipo de mistureba ocultista e religiosa, mas é isso aí, ecumenismo, ecletismo, junta tudo e faz um sopão.. As leis na verdade são quase inviáveis de aplicar na vida cotidiana por razões que todos já devem saber. Talvez seja possível realizar esses leis em algum plano empireo das ideias ou isolado da sociedade. Óbvio que são idealizações de uma pessoa que não precisava se preocupar com o cotidiano nem em lutar pela sobrevivência. Longe da realidade dos cidadãos brasileiros. Mas as leis provavelmente devem ser usadas em contextos ocultistas ou mesmo crowleyanos especificamente. Leia, mas não leia ao pé da letra

Jessika28 30/04/2023

O livro mais perturbador que já li
Em muitos momentos contraditório, fala de amor ao mesmo tempo que incita o ódio, eu tinha curiosidade sobre Crowley, foi ótimo para me mostrar que para mim os ensinamentos dele não agregariam muita coisa pois mais uma vez PARA MIM nada do que está escrito alí fez sentido, para outras pessoas possa ser que faça!

Lukas 31/08/2023

Faze o que tu queres pois é tudo da Lei.
Sinto que vou ter que ler mais umas 10x pra entender totalmente a obra. É comum, o próprio Crowley deixa isso explícito que não dá pra se entender os mistérios de início. Mas a parte que eu entendi foi boa e a editora fez um bom trabalho de introdução

R.H N'fer 13/01/2024

PARA OS MALUCOS BELEZA
Bom, apenas um Maluco Beleza como Raul Seixas para entender outro (mais) maluco (e menos) beleza como o Crowley. Enfim, como diria o poeta (e o místico) ''fazes o que tu queres pois é tudo da Lei''.