O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho




Resenhas - O Terceiro Travesseiro


215 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Tatyane.Carmela 27/02/2022

Pisquei, e já acabou.
Que livro!
Um mix de emoção, ele te leva a alegria genuína a lágrimas de tristeza.
Li em apenas dois dias.
Hiper recomendado.
comentários(0)comente



Italo.Loiola 18/02/2022

Sei que é preciso levar em conta que o livro foi escrito em 1998, porém eu achei uma história muito problemática, cheia de esteriótipos que reforçam o preconceito contra pessoas LGBTQIA+. Achei muito forçado transformar uma história de amor entre dois garotos em um trisal completamente sem sentido, apenas pra empurrar isso pra sociedade ?aceitar?.
Esses erros acontecem constantemente quando pessoa heterossexuais acham que possuem conhecimento e vivência necessária pra construírem uma história sobre pessoas LGBTS.
O final completamente sem sentido algum, ficou muito forçado.
Eu não achei legal e não voltaria a ler esse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
rodrigues.thiago25 05/04/2022minha estante
Parabéns pela resenha. Gostei muito.




Victor Santana 01/02/2022

Um livro datado, e certamente problemático! Vai ler?
Vale a pena ler, já que é uma obra LGBT nacional e que data dos anos 90. Mas isto também implica em alguns conceitos problemáticos que são colocados ao decorrer da obra como o termo ?opção sexual?, além de que alguns diálogos só reforçam o estigma da liberdade sexual LGBT como promiscuidade. Essa foi uma releitura, li pela primeira vez com uns 14 anos e lembro de ter gostado, hoje, já não penso mais mesmo. É no máximo uma obra razoável, o triângulo amoroso é extremamente tóxico, e o final é extremamente clichê.
comentários(0)comente



Iris.Martins 12/01/2022

Esse livro é perfeito, um livro que te prende em cada página, que te faz chorar (MT) e que pode fazer muitas pessoas a abrir um pouco mais a mente, perfeito.
comentários(0)comente



Milena.Daleffe 06/01/2022

Bom
O livro é envolvente, embora um pouco esquisito, mas é uma leitura agradável se você tem estômago bom
comentários(0)comente



Giselle 29/12/2021

(@intrinseco1.blog)
Boa premissa, mas péssima execução.
Acho que esse livro tem um forte tom biográfico (ou autobiográfico) o que é bem interessante, no entanto, acho que deveria ter mais algumas páginas para aprofundar certos pontos. O desenrolar dos acontecimentos bem como a apresentação das personagens e relação entre elas são extremamente rasos, de modo que você não sente empatia ou apego como nenhum deles. Enfim, não sei se foi coisa de editor que cortou meio mundo de palavras, mas acho que poderia ser melhor trabalhado.
comentários(0)comente



viictorrf 17/12/2021

Meus Deus! Quantos vocativos!!!
É pessimamente escrito. O desenvolvimento dos personagens é raso como uma xícara. As motivações de cada um deles são infantis e precárias. Os diálogos são patéticos, não há outra forma de descrevê-los; não há nenhum aprofundamento, não há coerência ou veracidade em nenhuma conversa e o excesso de vocativos durante todo o livro só serve para demarcar em todas as frases que o autor não sabe diferenciar as vozes das personagens porque todos têm exatamente o mesmo tom. É uma representação muito fraca de conceitos de não-monogamia e cultura bi. Os "plot twist" que o autor colocou são tão previsíveis que 30 páginas antes deles acontecerem você já sabe que terá isso na história. É tudo muito irreal e cada capítulo tenta terminar com a cena da Avenida Brasil congelando .
comentários(0)comente



nai 03/08/2021

Resenha do livro O Terceiro Travesseiro
Sinceramente não sei como começar essa resenha e nem o que contar a vocês. Acho que o mais importante é: preparem o coração para as reviravoltas que o livro dá. NUNCA que eu imaginaria um final assim, sinceramente. E sendo uma biografia, me toca muito, pois eu, como leitora, já sofri horrores, não posso IMAGINAR passar por tudo isso. O livro mostra que o amor pode suportar até às situações mais difíceis e que ele pode sim, se adaptar. Sem tabu algum, o protagonista nos conta em detalhes o que ele sente e pensa, e até as coisas que faz entre quatro paredes. Honestamente é um livro muito bom e que nos faz refletir bastante, só dei quatro estrelas pelo seguinte motivo: odeio chorar, mas esse com certeza, é um livro de muito mais de cinco estrelas.
comentários(0)comente



Nathy 03/08/2021

O terceiro travesseiro
Tipo, o livro é bom? Com certeza! Mas ainda não me desceu esse final. Como que pode uma história dessas acabar assim? Nossa eu tô sem palavras e deprimida. Mas o autor consegue passar muito bem as emoções do personagens. Tô abismada até agora
comentários(0)comente



danilocoutinhof 09/07/2021

Romance grotesco e escatológico
Esse livro é perfeito... para um gay adolescente que acabou de conhecer a masturbação e ainda não desenvolveu crítica literária.
Além de mau escrito - sentenças curtas, diálogos mecânicos e sem naturalidade, personagens com a mesma profundidade de um pires - o livro apela para um fetichismo exacerbado e cenas sexuais que além de indigestas são desconexas, provavelmente com a única intenção de chocar.
Não entendo como esse livro é tão indicado por aí. Santo mau gosto.
comentários(0)comente



Milena 08/07/2021

Chorei horrores
Melhor leitura aleatória que eu já tive na vida
Super recomendo
Mas apenas se vc estiver preparado para passar horas seguidas mergulhado na história
Depois de alguns anos resolvi voltar a ler e a experiência foi totalmente diferentes
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Peh 09/06/2021

Cuidado, spoilers dessa minibomba
Em síntese, O Terceiro Travesseiro narra o encontro sentimental e sexual de dois rapazes; amigos descobrindo e entendendo que os sentimentos que os ligam são mais fortes que o usual. É um livro que aborda a temática LGBT, um ponto interessante, já que na época (fins dos anos 90) esse tipo de história não era contada. Contudo, é um livro perigoso, uma vez que ousa explorar o romance entre dois jovens, mas não consegue desenlaçar-se de certos preconceitos.

Pessoalmente, por motivos estritamente pessoais, a obra me agradou muito. Porém, não ignoro as inúmeras problemáticas que circundam a obra. Em primeiro plano, parece-me que o autor não está em seu local de fala, me fica a impressão que é um homem heterossexual contando uma história do que ele imagina ser o universo LGBT: regado à promiscuidade e libertinagem sexual. Inúmeros são os trechos que me causaram estranhamento, e nada de identificação. Os dois jovens têm uma estranha obsessão em ingerir esperma ? será que é isso que o autor imagina que a comunidade LGBT consome?

Adiante, a introdução do "terceiro travesseiro" destoa um pouco do tom da obra, não funcionou tão bem para mim. É uma jogada interessante do autor, mas ficou mal elaborado. A julgar pelo arranjo geral da obra, não consigo ter certeza do que o autor queria tratar ? se era uma possível relação à três pessoas ou uma espécie de "cura gay" para um dos personagens.

Por fim, o final dramático ? que me machucou, confesso ? revela uma certa intenção do autor. Sob viés religioso, o fim do protagonista atravessa a velha ideologia conservadora: ser gay (ou quaisquer outras sexualidades & gêneros que fujam dos impostos no sistema patriarcal) levará ao pior caminho, restando a morte a esses pecadores.

O livro aborda o romance entre dois homens, mas o faz enraizado em inúmeros preconceitos que essa humilde resenha não contempla, infelizmente. É uma história que me cativou (fiquei abalado, não tem porque negar), mas passível de críticas. Mais de um ano e ainda não sei se consigo recomendar ou não...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



215 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR