A Mulher de Preto

Siqueira 21/01/2021

Gostei
As histórias de Machado de Assis sempre me surpreende no final , recomendo

Marina 09/05/2021

"Dr. Estevão Soares é um jovem médico que é apresentado a um importante deputado chamado Meneses. Estevão ouvia as pessoas dizerem que Meneses era um cético, misantropo, mas tais insinuações perdem importância quando os dois começam a se relacionar amistosamente. O médico era descrente do amor até conhecer uma dama, viúva segundo as informações, por quem se apaixona loucamente, e que aparentemente estava cedendo às suas investidas. Qual não foi a surpresa ao saber que o objeto de sua paixão era, na verdade, casada com seu mais novo amigo, e que, devido a um mal entendido, estava separada dele, nomeando-se viúva. O desfecho consiste na reconciliação do casal, promovida por Estevão, que não revela os próprios sentimentos e se retira do convívio deles para não sofrer com sua decepção amorosa."

Wanessa Rastoldo 03/08/2021

Como toda história do Machado, essa também não poderia ter sido melhor. O conto é bem curtinho e é bem interessante sobre a questão da acerca do Estevão em relação ao amor e principalmente o final do conto.

Anezio 16/11/2023

Dinâmica machadiana
Um conto muito bom de se ler, sobretudo para quem já conhece as personagens mais clássicas do autor. Há muito delas no texto. Claro, até certo ponto é inevitável.

A história se desenrola de forma bem dinâmica como exige-se de um conto, ficando um tanto óbvio que há uma relação entre a mulher de preto e o deputado, de modo que nem pode ser considerado um spoiler.

A história vai se desenrolando e o conto caminhando para um final mas, no ápice da história narrada, muda-se totalmente de rumo, para um final natural e mais piegas é claro, mas ainda assim um bom final.

Dark Lady 22/01/2023

Ótimo conto
O conto é bem curtinho, mas não deixa de ser ótimo. Com uma reviravolta inesperada no final.
Machado de Assis consegue nos prender à leitura do início ao fim.

Mr. Underhill 06/04/2012

Madalena
"Tinha talento, ambição e vontade de saber. Três armas poderosas nas mãos de um homem que tenha consciência de si."
- Narrador -

Valério 14/06/2019

Reviravoltas
Machado de Assis aqui explora uma técnica recorrente não apenas na literatura, mas especialmente nos filmes: A brusca reviravolta na trama.
Conhecido e respeitado pela sua forma magistral de escrever, não sei se foi tão bem sucedido. O que mais se vê hoje em dia são filmes que "surpreendem" com revelações que mudam completamente o fim que esperávamos.
Mas permanece o estilo de escrita de Machado, que já vale a leitura, embora a sua reviravolta não seja das mais surpreeendentes.

Priscila.Veloso 08/02/2023

...
Sempre bom ler Machado. Um simples conto que acaba e você espera por mais, por um livro inteiro com esses personagens.