Qualityland

Qualityland Marc-Uwe Kling

Resenhas - Qualityland

Lendo no mato 13/04/2021

Totalmente excelente.
Escrevo ainda chocado com a brutalidade criativa desse livro. ?????? Muitas palmas!! Achei que fosse ser um livro legal e tal, mas nem tanto. ? A sinopse no verso do livro não condiz com o quão bom o livro é.

Qualityland é um país criado para atender os desejos de todos (supostamente). Com essa ideia é desenvolvida uma sociedade futurística hipercapitalista high tech, baseada na idolatria ao consumo, na total ausência de liberdade e tem como enraizada a desigualdade social. Uma distopia atualíssima. Linda de ver e divertida, ou assustadora, de ler.

Para quem gosta de comparações, acho que toda a escrita do Marc-Uwe Kling lembra demais Kurt Vonnegut, Douglas Adams, Ray Bradbury e sei lá mais quem desses gênios da ficção científica. Posso estar exagerando, mas eu achei sensacional, fazer o que!? ?????

É em meio a esse turbilhão de usos e abusos da tecnologia que o livro vai tratar também de racismo, fascismo, extremismos, surveillance, liberdade, diferenças sociais, religião, política... Enfim algumas das coisas que moldam a nossa sociedade, nossa realidade atual. Num mesmo parágrafo você vai rir da simplicidade de um pensamento e logo depois se espantar com o quanto estamos próximos de viver tais situações, isso quando já não as vivemos. ?

Enfim... Parece que vai ter uma série da HBO baseada nele. Eu, obviamente, acho que vai ficar uma porcaria, mas... ?????