O Grande Conflito (From Here to Forever)

O Grande Conflito (From Here to Forever) Ellen G. White

Resenhas - O Grande Conflito

Joao366 10/04/2024

O livro traz boas referências e conta de maneira detalhada a história do movimento protestante até o surgimento da Igreja Adventista, embora carregada de uma narrativa maniqueísta, na qual os protestantes eram sempre os “anjinhos” perseguidos e a igreja católica era a grande vilã malvada. Se você for católico, a obra com certeza te fará perder a cabeça. Entretanto, funciona muito bem para conhecer a história da Reforma Protestante e seus reformadores, muito além de João Calvino e Lutero. Vale ressaltar que O Grande Conflito” é perfeito para quem quer aprender sobre a história da Igreja Adventista; suas interpretações proféticas, como a profecia das “2.300 tardes e manhãs”; a perseguição; o milênio; segunda vinda de Cristo e a Nova Terra; alguns dos seus principais valores e doutrinas, como o sábado como dia santo e a infalibilidade da Bíblia. Sério, tudo o que está descrito na obra é o que os adventistas do Sétimo Dia acreditam até hoje e defendem com unhas dentes, vai por mim.

Ainda assim, existem alguns pontos bem incômodos. Primeiro, como já mencionei, algumas religiões são bem criticadas, à exemplo do judaísmo (regras penosas sobre o sábado), espiritismo (imortalidade da alma), e sobretudo, o catolicismo (mudança do sábado para o domingo). O egocentrismo de se achar com a verdade absoluta aqui, comum a muitos cristãos, beira a intolerância religiosa.

Existem alguns comentários e afirmações em torno da história geral do ocidente que são bem estranhos. Ela chega a afirmar que a “guerra contra a Bíblia” foi o que levou a Revolução Francesa. Não sei se ela falou isso por “liberdade poética”, mas, sem sombra de dúvida, faz qualquer historiador ficar maluco. Também é bem estranho ler ela elogiando à liberdade civil e religiosa como princípios fundadores da República norte-americana sem nem, ao menos, mencionar o racismo e a escravidão no país. E olha que o que essa mulher mais gosta de fazer nesse livro é criticar as coisas.

Outro ponto, que é incômodo, mas que é algo que já devemos estar acostumados, pois todo mundo faz isso, é o fato da autora adicionar comentários sobre o texto bíblico com interpretações carregadas de subjetividade, como no primeiro capítulo em que ela faz quase que uma análise psicológica de Jesus quando o mesmo chorou ao ver Jerusalém (Lc 19:41). Ela afirma que ele chorava pelos milhares de condenados em Jerusalém. Algo que não está descrito na Bíblia de maneira nenhuma, mas, com sua autoridade profética, ela afirma.

E o que mais me incomodou, mesmo que ela não tenha abordado tanto no livro, foram alguns acenos ao negacionismo científico. “Deus permitiu que uma forte luz fosse lançada sobre o mundo na forma de descobertas científicas. No entanto, se a palavra de Deus não foi o guia, até mesmo as mentes mais brilhantes ficam confusas ao tentar compreender com a ciência e a revelação se harmonizam”. Sério isso? Ela mesma pontuou que Guilherme Miller não encontrou evidência fora da Bíblia para existência de Deus. “Como podemos provar que esse ser existe? Fora da Bíblia, eu não conseguia encontrar nenhuma evidência da existência de tal Salvador, nem mesmo de uma vida futura. […] Fui forçado a admitir que as escrituras precisam ser a revelação de Deus” (Guilherme Miller). Tentar unir ciência empírica e religião é um dos primeiros passos para terraplanismos e anti-vacinas.

Enfim, vi uma crítica por aqui que menciona três tipos de pessoas que irão ler o livro com diferentes interpretações. Tomo a liberdade de adicionar um quarto tipo de pessoa: o “crente emocionado” que não tem a menor capacidade de lidar com a diferença e o pluralismo de ideias ou opiniões e, por isso, irá engolir cada palavra de “O Grande Conflito”. Ai daquele que criticar uma linha dessa obra “magnífica e irrefutável”.

Gabriel1994 19/01/2024

Excelente livro para quem vusca aprender sobre a voltavde Jesus, a Nova Terra, sobre os fundadores do protestantimo e sobre todas as fases da igreja!

Lalis17 24/12/2023

"A morte já não mais existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor porque as primeiras coisas passaram."
A leitura nos faz refletir como é importante vc ter certeza que sua vida não se resume nesse mundo, que Jesus através do seu sacrifício na cruz provou a malignidade de lúcifer e de seus enganos. E assim todo aquele que aceita o Senhor como Redentor, é livre e recebe o passe pra entrar na Nova Jerusalém! Eu recomendo a leitura ? é excelente.

Gabriela 27/09/2023

Gostei muito do livro, através da leitura pode saber algumas coisas que não sabia que havia acontecido.

Kari 21/08/2023

Inicialmente denso, mas muito relevante e bom
O início foi bem denso de ler, muitas informações a respeito de homens de Deus que deixaram marcas na história. Depois de conhecer esses homens, o livro finalmente discorre sobre o fim do mundo e de como nós cristão devemos nos preparar e saber. É bem impactante, acessível e que recomendo ler com calma, um capítulo por dia.

Bruna244 29/07/2023

Importantíssimo
Livro extremamente importante pra quem quer estudar as profecias de Daniel e sobre apocalipse.
Ellen G. White extremamente dedicada a nos ajudar.

Vits 18/07/2023

O relato sobre a realidade da vida
"O Grande Conflito", escrito por Ellen G. White, é um livro que aborda temas religiosos e espirituais, apresentando uma perspectiva bíblica sobre o conflito entre o bem e o mal. White, uma influente líder religiosa e uma das fundadoras da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apresenta nessa obra uma visão ampla e profunda sobre a história do mundo, desde a queda de Lúcifer até a segunda volta de Jesus Cristo.

O livro é dividido em três partes: "A Destruição de Jerusalém", "A Idade Média", e "Os Tempos do Fim". A primeira parte examina a destruição de Jerusalém em 70 d.C., apresentando-a como um símbolo da futura destruição final da terra. White descreve os acontecimentos de forma vívida, detalhando a transgressão de Israel e a subsequente invasão pelos romanos.

Na segunda parte, a autora explora a Idade Média e as ações da Igreja Católica Romana durante esse período. Ela descreve a perseguição dos cristãos pelo papado e a Inquisição, destacando as lutas e sofrimentos enfrentados pelos fiéis que se recusavam a se submeter à autoridade da Igreja Católica.

A terceira parte do livro se concentra nos "Tempos do Fim", abordando eventos proféticos relacionados ao retorno de Jesus e o fim do mundo. White explora temas como a marca da besta, o juízo final e a restauração final da criação. Ela apresenta uma visão apocalíptica do futuro, enfatizando a importância da preparação espiritual para a segunda vinda de Cristo.

"O Grande Conflito" é um livro denso e cheio de referências bíblicas. A autora apresenta uma interpretação peculiar das Escrituras, oferecendo insights e análises sobre passagens proféticas. Embora seja uma obra escrita por uma líder religiosa e focada em suas crenças, o livro tem uma abordagem ecumênica, sugerindo que a mensagem é relevante para todas as pessoas, independentemente de suas orientações religiosas.

Embora o livro seja uma leitura desafiadora, ele consegue envolver o leitor com sua narrativa cativante e reflexões profundas. Além disso, "O Grande Conflito" fornece uma base teológica sólida para aqueles interessados em assuntos religiosos e espirituais. No entanto, é importante ter em mente que a obra reflete as crenças específicas da autora e sua comunidade religiosa.

Eduardo Trotsky 12/07/2023

Pra mim, o livro ficou repetitivo próximo da metade. Tentei ignorar, mas a sensação me acompanhou até a última página. No mais, ele traz reflexões interessantes sobre o agir humano em diferentes tempos e acontecimentos da história.

Delma Gama 15/06/2023

Denso, porém edificante
De início eu fui apresentada a um contexto histórico extremamente interessante, perpassando os principais nomes reformistas da religião cristã. Esse parte foi bastante comovente, inspiradora e muito bem detalhada. Confesso que me declaro Cristã, mas pouco ou quase nada sabia dos precursores reformistas condenados pela Igreja Católica medieval - devido o fato desses homens creditaram somente às Sagradas Escrituras as leis infalíveis para se viver na terra.

Há muitas (inúmeras) críticas a Igreja Católica, especialmente ao seu sistema de papado e por isso não recomendo a leitura aos irmãos católicos convictos. Mas acredito que muito do apresentado é plausível.

Outro ponto que me chamou à atenção foi a remoção dos selos nas profecias do livro de Daniel. Certamente as predições estão corretas e fiquei boba com a capacidade de interpretação dos adventista nessas profecias, eles me conveceram. Especialmente sobre a entrada de Jesus Cristo no Santíssimo para interceder por nós.

Sobre o segundo advento (segunda vinda de Jesus), a autora faz uma longa discussão e é bastante categórica sobre o que irá acontecer, o que me leva a questionar muita coisa, pois já ocorreram equívocos de interpretação bíblica antes e acredito que nada impede que ocorram novamente. Apesar, concordo que o descanso no dia de sábado é importante, bem como os demais mandamentos, os quais devem ser mantidos incorruptíveis.

Mas reforço que tenho dúvidas sobre a interpretação do selo da besta que fora apresentada. Contudo, isso não impede a capacidade edificante do livro.

Maiane.Alves 27/05/2023

Esse livro conta sobre a guerra entre o bem mal ao decorrer de toda a historia da humanidade. Desde a criação ate a transformação do nosso planeta. E nessa leitura somos lembrados de que participamos nessa batalha espiritual diariamente. Eu em particular fiquei emocionada e apaixonada com tantos detalhes.

Jotta Cavalcanti 23/05/2023

Um resumo de tudo aquilo que foi [ e poderá ser?]
Todos temos escolhas a fazer na vida e essas escolhas, uma vez tomadas, nos leva apenas para dois caminhos - pois não existe termo ou uma terceira opção.

Ao ler este livro, me veio uma série de pensamentos sobre as críticas que fazia quando estudava religião, unicamente para refutar e para calar a boca daqueles que ficavam à querer dizer o que eu deveria ou não fazer... E quanto mais estudava, mais argumentos tinha contra para dizer - pois, os livros de história apresentava-me tragédia atrás de tragédia "causadas pelas próprias". E me vinha a pergunta: cada Deus aqui? (É claro, que os meus professores de redação, literatura e história do Brasil ajudaram nisso também - uma vez, que eles dizia que Deus não existia; a Bíblia era machista... e eu como um bom aluno, não questionava de primeira, somente depois quando ia para casa e estudava os livros, mas isso demorava para acontecer pois, não era de imediato que as informações me causavam impacto ao ponto de fazer-me aprofundar no assunto. Porém, um cena na sala de aula fez mudar tudo! Quando vi o professor de literatura querer jogar goela abaixo à uma aluna de que Deus não existia e eu vi àquela aluna - uma senhorita de idade, de 56 anos - a se tremer, mas convicta na sua posição. Que ela não havia causado e sim, ele. Eu até então, que admirava àquele professor, comecei a sentir um desprezo por ele, principalmente quando usou o meu exemplo (só porque eu lia os livros de Nietzsche) para com àquela aluna. Calado fiquei, porque àquilo tudo estava me fazendo processar a atitude não só desse professor, mas de outros também, das quais havia presenciado anteriormente - até porque eu podia concordar com ele, mas jamais obrigaria uma pessoa desfazer daquilo que ela acreditava. Acreditava no livre arbítrio, de você escolher e viver, sem interferência de alguém.. Isso tudo, fez-me estudar mais e mais sobre o cristianismo e tentando compreender o porquê das violências, já que eles falavam em amor. Mas, em um belo dia, ao estar tomando um vinho e escutando uma música de uma banda de metal sinfônico que sempre me incentivava a estudar e a ir na busca de conhecimento. Na música, me veio a ideia de estudar a Bíblia e deixar de lado os livros dos historiadores por um momento e foi ai, que tudo começou a fazer sentido e as inúmeras dúvidas e críticas que tinham sobre estavam sendo seladas / respondidas. Tudo que havia achado que teria perdido meu tempo em vão, havia ganhado sentido. Os livros de história que lia e me deixava mais confuso, passou a ter clareza em minha mente, desde então comecei a ver o mundo com novos olhos e este livro, O Grande Conflito, traz todo resumo de tudo que havia estudado pelos livros dos grandes historiadores...)

Este aqui és um livro escatológico, que falará do passado e presente (acontecimento históricos) e do futuro (acontecimentos proféticos baseado nas Escrituras Sagradas). Entretanto, vejo três tipos de leitores a ler este livro e isso digo, a leitores que leem mesmo: 1°) o leigo - que a cada página irá se sentir envolvido com as páginas que lhe acarreta; buscando sempre se aprofundar; tomar decisões etc.; 2°) O incrédulo - aqueles com ideias fixas na cabeça que irá debochar, criticar e encontrar defeitos em tudo, sem ao menos se aprofundar; 3° Que possue o conhecimento da história, principalmente da história do Cristianismo... Esses se forem sinceros hão de concordar, pelo menos na primeira e segunda parte do livro (uma vez que possam não acreditar em profecias e a terceira diz mais sobre elas).

A suma é: contra a fatos, verdadeiramente, não há argumentos! Aqui é de fato: 8 ou 80. Ou você aceita, ou você joga fora! rsrs

Leitura simples, com linguagem fácil, narrativa rápida e simples de entender.

Sou suspeito, mas eu recomendo a experiência ??

Bianca.Hartwig 18/05/2023

O grande conflito
Uma história bem importante,muito bem escrita,com uma linguagem bem acessível.O livro tem base bíblica,em tds capítulos tem um versículo ou outro é mt bom.Eu gostei bastante,aprofundou mais meu conhecimento da palavra de Deus,mas eu demorei muuito pra terminar.