O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Brunov 03/03/2017

Ah, vá!
Leitura leve, rápida e fácil. Aqui ainda mais dado seu tom envernizado pelo sarcasmo, tanto do antagonista manipulador, quanto do noviço rebelde denominador. Aqui retrata-se um pouco da vulnerabilidade de uma mulher carente frente aquele que diz coisas agradáveis e aconselhar outras que mitigam sua insegurança enviesando a interesses escusos.

Retrato de sua sociedade com seu local-época, ainda assim, amor era assunto para quem tinha algumas posses. Só na segurança financeira podemos amar com maturidade?

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

notindy 19/07/2022

O Noviço
Nunca tinha lido peça teatral e confesso que gostei bastante! Os personagens são bem desenvolvidos mesmo em poucas páginas e o plot foi bem divertido. Queria ver a peça em si.

KC.bookstan 11/09/2022

O Noviço
Li só por causa do vestibular da UFU e descobri um livro cheio de fofoca. Ambrósio começou se dando bem, mas depois foi desmascarado e se ferrou muito. Dei 3,5 estrelas pq não foi um livro que me prendeu muito, embora eu tenho gostado

SaBCouto 20/08/2022

Releitura
Ai, lembranças do fundamental. Esse livro é muito gostosinho, é uma peça de teatro, é fluído, dá para ler de uma vez só

Bibi 08/04/2019

O Noviço, de Martins Pena
Uma leitura rápida e divertida, puro entretenimento que retrata a época e costumes do séc XIX fazendo críticas à hipocrisia e a vida de aparências, também da postura da igreja.
Pra ver a resenha completa acesse o blog floreioselivros.com
Instagram @floreioselivros

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Um casamento por interesse dá início à divertida história de "O Noviço". O inescrupuloso Ambrósio pensa que vai levar a melhor do casamento com Florência, uma rica e ingênua viúva. Mas seu plano começa a ruir com a chegada surpreendente de Rosa, sua primeira mulher. Picaresco e irônico, com esta peça – escrita por volta de 1845 – Martins Pena revela os bastidores da provinciana sociedade carioca de meados do século XIX, criticando com sutileza e bom humor os falsos moralistas, os políticos gananciosos, os religiosos da boca pra fora e as convenções de um meio social marcado pelo preconceito e pela hipocrisia.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788502072886

Raphael Milão 21/07/2022

Mais autor brasileiro que desconhecia mas que apreciei lendo esra obra. A forma irreverente de certas situações da sua época torna a sua leitura agradável.

ajlopes 21/07/2022

Comédia de costume
A historia do O Noviço é uma comédias de costumes, em 3 atos, que apresenta a história de Carlos, que é enviado a um convento por decisão de sua tia ( sendo seu marido o mantande por tras da escolha) . Carlos não tem vocação para a vida religiosa e ele e sua prima são apaixonados. No entanto ele acaba fugindo do convento e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio Nunes, segundo marido de sua tia, que queria roubar toda a fortuna dela.

Maju 27/06/2022

Muito bom!! Leitura extremamente fácil e fluida e a história é engraçada e divertida de ler. Martins realmente não se prendeu aos modelos tradicionais do movimento o que tornou a história mais interessante de ler.

Guilherme Felipe Agapto 16/06/2022

O HUMOR SATÍRICO DO SÉCULO XIX
Martins pena retrata a sociedade da época com maestria e humor. O noviço, que trata de um bígamo e pais que buscam colocar seus filhos no convento; e o Juiz de paz na roça que trata do abuso de autoridade foram os destaques. Tem uma parte que trata com sinceridade e humor da realidade como os pais definem a profissão dos filhos que me deixou bastante satisfeito sobre o teatro da época, que ainda é atual e de necessária leitura. Mesmo se tratando de um livro para vestibular, é um livro gostoso e que pode ser lido num final de semana.

Gigi 18/04/2022

Foi uma história totalmente fora da minha zona de conforto, principalmente, por se passar em forma de teatro...foi bom sair um pouco dos meus padrões de leitura. É uma história que te prende do início ao fim e bem rápido de ler. Mas aindo tenho minhas ressalvas em relação a forma como retratou uns personagens e sobre o final.

Fabiana 03/01/2021

Deboche com humor
Martins Pena é o grande percursor da comédia de costumes no Brasil, sendo considerado um dos pioneiros do teatro. Viveu na época em que a igreja católica era ligada ao Estado, mas não o impediu de escrever diversas críticas aos religiosos, nem de expor os problemas vividos na época: casamentos sob encomenda, exploração dos sentimentos, contrabando de escravos, casamentos por interesse financeiro, entre outros. O livro contém 3 obras do autor, O noviço, O juiz de paz da roça e quem casa, quer casa.
"As leis criminais fizeram-se para os pobres." Frase de Ambrósio, em O noviço 1845, que mesmo em 2021 é válida.

Mel 05/02/2021

Grande chance de reler
Me senti num teatro e eu amo peças, principalmente comédia. Martins Pena traz histórias de época, com palavras não tão simples, confesso, mas que dá pra entender e se divertir. Reviravoltas e risadas te esperam nessa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6