Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

Camilendo_ 05/10/2020

É FÃ SERVICE QUE VOCÊ QUER?
Minha história de amor preferida, foi Tolkien quem escreveu. Ele que tinha um dedo mágico para escrever histórias encantadoras, terríveis e emocionantes.

Um livro não para conhecer Tolkien, mas para quem já o conhece e leu ou está lendo "O Silmarillion".

💭Se posso te sugerir uma coisa é que: inicie a leitura de "O Silmarillion", ao chegar no capítulo "De Beren e Luthien" leia esse livro, depois prossiga com a leitura anterior. E vou te dizer o motivo:

As únicas obras realmente acabadas por Tolkien foram "O Hobbit" e "O Senhor do Aneis", as demais precisaram ser editadas por seu filho: Christopher e, por nunca terem sido finalizadas apresentavam inconsistências e tinham várias versões.
Em "O Silmarillion" encontramos o melhor destes escritos, as versões que mais se encaixaram na história completa da "Terra Média".

📙No livro "Beren e Luthien", esperava encontrar a versão "estendida" do conto que eu já conhecia e tanto amava. Isso aconteceu, por exemplo, no livro "Os Filhos de Húrin". Mas aqui, você encontra, as diferentes versões que antecedem a "oficial" do conto, incluindo também como foi o processo de edição e "A Balada de Leithian" (versão de "Beren e Luthien" em poema, palmas para este livro que nos dá a versão traduzida e a versão na língua original).

Um ponto negativo, ficou para algumas escolhas de tradução, em palavras como "orques", "fata" e termos como "gnomos", por exemplo, há uma justificativa para isso mas que não me agradou.
Continuo achando que a tradução da Harper Collins complica mais do que o necessário e modifica algumas coisas que causam muito estranhamento a quem lê Tolkien há um tempo.
O livro pode chegar a ser um pouco cansativo, pela repetição de algumas partes nas diferentes versões. Mas não foi um problema para mim, afinal, eu leria até a lista de compras do Tolkien.

site: instagram.com/camilendo_

Anah.Paula 06/06/2022

Uma pequena surpresa
Quando comprei meus livros de Tolkien decidi comecar minha leitura pela história de beren e lutien, sabia muito pouco sobre e queria saber como realmente havia sido a história deles, após começar a leitura percebi que não eram uma história contínua, mas sim achados históricos sobre diferentes visões sobre a história, confesso que acabei ficando um pouco triste pois achei que o livro seguia uma linha, mas de qualquer forma amei a história e saber um pouco mais sobre esse universo fantástico, para quem realmente gosta do assunto recomendo a leitura

Giovana 13/03/2023

A leitura foi bem difícil por se tratar de poema, não estava acostumada. Porém o Christopher inseriu algumas notas e explicações que ajudam bastante a leitura. De qualquer forma, a história principal é linda.

Sparr 10/06/2022

Tudo pode ser mudado, e se ousa contar, ousa existir...
O que começa com um cara apaixonado por uma elfa maravilhosa, segue para a cerne do mundo criado por Tolkien de maneira única. Os filhos de Beren e Lúthien vão demandar na linhagem importante de Elrond, e lá para as tantas culmina em Aragorn.
Para além de um romance, vemos a união dos povos da Terra-Média (para além do ódio da existência) e isso será muito explorado na trilogia do anel.
Christopher reuniu de maneira única as muitas versões que o pai fez para esta cerne tão própria e peculiar.
Algumas com aqueles pequenos toques de contos dos Grimm e Hanz Andersen, as muitas fases de "Sauron" e a presença maligna de Morgoth… enfim. Tolkien muda e desmuda muitas vezes a história até chegar ao seu tom. O tom que será conduzido no Silmarillion.
A genialidade das "lendas" contadas em verso e prosa, faz parecer que estas personagens podem ou não realmente ter existido - naquele mundo, daquela forma.
Eu simplesmente amei.

Ivonete 06/10/2023

Que J.R.R Tolkien foi um gênio, ninguém tem dúvidas.

O legendário fantástico que ele criou é complexo e completo em sua mitologia, um trabalho de uma vida, mas incompleto em termos de finalização, infelizmente para nós que queríamos muito mais desse universo.

Por isso o trabalho de Christopher Tolkien é impressionante, que conseguiu reunir tantos fragmentos de seu pai para compor um livro que se torna completo.

O conto de Beren e Lúthien é uma das coisas mais belas e puras que já li na vida. Comparo-o apenas ao de Aragorn e Arwen, que também é belíssimo (e só digo que gosto mais desse porque a construção do personagem de Aragorn em Senhor dos Anéis conquista qualquer leitor).

Luisa 23/02/2022

Tinúviel, Tinúviel
Tem informações inéditas do conto de Beren e Luthien mas a maioria são histórias já presentes no Simarillion reescritas de formas diferentes.

Grande parte do livro são extratos da Balada de Leithian, a história do icônico casal contado em verso. Tenho dificuldade em compreender o fluxo de declamação de poemas mas aqui, mesmo meio truncada, consegui entender o que estava sendo passado. Ronald Kyrmse está de parabéns com essa tradução.

Foi ótimo relembrar coisas da minha Era favorita.

Môny 21/01/2021

Nesse livro foi possível, além de adentrar mais ainda nesse conto que é um dos três Grandes Contos de Tolkien, perceber um pouco do processo de criação, a magnitude das ideias dele e como a obra em si é viva, vai se modificando através dos anos da Terra Média e dos de vida de Tolkien.
É uma leitura mais densa, ficando entre o Silmarillion e o Senhor dos Anéis. E a leitura na forma dos versus que narram a história é diferente e me surpreendeu bastante de maneira positiva, apesar de ser mais difícil pra mim do que a leitura no estilo normal dos outros livros.

Wagner Coelho 25/01/2021

Para quem é fã
A história de Beren e Luthien é contada no O Silmarillion. Até então eu acreditava que ela era contada em partes e que uma história completa e cheia de detalhes seria contada nesse livro... Mas me enganei. Essa versão nada mais é do que um monte de trechos da história escrita por Tolkien através de anos. Em outras palavras, você vai ler várias e várias vezes a mesma história dentro do livro, contadas de formas diferentes. Isso me leva a outro ponto: boa parte (uma grande parte) é escrita em forma de poemas, o que não me agrada muito, ainda mais levando em conta que já conheço a história. Aí vem versões diferentes, correções que foram feitas, mudanças nos rumos e etc. Na minha opinião, vale a parte que está no O Silmarillion. Este compilado vale pra quem é muito fã e quer ter todo material escrito durante anos, pra quem só quer uma boa história a parte contada no O Silmarillion já é a mais bem organizada e coerente.
No fim das contas eu fiquei um pouco triste por não ser uma versão "completa" da história, já que eu amo a história de Beren e Luthien.

LGPLAUCK 30/12/2021

A balada de Beren e Lúthien compõem parte da mitologia da Terra Média, apresentando a improvável história de amor entre um homem e uma elfa (há variações, mas prefiro escolher essa) e todos os percalços que o casal enfrenta, ainda durante a Primeira Era. Aqui neste livro o leitor é apresentado à diferentes variantes e trechos desta história. Por não existir uma definição de qual versão é a correta, acaba sendo uma leitura mais cansativa. Importante para os fãs mais fervorosos, mas dispensável para os demais.

Carol 02/05/2022minha estante
Mas esse homem tá muito poético ??????

Natalia (Vitória) Sousa 12/06/2021

Muito bom ver a evolução do conto.
Um pouco complexo pra mim rs.
Leitura enriquecedora da mitologia Tolkien.

Rafael 15/07/2021

Livro para curiosos
É um livro que trás mais detalhes sobre a história e evolução do texto já contado no Silmarillion, pra quem quer se aprofundar mais, vale a pena, pra quem só tem interesse na história em sim, fica só no Silmarillion que já tá de bom tamanho.
Soph 15/07/2021minha estante
Aaaa deu vontade deee

Soph 15/07/2021minha estante
Ler*

Leonardo 21/07/2023

O livro narra a épica jornada de amor entre o humano Beren e a elfa Lúthien.

A combinação de poesia, lendas e aventura confere à narrativa uma profundidade única, e o romance central entre Beren e Lúthien é emocionante e tocante.

Contudo, a estrutura fragmentada e as várias versões da história podem dificultar a leitura em alguns momentos.

Bibi 04/08/2021

Aff
Entre os filhos de hurin, a queda de gondolin é esse o meu preferido sem sombra de dúvidas foi esse nossa sem condições eu adorei muito li mega rápido foi muito bem contato é tem um romance lindo

Igor14 10/08/2021

Beren e Lúthien
Um livro muito legal sobre o passado da Terra Média. Tolkien faz jus ao título que recebeu, é realmente um dos pais da fantasia.