O Grande Conflito (From Here to Forever)

O Grande Conflito (From Here to Forever) Ellen G. White

Resenhas - O Grande Conflito

wrodrigues 02/11/2009

Um dos pilares da filosofia adventista
A autora Ellen G White - considerada "profetisa" pelos Adventistas do 7º dia - tem, dentre os diversos título de sua autoria, o Grande Conflito como o seu principal "best seller". Um livro que tem como propósito desvendar a história do mundo à luz da Bíblia, mas que se confunde em declarações controversas - opiniões pessoais veiculadas como "inspiração divina" - da própria autora, além de esbarrar em dificuldades na questão de textos copiados de outros autores, o que vai de encontro com a honestidade e a credibilidade de Ellen White, que escreveu o livro em época de grande "efervescência religiosa" nos Estados Unidos, onde novas religiões como os mórmons (Smith) e os Testemunhas de Jeová (Russel) travavam uma guerra teológica e disputavam com unhas e dentes a detenção da "verdade bíblica" na busca por neófitos.

A principais dificuldades teológicas deste livro estão na profecia do "decreto dominical", na validação da falsa pregação de Guilherme Miller referente ao fim dos tempos em 1844 - e o desapontamento subseqüente - como um "sinal de Deus para o seu povo (Adventistas)", e o início do "julgamento" ou a "doutrina do santuário" onde Cristo passa a julgar os povos a partir desta data, dando um destino um tanto curioso e anti-bíblico para o texto de Daniel referente às 2.300 tardes e manhãs.

Baseado neste livro, a IASD (Igreja Adventista do 7º dia) se julga a última igreja remanescente do apocalipse e se diz a detentora da missão do "3º Anjo" de pregar a "última verdade" ao mundo. Mas parece que esse fato não corresponde a realidade e hoje a IASD tem tratado de amizade com a Igreja Católica que é duramente combatida nesse livro (http://adventistas.ws/papa.htm) inclusive adotando em 1980 oficialmente a doutrina da Trindade que era combatida pelos pioneiros desta igreja (http://adventistas.ws/pioneiros25.htm).

A Igreja Adventista apesar de pregar a breve volta de Cristo no livro Grande Conflito (inclusive Ellen White acreditava que seria em seus dias - Século 19), a IASD se tornou uma multinacional religiosa dona de diversas marcas como (para citar apenas algumas) fábrica de alimentos (www.superbom.com.br/), corretora de seguros (http://www.adventistrisk.com/languages/portuguese/portuguese.html / http://www.unibrasseguros.com.br) que são empresas com fins lucrativos.

Uma outra prova cabal da total falta de confiança na "volta de Cristo" pregada em "Grande Conflito" também pode ser configurada na aplicação dos dízimos e ofertas da IASD na bolsa valores americana (http://news.adventist.org/pt/2009/04/relatorio-de-financas-da.html).

Para concluir, este livro está protegido por direitos autorais e está sujeito às penas legais que ousar copiá-lo para livre distribuição, ou seja, até a venda do próprio livro que foi "inspirado por Deus em visão" segundo Ellen G White, está disponível somente para aqueles que possam pagar por ele ou ser presenteados por alguém, o que desconfigura a urgência da pregação desta mensagem e coloca um viés totalmente comercial numa "obra divina", que tem só nos Brasil mais de 1 milhão de consumidores fiéis (membros da IASD) que compram este e outros títulos para o enriquecimento desta organização religiosa.

Em suma, o Grande Conflito, Ellen White e IASD são uma colcha de retalhos, onde fica difícil achar uma coerência, um suporte, um parâmetro reto que possa endireitar os galhos tortos dessa religião cristã, que como a maioria dessas entidades é baseada na superstição, na perspicácia da sua liderança e na simplicidade de seus adeptos.
Silvio 01/03/2010minha estante
De pleno acordo!

Michael.Carvalho 08/06/2016minha estante
Prezado boa noite,

Este livro como todos os outros livros desta escritora cristã, são de domínio público, por tanto você pode ter acesso livre a todos ele, ou seja, grátis é isso mesmo que você esta lendo. Respeito sua liberdade de expressão porém não é verdade quando você afirma que este livro não grátis. pode baixar o aplicativo no seu celular, só é pesquisar que tem o aplicativo com o nome Ellen G. White.

boa noite e fique na santa paz de Deus.

Ivanilson 09/05/2018minha estante
nada a ver, resenha com várias incoerencias, O Grande Conflito, uma benção.

Tiago.Ribeiro 23/05/2019minha estante
Texto muito bom.

rafaaraujomesq 19/07/2020minha estante
Acho que os "pilares" de uma religião Cristã são a fé em Deus e a bíblia.
A Igreja Adventista faz diversos trabalhos voluntários no mundo todo como a missão Calebe, distribuição anual de livros, pregações em presídios, doação anual de alimentos, roupas e brinquedos além da ADRA que faz trabalhos ajudando pessoas que perderam tudo como imigrantes e vítimas de acidentes.
E você ñ precisa comprar o livro pois em todas as igrejas há um local com todos os livros da autora para pegar emprestado fora o aplicativo que tem todos gratuitamente.

Gomes.Sebastiao 22/08/2020minha estante
É verdade querida

Francisco.Wesley 02/05/2021minha estante
Colocoes vagas e sem compromissos com a verdade .

Hildebrando.Cerque 03/04/2023minha estante
Minha opinião sobre o livro O Grande Conflito...
Eu li esse livro quando tinha 17 anos, hoje tenho 60 anos. Esse livro sempre foi muito perseguido mesmo. O inimigo de Deus não quer que você leia o Grande Conflito pois sua mensagem irá transformar a sua vida. Por isso! Você não será o mesmo caro amigo! ACREDITE! Na época tive que acompanhar tal leitura com o auxílio de um dicionário pra conseguir entender as palavras rebuscadas de o Grande Conflito. Já li mais de 50 obras da Igreja Adventista. Não sou pastor. Confesso que o Grande Conflito é uma obra clássica de grande importância para leitura dos cristãos em geral, católicos, evangélicos, espíritas, ateus. etc.. não é um livro voltado para o consumo exclusivamente Adventistas. Bom se todo Adventista como eu, lesse esse livro. Acredito que pouco menos de 10% tem o hábito da leitura. Sabe por que você precisa Lê-lo?. O livro aponta o nascimento do protestantismo, fala com uma clareza maravilhosa e cristalina, fala sobre os reformadores, Lutero, Gerônimo, Wicleff, João Russ e outros que foram queimados em praça pública por defender a Bíblia com sendo a verdade, o período de supremacia papal e a perseguição religiosa imposta pela igreja Romana, a venda de indulgências, fala de forma brilhante como o evangelho a partir da perseguição imposta pela igreja, era anunciado pelos Valdenses, a reforma protestante, fala um pouco sobre o espiritismo, catolicismo o papado e o mais importante de tudo, a breve volta de Jesus em Glória e majestade. Então pelos temas, você pôde agora ter a certeza que é um livro indispensável para sua leitura. Há um conflito cósmico travado entre o Bem e o Mal e não querem que você saiba o que está por trás de tudo isso. Leia urgente o Grande Conflito e depois me diz por e-mail (hcerqueiram@gamail.com) o que você achou da leitura... Você precisa lê para crê... Eu Sou formado em Direito e Letras com pós-graduado na UNB, moro em Brasília, trabalho no judiciário Federal, concursado. Em 2023 e 2024 a igreja Adventista mundial, decidiu distribuir o Grande Conflito gratuitamente para quem quiser. Começamos distribuí-lo dia 01/04/2023.. Pelo preço de R$ 1.50 as editoras Adventistas estão publicando em todo mundo e em todas as línguas. R$ 1,50 não paga nem o papel, só ai vc vê que o objetivo da igreja é meramente missionário e não comercial como dito pelo senhor. Os direitos autorais são garantidos por Lei. Não se pode deixar uma obra clássica como o Grande Conflito sem uma proteção vulnerável a plagiadores adulterando seu conteúdo. Por isso, o livro o Grande Conflito é uma obra protegida. Procure uma Igreja Adventista do 7º Dia, uma Escola Adventista, um Hospital Adventista, a TV Novo Tempo, tudo que leva a marca Adventista. O que for mais perto da sua casa e ao chega lá diga que gostaria de ganhar um livro O Grande Conflito e você receberá gratuitamente. Se você quiser uma versão online gratuita pode baixar no site https://downloads.adventistas.org/pt/evangelismo/livros/livro-o-grande-conflito/
Uma versão com 280 páginas está sendo distribuída em todo o mundo em mais de 200 línguas. Hoje o Grande Conflito está muito bom pra se lê. Com a versão na linguagem mais atualizada, busca alcançar todo público em geral. Recomendo sua leitura. Experimente. Permita que o Espírito Santo de Deus possa te usar de tal forma para que você seja igual os Bereanos de Atos 17:11, 13. Esse grupo de pessoas de Beréia, na Macedônia, eram considerados mais nobres que os Tessalonicenses pois buscava estudar as escrituras para saber se de fato as coisas era assim. Não funde sua fé baseado na opinião de terceiros. Investigue a verdade. Vá fundo!. Cada pessoa tem sua cosmovisão de mundo, eu respeito todas as opiniões alheira embora não sou obrigado a aceitá-las como verdades absolutas. Que Deus te use ao tomar sua decisão de ler o Grande Conflito. Estou em oração por você prezado leitor...
Forte abraço. Hildebrando de Brasília.(Ajudo voluntariamente a Igreja Adventista como Ancião0.

Silvio 01/03/2010

Comecei a ler o livro e fiquei decepcionado. Puro fanatismo religioso com pouco conhecimento de religião e zero de conhecimento histórico-científico! O livro vê os fenômenos naturais e constantes, tais como eclipses solares e lunares, terremotos como prenúncio do fim dos tempos e a volta de Jesus. Critica violentamente várias religiões com base somente em outros textos também escritos por fanáticos sem conhecimento de causa. As religiões que ele critica e desaprova são de Satanás.
Thiago 04/09/2012minha estante
Concordo com você!

Matheus 20/10/2013minha estante
Não estou aqui para defender a autora nem o livro, mas a pontos incoerentes no seu comentário.
"Quando li a sinopse, pensei que fosse ficção ou algo científico que tentasse explicar as confusões e desentendimentos do mundo atual."
Qualquer um que ler a sinopse sabe muito bem que não são ssauntos científicos ou ficção. Bastava procurarsr na Intenet ou ler as informações que se encontram na catalogalização do livro; Lá diz: Escatologia, Adventisras do Sétimo Dia, doutrinas, etc... Então foi muito descuido seu.
"Comecei a ler o livro e fiquei decepcionado. Puro fanatismo religioso com pouco conhecimento de religião e zero de conhecimento histórico-científico! O livro vê os fenômenos naturais e constantes, tais como eclipses solares e lunares, terremotos como prenúncio do fim dos tempos e a volta de Jesus."
Você deve ser ateu, pois estes fenômenos estão na Bíblia. Você averiguou fonte por fonte para ver se o nível cultural e histórico é baixo?
Você quer que um livro religioso mostre fatos científicos? Este livro tem o fim de explicar a Bíblia e é escrito para pessoas religiosas. Livros religiosos científicos são aqueles que desejam explicar a existência de Deus para quem não acredita.
"Critica violentamente várias religiões com base somente em outros textos também escritos por fanáticos sem conhecimento de causa. As religiões que ele critica e desaprova são de Satanás."
O livro critica violentamente apenas o Catolicismo e o Espiritismo. (EGW critica outras religiões, mas bem pouco)
A finalidade do livro é converter as pessoas, então obviamente você não queria que ela falasse bem das outras religiões, que a dela.
Para concluir, não existe nenhum fanatismo no livro, pois EGW condena o fanatismo religioso no livro, então seria um pouco incoerente ela mesma fazer o que condena.

adaobraga 02/09/2010

Se fores ler, que leia a versão completa!
Este livro muito me ensinou. A autora é contestada por muitos grupos evangélicos. É alvo de várias acusações sobre, o que o grupo a que ela pertenceu crê sobre ela: que é uma profetisa. Fora isto, a autora escreveu bem este livro, e outros livros que também li da mesma.

Este livro, O Grande Conflito, tem como objetivo delinear a história do bem contra o mal, de Deus versos o Diabo. A igreja e a grande perseguição.

A autora começa escrevendo sobre a inspiração divina sobre os homens. Que há uma processo. Em seguida escreve sobre o papel dos judeus na história de muitas religiões, em especial do cristianismo. Escreve como foi que, os mesmos perderam a oportunidade de juntamente com Jesus, estabelecer uma igreja cristã judaica. Neste ponto, ela começa com o povo judeu. Passa para igreja cristã primitiva, chega até a igreja católica, e vem avançando na história.

Ela vai emendando os eventos histórico desde então. Passa pela grande perseguição da igreja cristã pelo império romano. Conta com a igreja resistiu. Como se popularizou. Como surgiu a igreja católica e veio então uma grande degeneração espiritual, moral e ética sobre o cristianismo.

Em seguida, faz duras revelações sobre a igreja católica Romana. Como perseguiu, como matou, e como destruiu homens, mulheres, crianças, vilas e cidades.

O surgimento da reforma protestante. Os grande lideres cristãos em alguma épocas tais como: João Wiclef, João Huss, Calvino, Martinho Lutero. Evidente que não trata de pontos mais polêmicos quanto a Calvino por exemplo, mas, apresenta uma boa linha de informações da vida destes homens.

Aborda também o surgimento da Igreja Adventista do Sétimo dia. Conta como foi que surgiu. Explica pelo menos duas ou três bases doutrinárias da Igreja Adventistas. O livro, ao menos o que li, traz alguns capitulos enfáticos do ponto doutrinário adventistas. Aponta o pontificie católico como uma representação do poder final da Besta 666 apresentada no apocalipse.

Outras versões reduzidas e editadas para agradar alguns acordos feitos, mutilaram a obra. Se fores ler, que leia a versão completa. Não se deixa enganar com uma versão deformada. A versão completa é muito melhor do que a versão editada.

O final do livro é surpreendente. Eu costumo dizer que o livro começa com o povo judeu, passa pela igreja cristã, passa pela reforma, chega na igreja adventista, batista, presbiteriana, testemunhas de Jeová, igrejas pentecostais, e termina com apenas dois lados, é este o grande conflito: O mundo versos o povo de Deus neste mundo.

O capitulo final ela começa dizendo: É a meia-noite que Deus escolheu para resgatar o seu povo... já não existem igrejas. Já não existem denominações. Não existem tantas divisões doutrinárias, existe apenas, os que estão do lado do bem, e os que estão do lado do mal. Eis ai o final do Grande Conflito.

É instrutivo em vários aspectos. Faz tempo que o li, mas, ainda me lembro de várias partes do livro. Esta resenha é prova de que li bem lido, e que o livro de fato faz sua parte como literatura: informa!
leao 05/09/2011minha estante
rodrigo,cada dia que passa sinto o conflito ceus esta mudando de cor,episodios do livro esta acontecendo pergunto a vcs estao preparados

Kethully.Sabrine 12/04/2016minha estante
Menina já li e várias vezes, a versão editada. Agora com o seu comentário, decidi que vou ler a versão completa! Obrigada por escrever. Deus abençoe sua vida! Um abraço. :)

Robison 08/10/2022

MUITO BOM!!!!
White, Ellen G., ?O grande conflito?. Tradução de Hélio L. Grellmann. ? 7 ed. ? Tatuí/SP: CPB, 2004. 383 p.

Ellen White com nascimento em 26 de novembro de 1827 em Gorham (Maine), nos Estados Unidos e morte em 16 de julho de 1915 em Santa Helena, Califórnia, foi uma escritora norte-americana e co-fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Considerada uma das escritoras mais significativas da literatura adventista norte-americana, escreveu mais de 5 mil artigos e 40 livros. Suas obras tratam de teologia, evangelização, vida cristã, educação e também saúde, uma vez que era defensora do vegetarianismo.
Nos seus livros ela evidencia a existência de um grande conflito cósmico sendo travado entre o bem (Deus) e o mal (Satanás). Esse conflito é chamado de ?O Grande Conflito? e foi fundamental para o desenvolvimento da teologia adventista.
Entre seus livros destacam-se: O Grande Conflito (1858), Testemunhos Para a Igreja (1868), Paz na Tempestade (1892), Obreiros Evangélicos (1892), O Libertador (1898), O Desejado de Todas as Nações (1898), A Ciência do Bom Viver (1905) e Mensagens aos Jovens (1910).
O livro inicia com uma visão histórica, que começa com a destruição de Jerusalém em 70 dC, aborda o movimento da reforma e do advento em detalhes, e termina com uma longa descrição do fim dos tempos.
A característica principal da obra é que ela revela que todos os confrontos humanos são desdobramento de uma guerra entre forças espirituais.
Eu achei a obra muito interessante e esclarecedora. A autora fala de coisas que em seus dias ainda não existiam, mas fala com uma honestidade e franqueza que chega a perturbar. Contudo, é um livro muito útil para todos aquele que querem entender um pouco mais sobre a batalha espiritual que vem acontecendo desde o início dos tempos, o seu desdobramento e a forma que vem refletindo em nossas vidas. É um livro muito bom. Recomendo!!!!!
Delma Gama 20/05/2023minha estante
Olá Robison, legal a sua resenha. Mas acho que você se confundiu ao digitar a data de falecimento, pois a Sr.ª White faleceu em 1915.

Robison 30/05/2023minha estante
Bom dia Delma...
É verdade, já corrigi o erro!!! Muito obrigado pelo aviso.

Thiago Toscano Ferrari 25/10/2020

Interessante conhecer outra visão de mundo
Ganhei esta obra há 15 anos e este ano resolvi ler. Confesso que esta é a 3ª obra que li sobre escatologia e numa visão adventista, acredito que trata de uma visão futurista que não compartilho mais. Diante de minhas pesquisas, atualmente estou acreditando numa visão historicista que é mais plausível com os fatos ocorridos ao longo da história. A tentativa interpretativa de Willian Miller em prever o advento de Jesus para a primavera de 1843 e depois não ocorrendo, sobreveio uma nova interpretação, dentro do livro de Daniel, para o outono de 1844, também não se deu. Ellen G. White reformula esta previsão como se na primeira ideia de Miller fosse uma visão repaginada, dando a entender como se Jesus adentrou no santuário do Templo espiritual a preparar o inicio do julgamento das nações à partir de interpretações do livro de Hebreus. Eu, particularmente, indico a obra de Flávio Josefo, que se intitula História dos Hebreus, que certamente descortinará muitas das profecias de Daniel e outros profetas, acerca do juízo de Deus em 164 a.C. que Jesus se utiliza em seu sermão profético em Mateus 24, usando, inclusive, o midrash de Daniel, que se afigurava na queda de Jerusalém em 70 d.C. que é o objetivo escatológico do Mestre Jesus.
Alan190 02/04/2023minha estante
Com todo respeito ao seu comentário, eu não consegui compreendê-lo pois o livro apresenta uma visão totalmente historicista.
A Igreja Adventista é historicista. Não compreendi.
Um grande abraço

Thiago Toscano Ferrari 02/04/2023minha estante
Cruzando os dados históricos contidos em Flávio Josefo e a escatologia bíblica, encaixando o cumprimento das profecias que eram previstas para a queda do Império romano ao dias atuais não satisfazem a minha linha de raciocínio. Recomendo o e-book que escrevi a alguns anos:

A Grande Tribulação e o seu Cumprimento Histórico

Ange 12/01/2012minha estante
Os verdadeiros heróis da fé estão nesse livro onde a luta deles era de anunciar o evangélio de Jesus Cristo,para todos os pecadores.

Beatriz 21/04/2014

O Grande Conflito
No pouco que li, o livro fala sobre todas as religiões e coloca os pontos negativos de cada uma. Uma leitura que para mim, foi cansativa, penso também principalmente pelo tamanho das letras...gostaria que as letras fossem maior, mesmo possuindo maior número de páginas. Quem sabe assim não teria lido tudo. :(
Carol 07/05/2014minha estante
Na verdade, ele é realmente difícil de ler, pois o inimigo faz de tudo para que você não leia. É preciso orar e ter bastante perseverança. Eu não consegui ainda, mas estou tentando...

.:*Mandy*:. 20/01/2010

Para quem não é Adventista, sugiro Isaac Asimov. Por experiência própria.

Inlectus 19/04/2009

Boa leitura.
Tem muitos pontos interessantes no livro, vale a pena ler com o devido cuidado.

Joao366 10/04/2024

O livro traz boas referências e conta de maneira detalhada a história do movimento protestante até o surgimento da Igreja Adventista, embora carregada de uma narrativa maniqueísta, na qual os protestantes eram sempre os “anjinhos” perseguidos e a igreja católica era a grande vilã malvada. Se você for católico, a obra com certeza te fará perder a cabeça. Entretanto, funciona muito bem para conhecer a história da Reforma Protestante e seus reformadores, muito além de João Calvino e Lutero. Vale ressaltar que O Grande Conflito” é perfeito para quem quer aprender sobre a história da Igreja Adventista; suas interpretações proféticas, como a profecia das “2.300 tardes e manhãs”; a perseguição; o milênio; segunda vinda de Cristo e a Nova Terra; alguns dos seus principais valores e doutrinas, como o sábado como dia santo e a infalibilidade da Bíblia. Sério, tudo o que está descrito na obra é o que os adventistas do Sétimo Dia acreditam até hoje e defendem com unhas dentes, vai por mim.

Ainda assim, existem alguns pontos bem incômodos. Primeiro, como já mencionei, algumas religiões são bem criticadas, à exemplo do judaísmo (regras penosas sobre o sábado), espiritismo (imortalidade da alma), e sobretudo, o catolicismo (mudança do sábado para o domingo). O egocentrismo de se achar com a verdade absoluta aqui, comum a muitos cristãos, beira a intolerância religiosa.

Existem alguns comentários e afirmações em torno da história geral do ocidente que são bem estranhos. Ela chega a afirmar que a “guerra contra a Bíblia” foi o que levou a Revolução Francesa. Não sei se ela falou isso por “liberdade poética”, mas, sem sombra de dúvida, faz qualquer historiador ficar maluco. Também é bem estranho ler ela elogiando à liberdade civil e religiosa como princípios fundadores da República norte-americana sem nem, ao menos, mencionar o racismo e a escravidão no país. E olha que o que essa mulher mais gosta de fazer nesse livro é criticar as coisas.

Outro ponto, que é incômodo, mas que é algo que já devemos estar acostumados, pois todo mundo faz isso, é o fato da autora adicionar comentários sobre o texto bíblico com interpretações carregadas de subjetividade, como no primeiro capítulo em que ela faz quase que uma análise psicológica de Jesus quando o mesmo chorou ao ver Jerusalém (Lc 19:41). Ela afirma que ele chorava pelos milhares de condenados em Jerusalém. Algo que não está descrito na Bíblia de maneira nenhuma, mas, com sua autoridade profética, ela afirma.

E o que mais me incomodou, mesmo que ela não tenha abordado tanto no livro, foram alguns acenos ao negacionismo científico. “Deus permitiu que uma forte luz fosse lançada sobre o mundo na forma de descobertas científicas. No entanto, se a palavra de Deus não foi o guia, até mesmo as mentes mais brilhantes ficam confusas ao tentar compreender com a ciência e a revelação se harmonizam”. Sério isso? Ela mesma pontuou que Guilherme Miller não encontrou evidência fora da Bíblia para existência de Deus. “Como podemos provar que esse ser existe? Fora da Bíblia, eu não conseguia encontrar nenhuma evidência da existência de tal Salvador, nem mesmo de uma vida futura. […] Fui forçado a admitir que as escrituras precisam ser a revelação de Deus” (Guilherme Miller). Tentar unir ciência empírica e religião é um dos primeiros passos para terraplanismos e anti-vacinas.

Enfim, vi uma crítica por aqui que menciona três tipos de pessoas que irão ler o livro com diferentes interpretações. Tomo a liberdade de adicionar um quarto tipo de pessoa: o “crente emocionado” que não tem a menor capacidade de lidar com a diferença e o pluralismo de ideias ou opiniões e, por isso, irá engolir cada palavra de “O Grande Conflito”. Ai daquele que criticar uma linha dessa obra “magnífica e irrefutável”.

cliffoliveira 25/12/2009

Lido em outra vida
Eu era outra pessoa quando li pela primeira vez esse livro de Ellen G White, talvez precisasse lê-lo de novo, com um olhar bem mais critico e mais anos de experiência nas costas.

Ma_ah 05/09/2010

Impressionante, emocionante e comovente.
Esse livro me impressionou muito pela forma como é exposto o assunto do tema O GRANDE CONFLITO, que fala da luta incessante entre o BEM e o MAL.

Ellen White fala das primeiras igrejas e principalmente sobre a Igreja Romana e porque iniciou os movimentos protestantes e porque houve tantas batalhas, tantas lutas, tantos crimes e abominações.

Fala dos milhões de cristãos genuínos que foram assassinados por não aceitarem ser marionetes de um mundo comandado pela corrupção, pela mentira, pelo pecado e pelo desprezo á palavra de Deus.

Conta toda a história dos reformadores e nele contém passagens sobre a vida de João Wiclef, João Huss, Calvino, Martinho Lutero. Conta a história de nobre e pobres que foram mortos por não aceitarem negar a Cristo.

Um livro comovente e não tem como não se emocionar com ele. É uma leitura obrigatória para todo cristão e para aqueles que querem conhecer mais sobre a história das Igrejas e da eterna batalha contra o mal.

bianco 10/08/2010

Além de tudo um livro Histórico
Além do cunho espiritual. Para queles que apreciam a história da cristandade, é um livro muito interessante.

Josy-chan 25/11/2010

Magnifico
Melhor livro da autora, sem duvida. Um relato historico, comovente e cheio de dramaticidade da luta entre o bem e o mal, desde os primordios. EGW soube expressar com sabedoria e extrema simplicidade os pormenores da grande batalha.

LD 26/05/2011

Não Faz meu genero
Leitura feita para cristãos que querem aprender mais sobre como algumas coisas aconteceram. No fim mais um lobomotomizante livro para não ser perdido o tempo.