Teoria da Música

Teoria da Música Bohumil Med

Resenhas - Teoria da Música

Andre350 18/12/2023

Não muito didático, mas essencial
Pode ser que Bohumil não seja muito didático, mas esse livro devia ser essencial pra qualquer estudante da música. Ele aborda praticamente tudo que há em teoria musical, sem perder tempo com divagações conceituais e explicações desnecessárias. É, enfim, um "vade mecum", um ótimo guia para consultas. O meu está todo grifado e anotado.

jonasbrother16 16/02/2023

É um bom livro de referência. Mas de novo, não acho que aqui realmente se aprende música.

Ainda continuo na procura de livros que façam propriamente a ponte entre teoria e prática, pois uma coisa é aprender que certos símbolos no pentagrama significam certos sons ou ritmos, outra é aprender a ser capaz de enxergar claramente os padrões musicais.

Da mesma forma que a matemática é muito mais profunda do que as tabuadas e as fórmulas que a gente decora, música não é só decorar escalas.

Até agora o livro que chegou mais perto disso foi o Almir Chediak, "Harmonia e Improvisação", mas ainda acho que ele não vai tão longe quanto eu gostaria. Outro livro interessante pra quem quer mesmo aprender música é "Como Ouvir e Entender Música", do Aaron Copland. Mas nenhum dos dois é o suficiente.

luizaviana 04/04/2022

muita prática, um livro de consulta
após concluir a leitura desse, consigo chegar a conclusão que ele é um livro de consulta sobre conceitos da teoria musical, um sumário muito bem resumido sobre os tópicos mais importantes, de uma forma moderna, mas conservadora também.

é interessante para um primeiro contato com os conceitos, mas não é um livro que tem como propósito aprender teoria sem a prática.

Drighi 06/12/2020

Considerado o Vale Mecum de Teoria Musical. Recomendo a todos que desejam se profissionalizar na música e ter o domínio de suas teorias.

Raphael 16/10/2009

Não é lá essas coisas.
Completo, sem dúvida. Mas as definições formuladas são todas jogadas, protnas para serem decoradas. Bohumil não é lá muito didático. Resultado: os alunos não desenvolvem a sensibilidade e raciocínio essenciais para o estudo da ciência musical.
Pedro Henrique 10/11/2012minha estante
Achei uma bela forma de aprofundar os estudos em teoria, mas é muito mais útil pra já absorveu os temas abordados. Por vezes técnico demais, embora fosse isso que eu procurava. Leia com cautela, talvez seja específico demais para uma introdução.