Buda

Buda Osho

Resenhas - Buda

Guido 10/03/2012

Fabuloso
Tinha minhas reservas com Osho, mas como Buda disse, devemos deixar as certezas.
Foi até agora, junto com o "como virar um Buda em Cinco Semanas" um dos mais esclarecedores livros do Budismo.
Recomendo sua leitura, é fácil, fluída e profunda.

e-zamprogno 12/03/2011

Um ótimo livro sobre o ZEN
A sinopse deste livro começa assim:

"Osho é um dos místicos contemporâneos mais conhecidos e provocantes do século XX."

'Provocante' deve ser entendido como um eufemismo para controverso. Em qual controvérsia ele se envolveu? - Em resumo, os representantes das instituições religiosas tradicionais o consideram um picareta. Há também as falcatruas envolvendo dinheiro em que comunidades orientadas por ele tomaram parte, sem mencionar os escândalos sexuais envolvendo discípulas.

Não é minha intenção falar disto neste foro. Na verdade, no que diz respeito a este livro em particular, que é o que interessa neste espaço, minha avaliação é bastante positiva, e até por conta disto, eu me sentiria desonesto se me omitisse a respeito do que ouvi falar ou li sobre o autor.

Eu li este livro há bastante tempo, juntamente com um outro do mesmo autor e da mesma coleção, especificamente sobre o ZEN. Não sei onde foram parar (provavelmente emprestei para alguma daquelas pessoas que nunca devolvem), mas o que me lembro deste livro, BUDA, é que ele é um ótimo livro sobre o Budismo Zen! Desde as lendas associadas ao personagem, Buda, até a forma de expressar o ensinamento, são típicas da tradição Zen.

Para concluir a análise, então, vamos considerar três tipos de potenciais leitores:
- os familiarizados com o budismo zen
- os familiarizados com o budismo que não seja o zen
- os não familiarizados com uma tradição budista qualquer

Pelo o que já disse anteriormente é fácil concluir que os leitores familiarizados com o budismo zen irão reconhecer o estilo e as informações passadas no texto. Poderão aproveitar muito a leitura oxigenando o conhecimento que já tem sobre a tradição com o estilo "provocante" do autor.
Porém este é um livro sobre o Buda e existem muitas outras tradições que reconhecem neste mesmo personagem histórico seu fundador e inspirador. Estas tradições são muito diferentes entre si hoje e a verdade é que seria muito difícil escrever sobre seu fundador de forma que todas achassem satisfatório. Então, para os leitores budistas o livro poderá parecer de irrelevante, na melhor das hipóteses, a uma grande heresia, na pior.
Os leitores que não são budistas o devem ler com muita cautela, porque o livro pode ser um grande desvio para os incautos. Posso, por exemplo, imaginar um leitor que acabou de ler o livro ir correndo para seu amigo budista para comentar o que aprendeu sobre o Buda e o amigo ficando chocado.

A tempo, o outro livro da mesma coleção, que mencionei, especificamente o sobre o Zen, curiosamente é muito fraco, mas fica para outra resenha!

skuser02844 12/03/2015

Obra de arte
O livro é escrito por Osho - "(1931 - 1990) Um místico contemporâneo cujos ensinamentos inspiram milhões de pessoas de todas as condições sociais" e traz a história e os ensinamentos de Buda. Real se mistura a mitologia proporcionando uma sensação de fascínio e admiração. No que se refere a questão física do livro, o material é de altíssima qualidade, lembra aqueles livros de arte, fotos e textos dividem as páginas em perfeita diagramação. É de agradar os olhos e a mente.

site: http://luisra1974.wix.com/biblioteconomista

léo 11/05/2022

um livro ótimo, que mostra com Buda virou um ser iluminado, te ensina a estar no aqui e agora e a te mostrar que só você pode mudar seu mundo e sua vida se interiorizando, recomendo muito!!!