Era da pós-verdade

Era da pós-verdade Ralph Keyes

Resenhas - Era da pós-verdade

Marcelo 22/03/2020

Pós-Verdade... estudo sobre as mentiras
É um livro que traz muitas informações, dados, pesquisas e histórias de mentiras e pessoas mentirosas. A tese do livro não é que, necessariamente, a gente está mentindo mais.. mas que há uma tolerância maior para com a mentira, que temos uma onda da narrativa (que tudo é construído e válido, portanto), que há o impacto da mídia online e das redes sociais, ao tempo que estamos mais anônimos. Isso levaria a uma sociedade da desconfiança, que pode ser algo muito ruim. O autor também sustenta a ideia de que a pós-verdade é um fenômeno que aparece da pós-modernidade... mas não algo tão direto. No geral achei o livro cansativo... fica muito nos exemplos e poucas discussões... Além do mais o foco é a questão da mentira (e não da pós-verdade, que tem outras questões).

Luiz Carlos 10/05/2020

Não era o que eu esperava
O livro traz relatos de desonestidade em diversos contextos, de políticos a celebridades, aparente ser mais um lembrete da importância da honestidade e não uma reflexão ética e moral sobre a questão da desonestidade e o peso dela em nossas relações presentes e futuras.

Cassiano 29/05/2020

Pós-verdade: a vitória da mentira?
Essa leitura nos leva a perceber que mentir é uma atitude inerente ao humano e as diversas sociedades já existentes; alem dessa afirmativa o autor sutilmente vai apontando os mecanismos que facilitaram o surgimento de uma outra categoria entre a mentira e a verdade - A MENTIRA ACEITÁVEL - É aceitável porque possui uma narrativa que agrada certos ouvidos. percebermos através do textos alguns mecanismos que corroboram o cenário da pós-verdade: a televisão, a imprensa, o anonimato permitido na sociedade moderna, o esfacelamento dos laços comunitários, etc. O texto não nos desanima na busca da verdade, mas ao contrário incentiva-nos na busca do fortalecimento da honestidade/verdade, dando a entender que uma sociedade forte é aquela que não concorda com a mentira travestida de verdade (fake-news).