The Terror

The Terror Dan Simmons

Resenhas - The Terror

Vitória 09/04/2020

The Terror - Uma aventura congelante
O livro é inspirado no que aconteceu com a expedição Franklin, que partiu da Inglaterra em 1845, em busca da passagem do noroeste, que ligaria os oceanos Pacífico e Atlântico pelo Ártico, permitindo uma passagem mais rápida, facilitando as navegações. Os dois navios - HMS Terror e HMS Erebus - desapareceram, juntamente com suas tripulações. Os navios (ou o que sobrou deles) só foram encontrados em 2016 e 2014, respectivamente.
Acompanhamos a jornada das tripulações em direção à uma possível passagem do noroeste e seus destinos a partir daí, lutando contra a ameaça do frio, fome, doenças e até mesmo um monstro. Alguns dos personagens principais são: Sir John Franklin, comandante da expedição e capitão do HMS Erebus; o capitão do HMS Terror, Francis Crozier; o médico Harry Goodsir; e comandante James Fitzjames. Porém, temos o ponto de vista ocasional de alguns outros personagens.
É um calhamaço muito angustiante, por mostrar a situação terrível em que se encontram, em que não há muita esperança. Pode ser lento em várias partes, mas com um suspense e tensão que permeiam boa parte do livro. Gostei muito de acompanhar o diário do médico, Goodsir, foi um dos meus personagens preferidos nestas muitas páginas. Porém, o livro me fez sentir ódio de um personagem, com uma intensidade que não acontece com qualquer livro. Também nos mostra um pouco da cultura do povo Inuit, o que deixa a história ainda mais interessante.
The terror foi adaptado para uma série homônima do canal americano AMC, que em sua primeira temporada (10 episódios) conta a história do livro de forma bem fiel e muito bem adaptada. Inclui um elenco maravilhoso e uma produção muito bem feita, vale a pena conferir também.

site: https://www.instagram.com/alguemparacomentar/