Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Luiza Machado 10/01/2010

Lizzie Bennet é uma heroína atualíssima e apaixonante. Ao contrário da maior parte das moças de sua época, ela é inteligente, perspicaz e além disso, muito carismática.
Em uma época onde casamentos por interesses eram tão comuns, aqueles que conquistam a sua felicidade em Orgulho e Preconceito são justamento os que se casam por amor, e os personagens que se mostram tolos, imprudentes e/ou superficiais não são tão felizes. Lydia Bennet é um bom exemplo disso.
Através de Jane Austen podemos compreender o quão valiosas podem ser as metáforas. Alguns personagens são caricaturas de comportamentos viciosos e vaidades.
Orgulho e Preconceito traz o maravilhoso Mr. Darcy, que é tão maravilhoso justamente por ser antipatizado de início, o que torna o fato dele ser na verdade uma boa pessoa ainda mais crível, pois ele comprovou isso, apesar das primeiras impressões que tiveram dele.

Completamente viciante!
Carol 30/12/2009minha estante
O que mais eu poderia dizer, além de afirmar a perfeição dessa história? Jane Austen no momento é a minha autora preferida, de longe.[2]

As resenhas estão boas, hein? :P

Zambe 19/01/2010minha estante
Adorei a sua resenha, vc falou bem simples e claramente do que fala o livro e sobre seus encantos.. parabens!

Luiza Machado 17/08/2011minha estante

Ana 20/04/2012minha estante
Concordo plenamente. Orgulho e Preconceito é maravilhoso! :)

Erica 06/12/2012minha estante
Acabo de ler seu comentário... é um livro maravilho mesmo, não? E Mr Darcy, bem, é Mr Darcy.

Maria Isabel 16/12/2012minha estante
Viciante! Essa é a palavra!!! Não me canso de ler ou ver o filme!!
Sempre há uma nova impressão ou descoberta!!

Dani 30/12/2012minha estante
Li o livro pela primeira vez, e nossa, superou minhas expectativas! Me apaixonei por completo pela história! Mr. Darcy e Lizzie são cativantes demais, humanos e apaixonantes... é um romance maravilhoso!

Jeane 05/04/2013minha estante
É realmente apaixonante! Que romance perfeito! Os personagens são cativantes, me identifiquei muito com a Lizzy, e o sr. Darcy é encantador. Confesso que a princípio o sr. Darcy parece muito ranzinza, mas se revela um ser apaixonante.

Alí­cia 19/04/2013minha estante
- Não precisa se despedir, porque despedidas me deixam irritada. Tranca a porta e passa a chave por baixo, por favor. Não deixa bilhete, cheiro ou café. Nenhum vestígio.
(Deem um like na página do texto, se gostarem!)

Camila 18/06/2013minha estante
Ouvi comentários ótimos sobre o livro, sendo que já assisti o filme e me apaixonei pela história.

Ludy Vieira 20/08/2013minha estante
Já vi o filme mil vezes (e sempre que posso vejo novamente rs)
E quando peguei o livro, me surpreendi de como pude amar ainda mais a história!
Romance maravilhoso!

Danielle 26/09/2013minha estante
Eu vejo e revejo o filme, vejo, revejo, vejo, revejo e... se eu pudesse veria todos os dias! rsrs É simplesmente lindo!!! Ainda não li o livro mas isso é uma questão de tempo! Amo o Mr. Darcy!

Ligyane 27/05/2014minha estante
Eu acabei de ler o livro ontem, já assisti ao filme e agora verei uma série. Adorei o filme, mas sugiro que as pessoas leiam o livro primeiro para entender melhor os sentimentos de que cada personagem. É realmente um relato incrível sobre a sociedade da época, os costumes e hipocrisia gritante da alta sociedade. Muito bom!

Ray 30/01/2015minha estante
O livro e otimo ! :)

Thamires.Souza 20/03/2015minha estante
gostei vc falou tudo

Adriano 21/01/2016minha estante
Resenha sucinta porém impecável, que pesa na decisão do leitor que possa ter dúvidas quanto a ler ou não esta obra.

Srtajenny 18/05/2020minha estante
Estou no começo do livro, espero me surpreender, está sendo uma delícia a leitura,
Me ajudem com minha página no Instagram @am.o.livros

Daniana.Soares 21/05/2020minha estante
Sempre tive vontade de ler e ver a historia desses dois e quando eu vi o filme me apaixonei muito muito bom e agora vou ler o livro

Letícia Rocha 27/06/2020minha estante
Apesar de ter uma narrativa mais clássica, eu tô amando a experiência de ler algo diferente do que venho lendo! Estou quase na metade da história!

Adriana.Rodrigues 02/10/2020minha estante
Retomei a leitura desse livro ,após ver duas vezes o filme "Pride and Prejudice"(com os atores Keira Knightley and Maththew Macfadaen ),assisti no Youtube e pelos comentários as pessoas estão vendo mais que uma vez e estão indo atrás do livro. O livro que tenho foi uma coleção que fiz da Abril Coleções(através da banca do meu bairro). Valeu a pena,no livro" sempre as histórias são mais completas ",nossa mente imagina os cenários,os encontros,o decorrer daquela época (Inglaterra),os costumes dos homens e mulheres(vc vê ao se encontrarem ,ao se visitarem,nos bailes),por ser uma história da época. Ah, ''às vezes até penso ou sinto me transferindo para aquele século". Também já ouvi falar do livro Darcy´s Mr. Diary",escrito por outra autora com bons comentários para ser lido.

Aninha 24/10/2020minha estante
Amei ?

Geovana.Lovato 02/11/2020minha estante
Acabei hj d ler este livro e estou completamente apaixonada!! É mt perfeito!!

Andréa 09/01/2021minha estante
Comentário perfeito! Este foi meu terceiro livro da autora e para romance de época ela é minha autora preferida ! E está foi minha obra preferida até o momento .A trama nós surpreende e nos mostra personagens muito reais :)

Saura 13/01/2021minha estante
A Elizabeth Bennet é a minha personagem feminina favorita de todos os tempos, obviamente, esse é o meu livro favorito.
Acho outros personagens como o pai da Lizzie um cara muito engraçado e cômico, que traz esse ar pra dentro do livro, de um pouco de comédia.
Ademais essa espécie de romance introspectivo da Austen me remete a muitas auto-análises e reflexão de eu mesma em alguns dos personagens. Esse é o meu clássico, em qualquer etapa da minha vida que eu entre nas páginas dele, as palavras da Jane vão ter algo a me dizer.

Lalis 18/01/2021minha estante
Como eu consigo ler?

Srtajenny 18/01/2021minha estante
Lalis, conheço uma livraria online que está vendendo esse livro o nome é livraria cristã evangélica. Mas não pense que só tem Bi lia e livros cristãos, eles vendem clássicos barafissimos

Rafa 08/02/2021minha estante
Alguém pelo amor poderia me mandar uma mensagem no privado dizendo se esse livro tem ou não continuação?! Não consigo essa informação em lugar nenhum. Agradeço desde já.

ssdcruz_ 25/03/2021minha estante
Gente, Tem como ler no App? Se sim, como?

Sabrina Milena 11/04/2021minha estante
Qual edição tem a melhor tradução?

Luisa 10/05/2021minha estante
Muito interessante ver a mudança de opinião e o amadurecimento do personagem nessa história.

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa?

Inocencia.Wassiquete 08/06/2021minha estante
Oi, desculpa é que eu sou nova e gostaria de saber como posso ler

Cilaine 29/08/2021minha estante
Podre Elizabeth ouvir um comentário desse a seu respeito é de doer " ...mas não suficientemente bonita para me tentar. Aliás, de momento não tenho disposição p consolar as jovens que outros desdenharam"

eduarda 17/09/2021minha estante

eduarda 17/09/2021minha estante

leitora 05/10/2021minha estante
Oi, vc consegue ler neste aplicativo do skoob ou pelo kindle mesmo?

Mylena.Rosa 04/12/2021minha estante
Gente pelo amor de Deus, como faz pra ler isso?

Kira 08/12/2021minha estante
Essa Obra está perfeita?... Tanto que li de uma só vez?

tiorobin.silva 08/01/2022minha estante
Eu nunca tinha imaginado ler esse livro. Dai ganhei o: Orgulho, preconceito e zumbis. Comecei a ler e achei melhor ler a obra original... O livro é realmente muito bom

Mylla 12/01/2022minha estante
Eu sou viciada no filme ?

Lima.Silva 11/02/2022minha estante
Prefeito. Poucos livros retratam a realidade social de uma época com tanta fidelidade.

ilybooks 01/03/2022minha estante
Nao gostei ?? desculpa jane mas n é pra mim, mto lento, nao gosto desse ngc de ?apaixonei em você? depois de dez diálogos?
E algumas partes da história sao meio sem pé nem cabeça.
A escrita é bonita e elegante, mas ja percebi que nao tenho paciencia pros classicos.

Aline 01/05/2022minha estante
Orgulho e preconceito é de longe o meu livro favorito. Lizzy e Darcy estarão para sempre em meu coração ????

SabrinaVitor 15/05/2022minha estante
Eu comecei a ler a pouco tempo, e de longe eu já comecei a amar a autora! Os outros livros de outros autores me prenderam mas não como Jane Austin que logo no início desse livro vem prendendo minha atenção sem igual. Simplesmente a melhor

paulaa.magno 02/06/2022minha estante
Quem leu o livro, e amou, eu sugiro que assista a uma mini série de 1995 do livro. Tem no youtube, e é muito fiel ao livro, bem melhor do que o filme

Thalia 20/08/2022minha estante
Como faço pra ler os livros desse aplicativo

Nathalia 14/10/2022minha estante
Eu mal comecei e já estou amando,sou cadelinha de romance ??

Lu.lip3 05/12/2022minha estante
Não gostei!! Vi um monte de pessoas achando uma perfeição o livro, até que eu comprei, passei 2 meses lendo, não cheguei nem na metade do livro e já abandonei.

Lore 09/01/2023minha estante
Achei muito chato

Rebeca 10/01/2023minha estante
Desenvolvimento romântico lento, fica realmente bom do meio pro final, o começo é focado na Eliza e na vida dela etc. mas não deixa de ser um ótimo livro??

Mônica 11/01/2023minha estante
Iniciando hoje a leitura, estou cheia de expectativas

Jullie.Kathleen 12/01/2023minha estante
Não consigo imaginar uma leitura mais agradável

Francisca 12/02/2023minha estante
Io linda

Francisca 12/02/2023minha estante
Io linda

Dorisct64 27/02/2023minha estante
Ao se ler um livro de época, escrito em outra época, inclusive, ha que se transferir para os costumes daquela época... Não se pode ler um livro deste como se a história estivesse acontecendo no século XXI... Acho que essa "desilusão" e as desistências ocorram por essa razão .. é uma história maravilhosa!!

Emilly568 13/04/2023minha estante
Acabei de ler muito interessante

Kailainy2 19/04/2023minha estante
Orgulho e preconceito é um livro espetacular..... alguém quer conversar comigo sobre ele ??

Cathi2 21/05/2023minha estante
Orgulho e preconceito é um livro leve e apaixonante mesmo ?

Gi-books 06/06/2023minha estante
As outras moças da época também eram perspicazes e inteligentes, só que não podiam demonstrar sua esperteza. Não é isso que diferencia a protagonista, mas sim a sua ousadia. Ela ousa falar e questionar, no máximo que lhe era permitido na sociedade em que vivia. ( Ela também não é louca né) E o Darcy não é tão maravilhoso assim. Ele é um homem extremamente arrogante, que, apesar de ter sido tocado pelas palavras da Lizzie e se disposto a mudar, não deve ter seus defeitos apagados. Não é essa a proposta do livro. A autora até destaca as falhas dos personagens e ironiza a ideia dos felizes para sempre. De resto, concordo com você. É um livro viciante, apesar de não ser romântico da forma que muitos pensam. É sarcástico, leve, cômico é muito bem escrito.

Rayane Cito 18/06/2023minha estante
Achei muuuito bom o livro, mas em algumas partes a Elizabeth é uma insuportável kkkk n se se só eu achei ela extremamente chata em alguns capítulos. Já o Mr Darcy, perfeito como sempre

rute.b 21/10/2023minha estante
Sempre vejo todos dizerem q amaram o livro mas agr está no meu momento de criticar.
De fato o livro é mt bom, mas o final foi bastante seco, sem destalhes algum sobre tal fato (q eu nn posso citar pois seria um spoiler) mas q nn teve nenhuma emoção
Tirando isso, o livro me deixou bastante maravilhada com a forma q a autora descreve sentimentos e momentos entre a nobreza e as pessoas de classe mais baixa q vc nn vê. Recomendo o livro à tds q gostam mais de uma narrativa mais elaborada do q um romance mais emocionante

Gio 19/11/2023minha estante
Gente eu gostei muito do filme, mas quando fui pegar o livro pra ler, não deu mt certo.
Como é uma literatura mais antiga, achei a leitura um pouco difícil pra mim e acabei abandonando, mas espero um dia ter coragem de voltar a ler

Ester507 02/04/2024minha estante
preciso muito de uma recomendação sobre a edição do livro, vi que tem alguns bem baratinhos mas supostamente ruins e outras de 60 reias pra cima, pode me ajudar?

@aprendilendo_ 04/04/2021

Resenha de Orgulho e Preconceito
Publicado pela primeira vez em 1813, Orgulho e Preconceito é considerado um dos grandes romances de todos os tempos, sendo a obra prima de Jane Austen, escritora inglesa que viveu de 1775 a 1817. Na trama, acompanhamos a história de amor entre Elizabeth Bennet e Fitzwillian Darcy. A primeira, jovem e carismática moça de uma família simples e descortês. O segundo, nobre herdeiro de elevado status social, mas amplamente reconhecido como um homem orgulhoso e arrogante.

Em primeiro plano, com uma divertida narrativa em terceira pessoa, logo nas primeiras páginas, estabelece-se um romance de época. Ou seja, estamos falando de uma obra, a qual enfoca não apenas os protagonistas, como igualmente o ambiente histórico, a cultura e o cotidiano dos demais personagens. Nesse sentido, apesar de Elizabeth e Darcy terem o destaque, temos um bom balanceamento da história com os desenvolvimentos de outros indivíduos, como Jane e Bingley, respectivamente, irmã da srta. Bennet e o melhor amigo de Fitzwillian. Além disso, cabe ressaltar a boa escrita da autora, que, com facilidade, dá aspectos curiosos e vívidos aos acontecimentos, causando uma leitura pouco cansativa, a qual, acompanhada do bom humor de certas personalidades e dos diálogos muito bem estabelecidos, resultam em uma leitura extremamente prazerosa.

Em segundo plano, ao abordar os personagens, percebemos uma primorosa construção de personalidades por parte de Austen. Isso, pois de forma natural, a escritora consegue desenvolver toda uma camada de sujeitos profundos e diferentes em seus trejeitos, os quais, enquanto dialogam entre si, geram uma gama de cenas memoráveis, sejam divertidas, sejam românticas. Nesse ponto, Elizabeth ganha destaque. Pois, com um carisma contagiante, a protagonista estabelece-se como uma ótima guia da história e em nenhum momento cansa o leitor com decisões caricatas ou exageradas para criar um momento irreal. Por fim, claro, cabe pontuar sobre a singular química entre o casal protagonista, o qual, repleto de charme, faz com que o leitor torça pelo final feliz dos dois desde os primeiros encontros.

Um romance imersivo, repleto de personagens carismáticos, ambientes bem retratados e diálogos primorosamente construídos. Orgulho e Preconceito faz, do início ao fim, por merecer ser considerado um dos melhores livros de todos os tempos.
Nota:9,75
Instagram: @aprendilendo_
almeidalewis 04/04/2021minha estante
Um dos livros q lewis gostava muito

@aprendilendo_ 04/04/2021minha estante
Sério?? Eu não sabia disso, que curiosidade boa!!

Bea 04/04/2021minha estante
Sério, suas resenhas são muito boas.

@aprendilendo_ 04/04/2021minha estante
Muito obrigado!!

rafaelmelo5 05/04/2021minha estante
Muito bom!

@aprendilendo_ 05/04/2021minha estante
Muito obrigado!!

Polly_Adriano 07/04/2021minha estante
eu amei tanto esse livro, e essa resenha ficou muito boa

Isabela Comenta 13/04/2021minha estante
amo amo!! Já assistiu o filme? Melhor elenco, quão incrível atuação, o sentimento de frio com café que o livro traz, ótima resenha!

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Concordo, cada personagem é singular e interessante!

Silas-sama 26/04/2022

PERFEITO!!!
Essa obra é maravilhosa, amei o filme e quando vi o livro, consegui gostar ainda mais, a Austen é uma escritora notável, até na sua época, como a história nos diz, o que era um feito raro devido às grossas raízes patriarcais, mas esse tema não vem ao caso.

A casa das senhoritas Bennett, é satisfatório e de alguma forma mágico ver esse desfecho, cada personagem tomando seu rumo conforme suas ideias enquanto nossa querida Liss, a Elisabeth, nome que devido à carisma da personagem me fez amar, desfruta da companhia de sua bela mente. É incrível para nós leitores acompanharmos seu Orgulho duelando com o Preconceito do Sr. Darcy, nem preciso dizer "que Homem", como tal, passei a procurar cultivar as qualidades desse Senhor, devemos ser mais sensíveis ao outrem, amar e prezar pelos nossos familiares como o faz pela sua doce irmãzinha.

Enfim, é uma obra completa, simples e doce, com uma mulher sendo indecente ao ousar ser mais do que lhe impuseram e um homem sendo polido aprendendo a não ser mais do que achava que teria direito, é sobre amor, essa dança que foi recusada no início do livro baila por ele até o fim, o jovem casal dançado conforme a música dos acontecimentos, às vezes tropeçando um no outro, mas com a paixão jovial, que cultivada, tornou-se uma bela apresentação do amor. ?

Sem dúvida meu top1 romance ?
Reginaldo Pereira 26/04/2022minha estante
Preciso incluir Austen na minha estante urgente! E a sua resenha só me animou ainda mais a respeito desta obra (até mesmo porque eu NÃO vi o filme ainda justamente pra não ter spoiler algum!). Valeu, Sila!!

David AJ 30/04/2022minha estante
Hum, agora entendi o por que do título e o plot. Bem, eu não tinha entendido direito o filme, por que tava ocupado com outra coisa na época ?

Silas-sama 01/05/2022minha estante
Que bom, Reginaldo. Kkkkkkkkkk, assista dnv, David.

Andressa 12/07/2022minha estante
EU AMO Jane Austen e a sua capacidade de escrever histórias incríveis. Um vez por ano releio Orgulho e preconceito e Persuasão ??

Obs: Preciso incluir Emma

Silas-sama 12/07/2022minha estante
Hehe, preciso ler os outros livros dela

Marina 29/05/2023

Foi um pouquinho entediante no começo e bem difícil por causa das descrições e claro a escrita, os capítulos são curtos mais ficam por muito tempo na mesma cena os diálogos são maravilhosos e dão um gás na história gostei de saber mais detalhes dos personagens mais esperava mais do casal e saber mais sobre o Darcy no geral foi uma boa leitura.
Private Library 02/06/2023minha estante
Tento sempre ler e nunca consigo

Debora.Mello 09/06/2021

Sr. & Sra. Darcy
Sem dúvidas, uma história que dá jus a "fama" que tem. Só não foi uma surpresa 100% pra mim. Por que já havia assistido o filme há muito tempo atrás, e com o passar da leitura ia recordando das cenas.
Mesmo assim, não deixou de ser gratificante ter tido essa experiência, meu primeiro contato com a Jane Austen, e término o livro muito maravilhada por ter minhas expectativas supridas, sem dúvidas uma leitura que deve ser desbravada.
Damiris 16/06/2021minha estante
Sou suspeita, gosto de mais deste do livro, do filme, da HQ...

Debora.Mello 17/06/2021minha estante
Eita que a HQ ainda não, já procurar, o filme é ótimo mesmo.

MissMel 22/09/2023

"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de uma boa fortuna deve estar à procura de uma esposa"
Esta obra transcende todos os livros que já li em minha vida. Nunca experimentei algo assim após uma leitura e acredito que não encontrarei tão cedo outra que seja capaz de transmitir os sentimentos profundos que vivenciei com este livro. Não leia pensando apenas no romance, leia sabendo que irá acompanhar a vida de Elizabeth Bennet, sua rotina, seus pensamentos e, principalmente, seu jeito cativante marcado pela sua essência única, desafiando até mesmo a sociedade da época, na qual as mulheres buscavam casamentos vantajosos em vez do que realmente importava, o amor.

Acompanharemos a história de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha de 5 filhas de Sr. e Sra. Bennet. Seu jeito autêntico e singular gradualmente chama a atenção de Mr. Darcy. Observamos como dois indivíduos aparentemente opostos se tornam cada vez mais semelhantes, transformando o
preconceito mútuo em um amor que me fez suspirar e soltar gritinhos de felicidade pelo casal.

Se você está hesitante em começar a ler por um motivo desconhecido que não consigo imaginar, não hesite, pegue e leia e descobrirá como ela consumirá cada parte do seu ser, proporcionando uma experiência gratificante que enche de muitos sentimentos transbordantes. Neste exato momento, estou tendo essa sensação novamente escrevendo essa resenha, tão nostálgica o sentimento de quero mais de quando terminei a leitura.
mirianbezerra 22/09/2023minha estante
esse livro é uma obra prima da literatura, eu amo orgulho e preconceito com todo o meu coração!

mirianbezerra 22/09/2023minha estante
amg vc escreve muito bem!!

MissMel 22/09/2023minha estante
Eu tbm!! É inexplicável como eu fiquei vidrada com cada cena do livro e quando acabou fui correndo atrás de mais, só que do filme kkkkkk

MissMel 22/09/2023minha estante
Muito obg amg

Rogéria Martins 22/09/2023minha estante
adorei sua resenha, você escreve mesmo muito bem ??

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Orgulho e Preconceito
Esse foi o primeiro livro da consagrada autora que eu li. Caso você não esteja pelo Resenhando Sonhos o suficiente para saber, eu não sou uma fã de romances e esse gênero passa longe de ser um dos meus favoritos. Portanto, histórias nesse estilo acabam sendo uma exceção pra mim e não a regra. Porém, Jane Austen acabou me conquistando pela verdade e intensidade que pôs em suas palavras.

Tendo sido parte da sociedade inglesa no século XIX, ela tem propriedade para falar sobre a realidade em que narra sua trama e insere o leitor com uma riqueza imensa de detalhes sobre os costumes, hábitos e posturas apresentadas na Inglaterra em um período que foi marcante politicamente.

Um dos elementos dessa comunidade sendo o orgulho em que a sociedade separava os seus pertencentes. A hierarquia era extremamente relevante, quem possuía títulos e dinheiro se sobrepunha em seus costumes, e isso foi muito bem retratado aqui através do personagem do Sr. Darcy, um jovem rico e exigente que esbanja conhecimentos e um ar superior. Estando na outra ponta nossa querida Elizabeth, uma jovem inteligente, orgulhosa, mas de origem mais simples, que não aceita todas essas imposições ou vê o propósito em qualificar as pessoas pelas suas posses.

É quando ambas as personalidade se chocam em um interesse mútuo que é, ao mesmo tempo, sutil e intenso, que vemos o quanto todos esses fatores podem realmente macular o caminho das pessoas. A partir dai, então, temos um duelo travado exatamente pelas palavras que nomeiam o livro: Orgulho e Preconceito.

Um não abre mão de seus ideais, enquanto o outro enxerga a parte contrária como inferior. Um não entende a arrogância, enquanto o outro é ao mesmo tempo arrogante e julga por ver isso refletido também na outra ponta. Tudo isso regado e contornado pelas famílias envolvidas e seus entes queridos que tem, de certa forma, também muito a palpitar e contribuir.

Assim, criou-se uma das mais conhecidas histórias de amor já escritas, com intrigas, brigas, o bom e velho cão e gato, cercada de questionamentos importantíssimos sobre a sociedade e a visão limitada que essas pessoas tinham sobre uns e outros, e como a força dessa relação pode ser capaz de romper algumas dessas barreiras para ter um pouco mais de controle sobre seus destinos. Porque, para mim pelo menos, essa foi uma das grandes lições que tirei dessa história: quando queremos algo e há uma barreira nos separando disso, uma barreira consolidada em costumes errôneos, em convenções sociais incorretas, está em nós mesmos o poder de lutar contra isso e correr atrás de nossos desejos e sonhos.

Foi através de Elizabeth e Darcy que Jane Austen contou a história de muitas pessoas e eternizou os personagens como símbolos do amor e da superação. Com sensibilidade e ao mesmo tempo muita sinceridade em suas palavras e atos descritos, transpondo em suas páginas os mesmos tipos de sensações que a relação dos personagens nos passa: sutileza e intensidade, um misto de pensamentos, uma torcida pela derrota das regras sociais que de nada valem frente a vitória do amor.

Parece sonhador, bobo e clichê ao máximo. E até pode ser depois da leitura de dezenas de romances que se originaram desse nos dias atuais, mas foi Jane Austen quem proporcionou à sociedade daquela época essa obra, que era tudo menos comum e que até chocou pela honestidade e ousadia de suas palavras.

Então, para todo bom fã de romance ou até para aqueles que, como eu não são, eu recomendo a leitura, não só pelo livro em si, mas pelo conhecimento que ele tem a passar em temos de visão literária. A importância que a autora tem hoje, começa a ser pautada por essa, que é sua mais relevante e reconhecida obra.

site: http://resenhandosonhos.com/orgulho-e-preconceito-jane-austen/

Mari 13/08/2020

Perfeito
Não tenho nem palavras suficientes pra descrever o quanto esse livro é maravilhoso! Foi a minha primeira experiência lendo um livro da Jane Austen e confesso que senti a narrativa um pouco complicada por ser passar no século 18 mas com o decorrer da história consegui concluí-la e entendê-la. Me apeguei completamente a esse livro

"Sei que é generosa demais para fazer um pouco de mim. Se os seus sentimentos ainda são os mesmos que manifestou em abril passado, diga imediatamente. O meu amor e os meus desejos permanecem inalterados, mas basta uma única palavra sua para que nunca mais me fale no assunto"
vicmariano 14/08/2020minha estante
essa edição é boa para começar a ler os clássicos da Jane Austen?

Mari 15/08/2020minha estante
É sim! No início senti um pouco de dificuldade mas depois a leitura fluiu bastante

Beatriz3345 26/01/2024

5 ?
MUITO BOMMMMM!!
O casal tem muita química, são tão parecidos que chegam a brigar por isso. Oq é uma tensãaaao.
Tirando que em alguns momentos é um pouco maçante, é perfeito!! ?
Ju Morsch 26/01/2024minha estante
nunca fui de ler clássicos? acha que seja um livro bom para começar?

Beatriz3345 26/01/2024minha estante
Acho simmm!! A Jane mesmo sendo autora de clássicos tem uma escrita muito inteligente e atual, é ótimooo

Lily.Lyli 26/01/2024minha estante
@j
@Ju. Defina Classico! Nem todo clássico é romântico

Beatriz3345 26/01/2024minha estante
Boa KKKKKK, mas acho que seja os mais conhecidos e antigos!

Diego Lima 23/01/2022

O livro gira em torno da família Bennet, especificamente na persona de Elizabeth Bennet, a qual tinha outras quatro irmãs e era a segunda na escala hierárquica de idade. Uma jovem bem a frente de seu tempo, não aceitando facilmente muitos costumes da época.

A história, a princípio, parece ser um livro romântico meloso, todavia, as camadas demonstram diversas críticas aos casamentos arranjados por interesses financeiros (casamento = dinheiro). E lizzy não conseguia aceitar a ideia de casar-se sem ter sentimentos. O dinheiro não poderia comprar sua felicidade. Em uma passagem do enredo o próprio pai, conhecendo todas suas motivações, questiona Eliza sobre esse tema quando ela precisa tomar uma decisão.

Teremos diversos diálogos e reflexões sobre pontos os quais Jane Austin quis trazer aos leitores desses costumes, sobre virtudes. Diversas reviravoltas de casamentos arranjados e pessoas preocupadas em manter seus status sócias (casamento = dinheiro).

A leitura de orgulho e preconceito foi bastante complicada no sentido de não ter um ritmo muito agradável, diversos diálogos sem ligação alguma com a história, um demorar de diversas páginas sem acontecer nada. Porém, muitas reflexões são bastantes atuais nos dias de hoje e, quando o plot começa a desenvolver, você sente aquela empolgação de querer saber os pormenores.

Joyce190 18/04/2021

??????
Que romance lindo!
Desfez todos os meus preconceitos. Adoraria ler mais páginas contando sobre a felicidade de Lizzie e Darcy. Sigo apaixonada por essa história maravilhosa.
Sami 18/04/2021minha estante
O único erro do livro é mostrar muito pouco deles juntos ?

Joyce190 19/04/2021minha estante
Verdade!

Julliana.Martelli 28/10/2022minha estante
Eu sou completamente apaixonada por esse livro, comprei logo o box da Jane Austen depois de ler orgulho e preconceito e só espero não me decepcionar com os outros.

Rocca 24/03/2022minha estante
Um dos meus livros preferidos na vida!!

Taina429 20/10/2020

Orgulho e preconceito
É incrível pensar que quase 300 anos se passaram e essa continua sendo uma das histórias mais comentadas do mundo.
Essa foi a primeira vez que eu li uma obra da Jane Austen e eu chorei tanto que por um momento eu pensei que ia precisar de um bote salva vidas para sair do meu quarto.
Talvez por eu ter lido "O morro dos ventos uivantes" da Emily Brontë e "O retrato de Dorian Gray" do Oscar Wilde antes tenham me influenciado, ambas se tornaram meus queridinhos e esse livro não poderia ser diferente. O desespero que eu senti quando faltavam 15 páginas para acabar o livro e o meu casal não estava junto eu não consigo nem por em palavras...
Enfim, esse livro é claramente o motivo de todas as minhas ilusões amorosas e eu nunca vou superar ele!

Ps:assim que eu terminei de ler eu fui assistir o filme de 2005 e não sei como consegui me apaixonar e sofrer tudo de novo, sendo que eu tinha acabado de descobrir o que aconteceu.
Lary 23/10/2020minha estante
Que linda descrição... despertou-me a vontade de lê-lo!???

Malu 05/11/2020minha estante
o tal do bom gosto ne mores

Taina429 06/01/2021minha estante
Muito obrigada ???

Paulo 12/12/2021

- Darcy: Mas eu odeio toda espécie de fingimento
São sempre interessantes as literaturas clássicas que esmiúçam algum detalhe social da época. Em Orgulho e Preconceito mergulhamos na instituição do casamento por interesse financeiro e social, coisa que vemos em outros autores de outras décadas e de outros países, como em Machado de Assis, mas que em Austen ganha mais textura e detalhes, além dos interesses de família e tradição da época.

O começo pode parecer um pouco aborrecido com tantos "Mr Fulanos" e "Mrs Ciclanas", mas quando nos habituamos à leitura ela se torna fluida e a história fica muito cativante, pois Austen organiza muito bem a ficção. Não deixamos de nos cativar também por alguns personagens dessa obra, notadamente Lizzy e Mr. Darcy.

Tudo começa quando os Bennets conhecem seus novos vizinhos: os Bingleys e seu amigo Darcy, de peculiar personalidade. A vida dos Bennets talvez estivesse para sempre fadada ao marasmo se não fosse esse acontecimento, pois os novos e ricos vizinhos caíram como um meteoro nessa família aparentemente tão provinciana. Percebemos que os Bingleys e os Darcys já possuíam entre eles uma história própria, claro, e isso nos dá a sensação de que estamos entrando num ambiente com muitos segredos e interesses já ocorrendo - o que só aumenta com a nova amizade dos Bingleys.

É o contato dessas famílias que implicará os preconceitos da época sobre diferenças de classe e nomes de família que, junto à personalidade orgulhosa e vaidosa dos personagens, causará muitos desencontros e intrigas, quando veladamente o desejo de alguns deles era outro resultado. O orgulho e vaidade que permeia a obra são bem definidos no trecho "o orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, a vaidade com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós."

O ridículo também não passa despercebido aos olhos da autora, que vê futilidade em muitos comportamentos e pensamentos de algumas personagens.

Enfim, boa obra para quem gosta de leitura clássica.

Gisele 13/12/2021minha estante
Este exemplar é lindo, recebi o meu na semana passada. Vai ser uma das minhas primeiras leituras no próximo ano