O Que é Revolução

O Que é Revolução Florestan Fernandes

Resenhas - O que é revolução

gwasem 28/08/2021

Apesar de breve, este excelente texto de Florestan Fernandes nos dá um panorama geral sobre os caminhos da revolução brasileira. O que é a revolução? Quem faz? É possivel impedir ou atrasá-la? Como fortalecer a revolução e levá-la até o fim? Nos coloca com os pés no chão para analisarmos a situação brasileira concreta, e as vias para a construção do poder popular em nossa sociedade.

Lu_Augusto 03/03/2024

Florestan Fernandes começa analisando o conceito de revolução colocando suas causas, tipos e consequências.Ele se vale de diferentes perspectivas teóricas para analisar esse tema, desde a sociologia, história, filosofia e ciência política.
Além disso, aborda temas que estão intrinsecamente ligadas a revolução: a questão da violência, da ideologia e do Estado, não menos importante o papel das classes sociais.
É uma obra fundamental para quem quer compreender como se deu as revoluções do século XIX e XX, além disso, os passos necessários para uma possível revolução proletária brasileira.

Gustavo.Borba 07/02/2023

O que é um revolucionário
#LivrosQueLi

O que é revolução, de Florestan Fernandes. Ed. Expressão Popular: 2018 (1981), 130 pgs. O autor já responde à questão título na primeira página, pois seu trabalho não lhe permitia se delongar, uma vez que originalmente constituía parte de um outro livro maior. Assim, ele enquadra a questão da revolução ? que são mudanças drásticas e violentas da estrutura da sociedade ? no âmbito da luta de classes. Ela pode ocorrer quando a classe subordinada se vale de situações revolucionárias que surgem nas sociedades, cujas características são 1) a impossibilidade das classes dominantes manterem sua dominação, 2) agravamento acima do comum da miséria e do desespero das classes oprimidas e 3) intensificação acentuada das atividades das massas em resposta aos dois anteriores. Se as classes subalternas estiverem apropriadamente preparadas para aproveitar esse momento histórico de situação revolucionária, poderão liderar o proletariado para a revolução. A própria burguesia foi revolucionária quando lutava para ascender ao poder, tornando-se contrarrevolucionária após tomá-lo. E a revolução burguesa no Brasil foi incompleta com relação ao que alcançou nos países centrais, pois não logrou realizar as reformas típicas da revolução burguesa, como a revolução agrícola, a revolução urbana, a revolução industrial, a revolução nacional e a revolução democrática, devido à interrupção de seu processo descolonial pelas elites rurais locais. Isso apenas dificulta o amadurecimento das classes subalternas como classe em si, o que fomentaria a revolução rumo à superação do capitalismo. Assim, uma das principais funções da vanguarda revolucionária é a de fomentar a formação da classe proletária e das classes médias progressistas, a fim de estarem prontas para se valerem das situações revolucionárias produzidas pelas próprias contradições do capitalismo, para deflagrarem a revolução que irá superá-lo.

ThaynA258 21/03/2022

Esclarecedor
Gostei muito dessa leitura! Sem muitos rodeios, Florestan destaca o que é revolução e todo contexto que a ela envolve. A leitura é boa, mas em alguns momentos eu tive que fazer uma leitura pausada e destacar pontos importantes. É um livro pequeno, então permite uma leitura em pouco tempo, mas o conteúdo do livro certamente tem uma abordagem completa acerca do tema.

Danielle Bambace 21/06/2021

Necessário à Revolução
O autor traz, de forma precisa, o descritivo de possíveis impasses trazidos com a ação revolucionária, colocando em cheque muitas do cenário histórico relativo ao tema. Há também um diagnóstico da ação revolucionária no Brasil e seu potencial, com grande destaque para percalços e relações envolvidas nesse caminho.

Patrine.Viana 27/08/2023

Proletários uni-vos
Livro introdutório sobre o que é revolução. indico a leitura prévia de O Manifesto do Partido Comunista.
livro excelente e que nos traz importantes reflexões.