Por Trás do Véu

Por Trás do Véu Esmie G. Branner

Resenhas - Por Trás do Véu

Josy-chan 08/11/2010

O livro não é ruim: É MUITO RUIM!
Bom, essa é uma historia auto biografica da tal de Esmie... e eu afirmo sem culpa ou dó: a Casa Publicadora americana tinha que sentir vergonha de ter impresso esse livro, e a CPB devia se esconder por ter traduzido. Que horror!

O livro não é ruim: É MUITO RUIM!

A tonta aqui foi levada pela capa. Meio feminista que sou, achei que o livro fosse um daqueles livros que a mulher tem coragem, força, etc..e luta por sua fé! Ledo engano!

Primeiro: a tal de Esmie (cristã), se apaixona por um muçulmano (isso nos EUA), os dois transam e ela engravida. E então eles se casam! O livro dá a entender o tempo todo que ela se culpou por causa da gravidez e nao do sexo antes do casamento. E a autora ainda fala que a sexualidade devia ser debatida na Igreja! E eu que pensava que igreja era lugar de discutir teologia!

Daí eles vao morar no Oriente Medio. Lá a doida é espancada pelo marido, tem um filho atras do outro e é proibida de ser cristã. Só então ela decide ser cristã de verdade.... e continua apanhando, etc...

Isso lá se vão umas 100 paginas sem CONTEUDO NENHUM a não ser ela se tratar como uma santa, martir cristã, sendo que ela estava no Oriente PORQUE QUIS... sendo que ela casou PORQUE QUIS... ETC....E lá pela pag 130 o marido arruma uma amante e a larga...E ao inves dela agradecer a Deus pq se livrou do traste, ela entra em desespero PORQUE AMA ELE!

(aqui vem uma pausa pois eu xinguei tanto a mulher com tantos palavroes que conhecia...e alguns que eu inventei)...

Então retomei o livro...
Após isso, ela tenta reconquista-lo, mas ele nao a quer mais... então ela volta pros EUA... e la conhece outro homem.. e se casa de novo! (Mas esse homem foi dado por Deus)...

FIM.

Sinceramente, como alguem nao tem vergonha de escrever uma historia dessas?
Pri 19/04/2011minha estante
kkkk Adorei sua resenha!
Bem, fui seduzida pela capa... mas 'vendo' por alto a história... nem me darei o trabalho de ler, pq sei que ficarei enfurecida tb! =D

Josy-chan 19/04/2011minha estante
Pri, pois é... hahahha... eu ainda espero encontrar um livro de um "José" "Paulo" etc, feminino... uma mulher que de orgulho... continuo na busca^^ hehehe

Jeisy 27/08/2011minha estante
Voce devia ter vergonha por estar falando dessa forma, pois se Deus permitiu que esse testemunho fosse publicado Ele tem um propósito. Não devemos acusar ninguém, o passado e os erros cometidos por Esmie, Deus perdoou, e quem acusa é o Diabo. Deus nos diz que devemos reter o que é bom, e tenho certeza que a historia dessa mulher pode ser um exemplo pois Deus agiu na vida dela. Santa ela não é pois é pecadora como eu e vc, então antes de falar contra os ungidos do Senhor, ore e reflita no que vai falar, pois tudo na vida tem consequências.

Josy-chan 27/08/2011minha estante
Aham Jeyse... vc é mais uma daquelas que acredita em tudo que lê?
Testemunho desse tipo, que rebaixa o sexo feminino a uma meris "mulher de malandro que gosta de apanhar" eu dispenso.

Senta lá, Claudia e passar bem!

Jeisy 29/08/2011minha estante
A questão não está em acreditar ou não, particularmente pude tirar algumas lições em relação a minha vida espiritual, o tempo que tenho passado e dedicado a Deus, tentei extrair o que poderia melhorar a minha vida.
No entanto eu estava apenas falando em relação a como vc criticou, eu só peço que pense antesde criticar, o nossso dever como critãos e orar pelo outro e não de acusar. Cada um tem seu ponto de vista, e interpreta de formas variadas, mas pense quew se Jesus estivesse no seu lugar o que ele faria?
Sei que vc não ficou satisfeita com o que leu, mas pense antes de falar, Tenho certeza que se DEUS permitiu que o livro fosse publicado Ele tem um objetivo, eu pude tirar uma liçao pra minha vida independente de ter gostado ou não da história. Só penso que seria mais interessante tentarmos olhar o que o outro fez de bom e deixar o ruim para o diabo. Minha intenção com essas palavras não é afrontar, apenas induzir a reflexão, ore ao Senhor e tente se colocar no lugar de Deus tente imaginar o que Ele faria se estivesse no seu lugar.

Josy-chan 30/08/2011minha estante
Ok, respeito a sua opinião, mas também peço que respeite a minha. Para mim, mulher que apanha e ainda ama o agressor, ou é uma baita de uma piranha, ou é uma tonta. De cristão, não vi nada no livro.

diih 21/03/2013minha estante
querida! se você começou não gostando, porque leu o resto?

Sulamita 02/04/2013minha estante
eu não sei se leio ou não leio esse livro...
vi muitas criticas sobre ele, mais tb vi muitas coisas boas sobre ele... e se elefor sobre essa mulher tontona ai do jeito q vcs etstao falando, creduu tenho certesa q vou odiar, e vou ficar com muita raiva... mais e se ele for bom?? afinal cada um tem a sua opinião...
preciso de uma opiniao final laio ou não leio??????

Josy-chan 30/12/2013minha estante
Pri, obrigada. Descobrir que criticar livro cristão é sinonimo de dar a cara a tapa. As "ovelhinhas" esquecem o amor ao próximo quando alguém não segue a manada.. kkk...

Queli 25/12/2014minha estante
Oi, Josy
Quero te sugerir o livro "Infiel, a História de uma Mulher que Desafiou o Islã", a autobiografia de Ayaan Hirsi Ali. Nesse livro você vai encontrar tudo que você esperava encontrar nesse outro que você leu: Coragem, força...enfim, uma mulher destemida que enfrenta todas as restrições impostas por uma sociedade islâmica. Tenho certeza que essa é a narrativa que você procura!

Fantine 04/06/2015minha estante
Li um capitulo e não gostei nem um pouco, pensei em largar o livro e fui ver as resenhas aqui
A sua me ajudou kkkk, obrigada!

Marina 11/01/2016minha estante
É importante lembrar que não devemos julgar as mulheres que sofrem violência e muito menos colocar a culpa nelas, como ocorre na opinião classificada aqui como "resenha". A personagem do livro, muito mais do que uma mulher que apanha (lembro de ter lido uma ou duas vezes sobre violência física), sofreu pressão psicológica e assédio moral para que se convertesse ao islamismo, do contrário ficava sem comida e sem os filhos.

A realidade feminina em muitos países é justamente da forma que ela colocou no livro, nem a embaixada podia ajudá-la a sair do país. Portanto, foi muito mais do que uma questão de escolha. Para quem é cristão o livro é inspirador, mostra a força de uma mulher para se manter firme em suas crenças sem ceder à pressão. Com certeza, muitas mulheres nas condições dela negariam sua fé por medo ou pelo cansaço.

Ela não era uma mulher "tonta" como muitos disseram por aqui. Era uma mulher ocidental, cristã, vivendo em um país com uma cultura totalmente diferente, passando fome e sendo separada dos filhos. Se em nosso país, onde temos muito mais liberdade, muitas mulheres sofrem violência e ficam caladas, imaginem o drama dela.

É preciso entender a história além da óptica ocidental. No Brasil todo mundo pode manifestar sua fé, ela não podia ter um livro cristão porque corria o risco de morrer. É muito fácil julgar uma pessoa sem tentar compreender os motivos dela. Muitas mulheres como ela se mudam para esses países sem ter noção da realidade e acabam se vendo sem saída.

Só para finalizar: ninguém é culpado por sofrer violência, seja física, seja psicológica. Nada justifica a violência.

Para os cristãos e para quem tem cabeça aberta, vale a leitura para aprender um pouco mais sobre as condições das mulheres e dos cristãos nesses países, além de entender mais sobre a fé cristã.

Patricia Dias 10/12/2016minha estante
Parabéns pela franqueza!

Jeanne 17/04/2019minha estante
Me diverti muito com a sua resenha. Parabéns!!!

Ivanildo.Lima 03/07/2020minha estante
Por que julgar a coitada da personagem, se uma das características mais comuns da maioria das mulheres é apreciar um belo traste? Se ela amava o cara, paciência, oras. Infelizmente, ela vivia num contexto cultural no qual as mulheres não tinham muito poder de se manifestar. Aos poucos isso está mudando, assim eu espero. Avaliar um livro é algo muito subjetivo.

Diego 26/06/2017

O livro não é bom: É MUITO BOM!
A história de vida de Esmie G. Branner é uma inspiração a todas as mulheres que são vítimas de violência doméstica, assédio mortal e até mesmo carcere privado. A edição de bolso foi muito bem editada e traduzida. A leitura é fluida e de fácil entendimento. Um grande trabalho da Casa Publicadora Brasileira e da Pacific Press.

O Livro não é bom: É MUITO BOM!

A história se inicia entre o fim dos anos 70 e início dos anos 80. Esmie foi criada em uma tradicional e conservadora família cristã americana. No fim de sua adolescência Esmie se muda da casa dos pais e ingressa na universidade, onde conhece seu "príncipe encantado". Um rapaz muçulmano, amigo de seu irmão.

Esmie apaixona-se por Mohammed e os dois começam a namorar. No início o relacionamento parece ser um conto de fadas; Os dois fazem planos juntos, tem sonhos e esperanças. Mohammed se mostra extremamente atencioso e solicito, preocupado e carinhoso. O homem perfeito.

Esmie engravida do primeiro filho e acusada pela consciência, decide retornar a antiga igreja que frequentava, abandonando Mohammed. Um tempo depois após juras de amor eterno e lisonjas. Esmie cede mais uma vez e casa com Mohammed.

A medida em que os primeiros anos passam, o casal acaba tendo mais filhos, um casal de gêmeos e duas meninas. Após o nascimento da última filha do Casal, Mohammed recebe uma oferta de emprego na Arábia Saudita.

O Casal se muda para a Arabia e lá, a máscara de Mohammed cai por terra. Disposto a manter o orgulho muçulmano perante sua família e amigos, Mohammed aos poucos vai se tornando cada vez mais covarde, violento e psicótico.

Presa em um país muçulmano, a milhares de quilômetros de casa, Esmie encontra-se sozinha e sem esperanças. Sem passaporte para fugir do país.

Ao redescobrir sua fé em meio ao exílio e decidir por ensinar seus filhos sobre o amor de Cristo, Esmie sofre todos os tipos de abuso físico e psicológico nas mãos de Mohammed, desde agressões, assédios morais por parte de líderes religiosos islâmicos, sofre pressões psicológicas, e tem seus filhos raptados como forma de pressioná-la a se dobrar a religião islâmica. Com um dia marcado para morrer, Esmie entrega sua vida e a vida de seus filhos nas mãos do Senhor. E recebe um milagroso e maravilhoso livramento.

A história de Esmie G. Branner é uma história de amor, fé e perseverança. Mostra como Deus pode resgatar aqueles que a eles entregam sua vida, independente das circunstâncias em que se encontra.

Esmie é um exemplo de mulher e mãe cristã que se recusa a abandonar sua nova fé e seus princípios, mesmo em face de abusos e ameaça de morte.

Um livro que não é apenas bom: É MUITO BOM!
Aldair 29/11/2023minha estante
Tenho muito medo de estereótipos criados por pessoas sem o temor a Deus. Estas, não conseguem ver além das linhas, ou seja, "(...) o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". Excelente tua contraposição, Diego. Por tua visão sobre o livro, lerei! Um abraço!

Millena.Moreti 31/03/2021

Por trás do véu
O livro aborda vários pontos super delicados, que precisam ser mais vistos. Tem várias problemáticas, mas passa uma mensagem importante, cabe a cada um de nós entender.

Fer 05/06/2023

Como seguidores de Cristo, frequentemente só O deixamos realizar as coisas que nos parecem possíveis, aquelas que podem ser vistas e explicadas pela lógica. Quando pedimos a Deus para fazer o impossível, geralmente desacreditamos antes mesmo de Ele agir e, raramente, chegamos ao ponto de O conhecermos o suficiente para ter a fé fortalecida.

Sara.Marques300 10/07/2017

Mais ou menos.
O que me levou a ler esse livro foi a capa e descrição contida nele. Fiquei animada com o início do livro, porém quanto mais eu lia mais perdia o interesse. Eu confesso que esperava mais desse livro e estou um pouco decepcionada por não ter escolhido outro livro. A tal de Esmie por fim, à considerei uma "besta", Mais devemos levar em conta que é um livro cristão e tal. E devemos nos alegrar pelo seu ato de perdão e pelas suas experiências espirituais. Sem mais delongas não lerei outra vez ??

guto 11/04/2021

Só li porque a escola mandou, mas até que a história é bem interessante. Acabou que li em um dia kkkkkk
Gabi 07/06/2022minha estante
Eu também.... KKKKKKKK

mylla 16/04/2021

Inspirador
Eu amei ler esse livro, uma verdadeira historia de fé e amor a Deus, milagres e amor infitino de Deus por seus filhos.
A fé dessa mulher é incrivel.
Linda historia. Tipo de livro que todos deveriam ler.

Gisele 10/10/2022

Uma mulher inspiradora!!!
Um livro forte, com temáticas pesadas envolvidas em um relacionamento abusivo, choque cultural consequências das nossas escolhas e o grande conflito entre o bem e o mal. Mas eu gostei muuuitoo! A autora escreve com palavras simples, numa linguagem fácil e gostosa de ler, gerando identificação com o leitor! Você começa e não quer parar de ler! Há inúmeras histórias de milagres e cuidado de Deus que vão te fazer confiar ainda mais Nele e em Seu poder, e a buscar cada dia forças do Alto para superar as dificuldades e inúmeras lutas que nos sobrevem! Vale a pena ler!

Pam ou Iza 21/06/2023

Muito perfeito, além de retratar da vida real. Você sente tudo que ela passou e percebe o quanto ela foi muito forte.

Mahhnu9 10/04/2024

O livro não é ruim.. é péssimo
Me inspirei no título da Josy-chan, ela fez uma crítica sobre este livro e eu não poderia concordar mais!
(08/11/2010)

Eu, como cristã. Nasci em um lar adventista e professo a mesma fé que a protagonista do livro.
E eu apoio de todo o coração, que pessoas divulguem a palavra de Deus e falem sobre suas experiências divinas.. MAS, tudo tem um limite! Uma coisa é você ser criada em uma região onde te obrigam a professar/seguir uma fé que você não crê, outra coisa é casar tendo conhecimento dessa realidade e OPCIONALMENTE ir para o país onde todo mundo sabe que não se tem liberdade religiosa, e que tratam as mulheres de maneira inferior.
Você mesma se põe nessa situação, e quer se tratar como vítima?

Enfim, tive que ler por conta da escola? mas vamos para a resenha:
Essa é uma historia auto biográfica, que conta a história de uma tal de Esmie (vulgo crist?), que vai para os EUA e se apaixona um muçulmano de uma banda ai.
Eles se ?conhecem melhor? e ela engravida ? daí então eles se casam.
E pasmém! Eles vão morar no Oriente médio porque o cara tá falido.
Daí ela sofre certa violência por parte do marido, tem 5 filhos com ele, e adivinhem???
Ela OBVIAMENTE não pode professar a fé dela. Sem contar que ela passa a impressão de querer sair como vítima sempre.. mas ela está lá porque quis! Uai ninguém apontou uma arma na cabeça dela e disse: você vai sim.
Moça, sinceramente qualquer um (mesmo na época que se passa o livro) tinha conhecimento do qual machista era a sociedade, quem dirá no ORIENTE MÉDIO ? você endoidou? ?Ai mas é amor?? vou nem falar nada pra n perder meu réu primário.

Enfim, pelo final o marido nojento dela arruma uma amante e larga ela com 5 crias.. assim?! Ótimo pra ela né?? Se livra daquele estrume? mas ela entra em desespero porque ama ele e não faz nada. ?

Assim, vamos lá. Eu entendo, o quão doloroso pode ser você deixar alguém que você ama para trás, mesmo sendo uma pessoa que lhe faz mal. Muitas mulheres não denunciam contra a violência por conta de medo ou por dependência emocional..
Eu entendo.. mas qual é?! O cara deserdou TEU FILHO porque ele queria se batizar ???

Okay.. voltando.
Dps de se ?humilhar? um pouco e não conseguir o marido lixo de volta, ela FINALMENTE volta pros EUA. (?)
Final feliz?

Ela conhece outro homem ai (nem lembro o nome) mas ele é enviado de Deus, cristão e é isso :)
Cabo?