Jade War

Jade War Fonda Lee

Resenhas - Jade War

julia 05/11/2021

Resenha: Jade War
Eu amo dor e sofrimento \o/ mas tenho que admitir que Jade War não me machucou tanto quanto seu predecessor. Demorei um pouco para me acostumar com este mundo de novo, ainda mais considerando que estava super tensa durante a leitura, mas o ritmo lento e a construção do mundo cuidadosamente detalhada trabalharam a meu favor enquanto eu mergulhava na história.

Eu não tinha absolutamente nenhuma ideia para onde o enredo estava indo e fiquei agradavelmente surpresa com como Lee desenvolveu tudo. Obviamente, houve muito cuidado e reflexão em cada capítulo, de modo que cada informação transmitida para nós tinha um propósito. Eu tive os melhores momentos lendo sobre todos os esquemas políticos e brigas e sobre os personagens em todos os tipos de situações perigosas.

Os personagens também não ficaram para trás em termos de desenvolvimento! A história durou alguns anos, então todos eles mudaram como pessoas devido aos desafios que enfrentaram. Hilo e Anden, especialmente, cresceram muito a partir de quem eles eram em Jade City e eu adorei fazer essa jornada com eles. Todo o arco de Anden foi fantástico para mim e eu mal posso!! esperar para ver o que está reservado para ele.

Lee configurou tantas coisas nesta edição que me deixam muito curiosa sobre o que está por vir. Ainda teve bastante ação aqui, mas não tanto quanto no primeiro livro. O foco estava muito no lado político das coisas e como a decisão de uma pessoa pode afetar tudo. Eu realmente gostei que nada foi resolvido magicamente e que os personagens ainda terão que trabalhar duro para conseguir o que querem - e não sem perder algo ao longo do caminho.

Uma excelente leitura!

Giovana | Blog Dei um Jeito 23/03/2021

Haja pano para passar pro Hilo
Os dois principais clãs de Kekon chegaram em um acordo para acabar com a guerra nas ruas, e a atenção de ambos tiveram que se virarem para a política externa, seja por conta do início de uma guerra entre países vizinhos, a expansão do uso inadequado de jade mundo afora ou a necessidade de qualquer apoio externo (seja dinheiro, parceria de negócios ou militar) para vencer o clã inimigo, pois o acordo pode chegar ao fim em qualquer minuto.

Cheguei em um ponto que eu gosto de todos os personagens principais e que passarei pano para todos se for necessário, já tinha visto no Twitter da autora uns comentários sobre personagens que não são moralmente bons em um mundo que também não é tão moralmente bom e aqui em Jade War isso ficou bem mais claro.

O Hilo fez uma atrocidade das grandes nesse livro e nos capítulos seguintes eu já estava me relembrando do porquê de gostar tanto dele como personagem, pois ele ama demais todos ao seu redor (as interações dele com o Andy eu ficava com corações nos olhos) e tem um carisma enorme.

A Ayt Mada é a arqui-inimiga do pessoal do No Peak Clan e também a grande vilã da trilogia, e eu quase a defendo tanto quanto os mocinhos, a cabeça dela passa as 24 horas do dia planejando as coisas eu não consigo apontar que tudo que ela faça está errado, é capaz que metade do que ela faça eu concordo e defendo com unhas e dentes, além de ela fazer um contraponto interessante com a Shae, que inclusive teve uma cena de ação com as duas que eu fiquei 100% queima quengaral!

Eu amei aqui os desenvolvimentos de dois personagens que são os mais azarados do rolê: a Wen, que é a Bombril da trilogia (1001 utilidades) faz de tudo que está em seu poder, mesmo sendo mãe de três pequenos e não pode ser usuária de Jade, mas é uma grande voz de sabedoria e estratégia no clan, além de colocar juízo na cabeça do Hilo e da Shae, e por outro lado o Andy, que trabalhou horrores nesse livro para achar o seu lugar no mundo e no clã, e finalmente chegou em uma resposta que me deixou bem felizinha.

Como é bom e ruim ler uma trilogia que o destino de ninguém está a salvo em ponto nenhum, teve dois pontos do livro - em especial os capítulos 60 e 61 - que o coeficiente de cagaço foi lá para cima, que eu ia lendo pensando nas vinte consequências que poderia rolar naquele confronto.

O livro cobre uns quatro anos de vida dos personagens de forma que eu nem ia notando, e já imagino o sofrimento do desfecho dessa trilogia, pois já foi prometido que cobrirá 20 anos de história e eu quero que tenha muito espaço para a nova geração, que é fofurice e companheirismo pura.

A construção de mundo e de tretas geopolíticas eu acho bem rica, em que eu consigo enxergar uns paralelos com o nosso mundo lá pela década de 70/80, em que uma grande guerra de 30 anos atrás ainda está fresca na memória e os efeitos da globalização nessa época.

Jade War cravou o lugar da trilogia The Green Bone Saga entre os livros/séries que eu amo e defenderei até com um PowerPoint de mais de 50 slides.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/03/review-jade-war-fonda-lee.html

glhrmnc 30/12/2021

tem como dar 6 estrelas????
não entendo como essa autora conseguiu pegar um livro perfeito e fazer uma sequência mais perfeita ainda ???????? que tipo de talento absurdo é esse??? jade city é incrível, mas como todo primeiro livro de uma série precisa do seu tempo pra apresentar o mundo em que se passa, os personagens e as regras dessa sociedade, mas em jade war eu já conhecia quem eu tava lendo e entendia o que precisava entender sem precisar ficar pegando dicas de como as coisas funcionam e meu deeeeeeeeussss como foi boa essa leitura, tô muito ansiosa pra começar jade legacy e já sofrendo antecipadamente porque ninguém tem dó aqui não, a gente aprende logo no primeiro livro que não tem isso de poupar personagem

Lune 04/05/2022

própria definição de surto atrás de surto
Com toda tranquilidade do mundo posso falar que Green Bone saga é uma das melhores sagas de fantasia atualmente.

Anden pode levar meu coração que ele é seu

Mirella | @readingmirella 31/05/2022

ótima continuação!!
segue o mesmo nível do segundo, muito bom, muitas intrigas, muitas tragédias. algumas personagens ganharam mais voz aqui, o que também foi ótimo!!

marcosm 15/06/2022

Jade War, Fonda Lee
Tenho sentimentos conflitantes sobre este livro.
No geral, gostei do livro. Os personagens são interessantes, embore nem sempre 'fáceis de gostar'. Mesmo os protagonistas. O Hilo é uma interrogação pra mim, tenho minhas reservas. A Shae evolui muito neste livro assim como o Anden. O roteiro te mantém intrigado o tempo todo e tem mais de um momentos daqueles de cair o queixo. Mas... Senti isto no primeiro livro e de novo em Jade War, tem uma atmosfera opressiva na série que é intrigante. Não consigo explicar exatamente o porquê, mas sempre tenho uma sensação de que algo ruim está acontecendo, fatalista.
Não diminui em nada a série, mas não é uma leitura confortável. Planejo, mesmo assim, terminar a trilogia.

Andre.Pithon 18/09/2022

Bingo de Fantasia/Sci-fi do Reddit
5.5 - Relações Familiares (Modo difícil: Envolvendo 3 gerações distintas)

Quando eu escrevo, eu gosto de ser subjetivo. Meio púrpura. Buscar não só a história, mas a beleza nas palavras, ordenar em um ritmo agradável, esconder significados detrás das linhas, nunca simplesmente dizendo algo que pode ser mostrado, muitas vezes até arriscando confundir o leitor. Capítulos que por vezes são mais prosa que trama, um mundo nublado pelo viés dos personagens.

Jade War é a antítese do meu estilo pessoal. E ainda assim é magnífico.

Uma mistura de fantasia urbana, drama familiar e guerra de gangster, toques de geopolítica, uma pitada de romance trágico. Atravessa a fronteira do que deve ser considerado ou não fantasia chegando próximo do real, muito mais Godfather que LotR.

O livro foca na família dos Kaul, todos seus membros, como suas histórias se cruzam e deformam, em sua eterna luta para manter o controle sobre Kekon, em uma guerra velada contra o principal clã inimigo, Ayt. É uma história que se desenvolve em quase cinco anos, e dá tempo dos personagens crescerem, e mudarem, e suas vidas se transformarem. Mas não é só a vida deles que muda, mas o mundo, com guerra estourando entre as duas grandes potenciais mundiais, e Kekon se vendo travada no meio, sua vida tradicional baseada em clãs e honra ameaçada, pressões internacionais, acordos comerciais, tráfico explodindo, o mundo tornando-se mais complicado.

O segundo livro conserta todos os problemas que eu tinha com o primeiro, o qual parecia mais uma grande introdução. E realmente era, as peças ali posicionadas se movem de uma forma incrivelmente satisfatória aqui, o mundo se expande, e os momentos grandes batem forte, dramáticos e intensos. O livro também não termina sua história, mas a avança muito bem, e com o terceiro livro já escrito, e a saga terminada, podemos contar com Fonda Lee para terminar suas histórias, coisa rara no gênero. Não a toa essa saga é um dos mais influentes pilares de fantasia desses últimos anos.

Eu gosto como os protagonistas não necessariamente são as pessoas lutando pelo lado certo. Como existem argumentos de que ideologia é ultrapassada, e que o mundo deve avançar, mas eles lutam pela memória. Gosto como os Ayt, e a Pilar da Montanha, grandes antagonistas da história, talvez não sejam tão antagonistas assim. Pela perspectiva de Ayt Madashi, nada que ela fez foi errado. E eu não consigo discordar completamente. Há muitas atitudes extremamente questionáveis do lado que acompanhamos. Tudo é cinza, mas sem ficar se autoparabenizando "hehe personagens cinzentos OLHA QUE LEGAL OLHA COMO SOU FICÇÃO ADULTA" como certos livros por aí. Tudo é intrigante, bem construído, politicamente suculento.

Eu gosto de política gente, é uma forma ótima de elevar um livro. Tiveram momentos perto do final que ri em choque e admiração. Fui pego de surpresa. Quase chorei. Nada melhor que ler capítulos inteiros com um sorriso no rosto.

E sobre a escrita? Foi assim que comecei, não é? Assim devo terminar.
Ela é seca. Ela não é descritiva, mas extremamente objetiva, com poucas tentativas poéticas, se carregando unicamente na trama e no diálogo. Nas poucas cenas de ação consegue ser poderosamente visual, uma das mais simultaneamente evocativas e fáceis de seguir que já li. Muitas vezes o narrador dá uma afastadinha para explicar alguma coisa, ou se aprofundar em algum aspecto do mundo, quase infodumps, mas não cansa, mesmo nesse colosso de 600 páginas. Sanderson, o grande nome da fantasia contemporânea é famoso por um estilo similar, prosa funcional, mas o acho entediante nesse aspecto, até repetitivo. Lee não, existe um movimento, uma aceleração, um ritmo magnífico em seus capítulos curtos e prosa direta.

Baixei esse romance para ler na rua, para pontos de ônibus e na aula de Discurso. Não consegui me segurar, preso, cada momento livre era o ReadEra que eu abria no celular na fome de consumir mais um capítulo.

E honestamente?
Eu adoro o meu estilo pessoal, de ser exagerado e melancólico, de deformar o mundo pela ótica do narrador do momento, objetividade que 🤬 #$%!& . Não tenho nenhuma intenção de mudar.
Mas como é bom adorar algo completamente oposto.

Jussara 24/03/2023

Adorei esse livro, na minha opinião bem superior ao primeiro, teve momentos muito emocionantes, num geral só teve um momento que eu acho que a história ficou muito lenta.

Phelipe.Pompilio 24/10/2023

Jade War
4.5/5

Mesma fórmula do primeiro livro: Fonda Lee vai ajeitando o tabuleiro, peça por peça, pra depois dar o xeque-mate.

Jade War é infinitamente melhor do que seu antecessor. Basicamente 70% do livro é politicagem, mas num ritmo agradável de ler.

Gostei bastante da forma como a Fonda desenvolveu os personagens nesse livro, principalmente Shae, Wen e Anden. A impulsividade de Kaul Hilo é ainda mais perigosa aqui do que em Jade City, fazendo com que fiquemos em dúvida se ele está certo ou errado, se gostamos ou não dele.

O final é um arregaço. Me peguei apreensivo nos 3 últimos capítulos, torcendo pra nenhuma merda maior acontecer.

Mais uma vez eu digo: Fonda Lee, vc é um monstro sem coração!

DryBooks 23/12/2020

So treta e sangue
Esse livro deixa cada vez mais claro o quanto custa ser o Pillar, ou so o membro de um clã.
Foi intenso, foi divertido e teve um final que fez um bom trabalho em mostrar onde essa serie esta indo. Adorei.