Teoria do romance II

Teoria do romance II Mikhail Bakhtin

Resenhas - Teoria do romance II

tatiana.avanço 23/07/2020

Múltiplos tempos e espaços do romance
Um livro bastante teórico e com muitas referências literárias, de modo que às vezes fica difícil abstrair a teoria bakhtiniana em meio a tantas referências. É recomendadíssimo ler um romance simultaneamente a esse livro (não necessariamente algum dos romances que o autor analisa: eu li Cem anos de solidão!), pois assim os exemplos e análises ficam mais vívidos :)

Romeu Felix 27/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"Teoria do romance II. As formas do tempo e do cronotopo" é um livro escrito pelo renomado teórico literário russo Mikhail Bakhtin. Publicado originalmente em 1968, o livro é uma continuação da obra "Teoria do romance" e aprofunda a análise do gênero do romance, explorando as relações entre o tempo, o espaço e a narrativa. A edição de 2018, publicada pela Editora 34, oferece aos leitores de língua portuguesa a oportunidade de se aprofundar nas ideias de Bakhtin sobre a estrutura temporal e espacial dos romances.

Resumo do conteúdo:
O livro está dividido em duas partes principais que exploram as formas do tempo e do cronotopo no romance.

Parte 1: O tempo no romance
Nesta seção, Mikhail Bakhtin discute a importância do tempo na estrutura narrativa do romance. Ele explora a relação entre o tempo histórico e o tempo interno da história, analisando como o tempo é representado e manipulado nas obras literárias. Bakhtin discute o conceito de tempo cronológico e suas variações, como a simultaneidade, a antecipação e o retrocesso, e examina como essas formas temporais contribuem para a construção da trama narrativa.

Parte 2: O cronotopo no romance
O autor introduz o conceito de cronotopo, que significa a interconexão entre o tempo e o espaço na narrativa. Bakhtin analisa como o espaço é representado nas obras literárias e como essa representação afeta a compreensão do tempo. Ele discute diferentes tipos de cronotopos, como o cronotopo do lar, o cronotopo da estrada e o cronotopo do carnaval, e examina como essas configurações espaciais influenciam a estrutura narrativa e a construção dos personagens.

Conclusão:
"Teoria do romance II. As formas do tempo e do cronotopo" de Mikhail Bakhtin é uma obra fundamental para a compreensão do gênero do romance. O autor aprofunda sua análise da estrutura temporal e espacial das obras literárias, explorando as relações entre o tempo, o espaço e a narrativa. Ao introduzir o conceito de cronotopo, Bakhtin oferece uma abordagem inovadora para a compreensão da construção narrativa e da representação da realidade no romance. A edição de 2018, publicada pela Editora 34, permite que os leitores de língua portuguesa tenham acesso às ideias e às teorias de Bakhtin sobre o tempo e o cronotopo no romance. Este livro é uma leitura essencial para estudantes, acadêmicos e amantes da literatura que desejam aprofundar sua compreensão da estrutura narrativa e das formas de representação temporal e espacial nos romances.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marcus Oliver 14/08/2020

Deslumbrado
Essa leitura foi um deslumbramento estético e teórico. Ler Bakhtin mudou minha vida acadêmica e pessoal, pois ela deu uma nova perspectiva de compreensão do Romance literário. Entender o cronotopo é algo fundamental para absorver as obras de literatura, isso sem contar que agora lendo começo a ver melhor essa nova perspectiva. Um livro para qualquer um, literalmente! A linguagem dele é tão simples e didática que mesmo explicando algo abstrato como o tempo-espaço literário, o cronotopo, não é algo tão impossível de compreender. Sem contar que o tradutor organizou um posfácio que ajuda a entender ideias e conceitos que possam ter passado batido de alguém mais desatento.