Os Astronautas de Yaveh

Resenhas - Os Astronautas de Yaveh

Nando 10/12/2010

Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em:

O livro que vou resenhar é um dos lançamentos da Editora Planeta e me foi gentilmente cedido para resenha. =]

Antes de iniciar devo esclarecer que as opiniões de J.J. Benítez não refletem exatamente as minhas e nem as de qualquer integrante do Sobre Livros. Não estamos aqui para falar das crenças de ninguém, mas sim para analisar o livro.

Polêmico e instigante. São as duas frases que melhor definem esse livro.

“Os Astronautas de Yaveh” não é um livro do tipo a que estou acostumado a resenhar. Pra começar, ele não conta uma historia; porém também não é um livro de auto-ajuda. Na falta de um termo melhor, classifico-o como “livro cientifico” já que em suas paginas, J.J Benítez expõe suas pesquisas de anos sobre dois dos assuntos mais polêmicos que existem: Religião e Vida Alienígena.

“Pois bem …”, você pode pensar, “… onde os dois temas se encaixam?”.

Essa é na verdade a premissa do livro, mostrar os pontos em que esses dois temas controversos se cruzam, pelo menos na opinião do autor, que é Ufólogo e Jornalista.

Analisando trechos da Bíblia e de Livros Apócrifos ele traça paralelos entre descrições como “coluna de fogo” e “Glória de Yaveh”, e descrições atuais sobre aparições de óvnis para lançar sua teoria: Os anjos da Bíblia podem ter sido seres extraterrestres muito evoluídos que vieram a mando de Deus nos orientar.

O autor lança varias passagens explicando como ele acha que realmente as coisas se sucederam. Quer um exemplo? Quem você imagina que enviou as tábuas dos Dez Mandamentos a Moisés? Segundo Benítez foram os “astronautas” (termo usado durante o livro para identificar seres extraterrestres).

“Mas o que são Livros Apócrifos?” você pode perguntar. Inclusive a parte em que ele explica isso foi, para mim, a mais interessante do livro.

Esses livros são textos que narram a vida de Jesus Cristo, Maria, e outros personagens bíblicos, mas que não foram incluídos pela Igreja Católica como parte da Bíblia. E esse é o grande questionamento de Benítez: Por que não foram incluídos? Será que revelavam algum segredo que a Igreja queria esconder, ou simplesmente foi comodismo da parte deles?

Achou “O Código da Vinci” polêmico? Você ainda não conheceu J. J Benítez.

Três tipos de leitores vão gostar desse livro: os amantes da Ufologia, já que como ufólogo, Benítez dá varias informações interessantes, os que gostam de ler sobre religião ou teologia, principalmente pelas pesquisas intensas nessa área, feitas pelo autor e os que simplesmente adoram uma boa teoria da conspiração.

J.J Benítez consegue sustentar bem suas teorias (já que ele mesmo afirma que são teorias) e as liga aos escritos e aos testemunhos atuais de pessoas que avistaram óvnis fazendo um interessante e bem amarrado paralelo.

Mais uma vez devo adverti-los que esse não é um livro que conta uma historia, mas se passa num estilo mais dissertativo.

Devo acrescentar que o leitor deve ter uma mente bem aberta no que diz respeito a religião, pois do contrario pode vir a ficar ofendido com alguns pontos defendidos por Benítez. Eu mesmo pensava ter uma mente mais aberta do que realmente tenho…

Termino essa resenha com uma frase de duas palavras com a qual além “retirar o meu da reta” se me perdoam a expressão popular, ainda deixo em aberto para que vocês leiam o livro e tirem as próprias conclusões:

Quem sabe…?

Wend 16/04/2012

Amei esse livro
Com esse livro eu aprendi a questionar as coisas que parecem ser certinhas e me permiti confrontar a realidade com uma ficçao. Muitas das coisas que li ali eu creio terem sido possiveis de terem acontecido. Ao terminar o livro eu pensei com uma certa tranquilidade: E porque não pode ser verdade? E me dei a partir dali o beneficio da dúvida. Para quem não é religioso fanatico e tem a mente aberta sera com certesa uma boa leitura. Guardada as devidas proporçoes da ficção eu recomendo pois é um livro que nunca me arrependi de ler...

Caio 19/09/2018

Cumpre com o que promete!
É um livro cheio de pesquisa e embasamento, cheio de dados e realmente faz questionar algumas "verdades" acerca dos relatos bíblicos. Traz a luz os textos apócrifos e faz comparação desde o antigo testamento até o novo, demonstrando que o contanto que o povo de Israel acreditou ser Deus ou Yaveh, ou mesmo anjos falando em vários momentos na verdade se tratava de uma equipe de "astronautas". Foi exatamente o que eu estava procurando pra ler.

Adson.Borges 05/01/2021

Excelente livro! Muito interessante!
Nos dá uma visão diferente sobre várias passagens do velho e novo testamento. Tudo baseado em fatos, livros, entrevistas e pesquisas científicas. Pra quem gosta de física, astrofísica, astronomia, é um prato cheio!

Mih 21/02/2009

Olha! Até que achei interessante. Aqui o sr. J.J. tenta provar que os ETs nada mais são do que os anjos! Sinceramente, a teoria dele até que tem fundamento! Achei interessante pq ele cita algumas passagens bíblicas muito curiosas, como por exemplo na peregrinação de Moisés com o povo judeu no Egito, onde as Escrituras fala da "Glória de Yaveh" que ia logo adiante, como se essa "glória" fosse uma nave espacial!
Sem mencionar tbm outros acontecimentos que ele narra.

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Imperdível!
Leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a verdade por trás de nossa história como raça humana.

Inlectus 10/04/2017

Bom.
Alguns religiosos ficariam muito bravos, isso torna melhor.

Laysa 14/08/2023

Tem que melhorar muito ainda
Depois de ler toda a série Cavalo de Tróia- pelo menos os livros publicados em português- eu fiquei muito curiosa pra ler mais livros do autor. E confesso que esse aqui foi uma grande decepção. Primeiro, lembrei de um costume que ele tem que me incomoda bastante: o abuso das aspas. TUDO que ele escreve tem aspas. Até olhei pra conferir: tem capítulos que em TODOS os parágrafos tem alguma palavra entre aspas.
Segundo, o livro tem um enredo bem pertinente e importante, mas o grande deslize aqui são as referências. Praticamente não existem. O autor escreve quase 100% do livro com base em achismo e especulação. Isso não me trouxe nenhuma credibilidade, o que é uma pena porque o assunto é muito interessante. O ponto positivo, o motivo das minhas 2.5 estrelas foi o despertar da minha vontade pra ler os Evangelhos Apócrifos. Mas, pra quem já conhece o autor e gosta desses temas polêmicos, vale a pena ler :)