O dom criativo

O dom criativo H. R. Rookmaaker

Resenhas - O DOM CRIATIVO

Lauane.Oliveira 14/03/2021

Arte e cristianismo.
Esse livro é um kit completo de como ser um cristão e artista ao mesmo. Pois não existe uma dicotomia entre ambos. Criaram uma falsa divisão entre cristãos e cultura. Aprenda a evangelizar de maneira correta.

igor 13/06/2021

surpreendente
estou completamente maravilhado com esse livro. sabia que iria me identificar com as opiniões de rookmaker sobre o assunto mas não imaginava que seria tanto. realmente necessário entender de uma vez por todas de que nossa humanidade faz parte do plano de redenção de cristo e que por isso, as formas artisticas são exemplos reais dessa conexão entre o humano e o divino.

Mayhara 27/12/2021

Já pode ler viu?
Pra mim não tem spoiler aqui (não é ficção nem nada), mas se você não quiser saber o que vai encontrar no decorrer do livro, leia em outro momento :D

Pensei que era uma coisa, fui ver a sinopse era outra e depois que li me surpreendi mais ainda. Tem algum lado meio filosófico, mas nada que dificulte a leitura e a torne enfadonha.

Lá pelo início, Rook fala sobre mandato cultural e cristianismo e cultura, introduzindo o leitor a respeito sabe? Já amei. Não dá pra ficar perdido se você não é familiarizado com o assunto.

Outra parte que gostei bastante foi quando ele traz sobre o que Deus esperava de nós como seres criativos, o que a queda fez o que Cristo vem fazendo.

Uma coisa que nem passava pela minha cabeça encontrar pela leitura foi a temática do evangelismo propriamente dito. O ápice do livro é a parte 3, "O compartilhamento criativo do evangelho" (não é spoiler, tá na contra-capa viu?). Prepare o marca-texto porque não vai faltar o que marcar.

O livro ainda traz anexo uns artigos extras sobre evangelização. O que se aprende a respeito não cabe no gibi!

Ah e pra quem é "por dentro das pinturas", no final tem outro anexo que considero uma surpresinha pra você! rs (eu que não sou afim mas particularmente gostei muito e achei bem interessante!)
Recomendo a leitura!

Citação: "Seres humanos são criaturas que tem seu próprio lugar na criação de Deus. Há incontáveis áreas em que podem ocupar-se: língua e música, mas também direito, liturgia e sistemas econômicos. O envolvimento neste sentido é inescapável, pois as pessoas são seres culturais."
loresrofi 28/12/2021minha estante
?? só aumentou a vontade de ler

Mayhara 29/12/2021minha estante
? lê e rabisca bem muito, se possível com mais de uma cor de marca texto pra ficar bem criativo (não pude perder a piada kkkk socorro)

Debs 30/01/2022

Que ótima leitura!
O autor aborda a relação (ou a falta dela) do cristianismo com a arte.
Em algum momento da história, surgiu a ideia de que a arte não devia fazer parte da vida cristã, como se houvesse uma bolha em que nos metemos para viver nossas 'vidas piedosas' e não nos relacionarmos com o 'secular'. O autor fala sobre esses acontecimentos e aborda de uma forma prática e bíblica como podemos usar nossa criatividade para não deixarmos de estar no mundo, mas vivermos no mundo refletindo à Deus e sua benignidade.
O livro também conta com um anexo importante sobre evangelização, testemunho de vida e evangelismo de crianças.
Recomendo a leitura. Pude sentir um desejo de usar mais meus dons para espalhar o reino de Deus de forma criativa!

@dicabooks 07/01/2023

O Dom Criativo
???????

[BOOKMAAKER, Hans R. ? ??? ???????? ? Brasília, DF: Editora Monergismo 2018, 216 p.]

? ??? ????????

Henderik Roelof Rookmaaker nasceu em 1922 e morreu em 13 de março de 1977 em Omero, na Holanda. Ele tinha 55 anos de idade quando sofrera um ataque cardíaco.
? ??? ???????? é a última obra do autor, que foi publicado na íntegra e vai tratar de modo geral a relação da arte com a vida cristã. Para abordar a temática, a obra foi dividida em três partes e finalizada com dois Anexos.
Bookmaaker irá tratar de questões como por exemplo, como ser cristão em um mundo caído/ em ruína; a liberdade dentro de uma estrutura; e aqui um ponto que me chamou atenção, é que a liberdade hoje, na nova sociedade, passou a ser caracterizada em ??????????????.
Por fim, na terceira parte da obra, ele aborda uma questão que é muito comum atualmente, ele diz: " Testemunho não é propaganda e; o nosso objetivo não é conseguir membros para nossa igreja [...]. Nossa mensagem não é a favor de instituições que consideramos sagradas, mas das pessoas " (pág.111). Esse trecho me fez refletir que muitas igrejas têm focado nos objetivos errados.
Com o objetivo de refutar esse infundado conceito, ele traz um capítulo espetacular sobre como evangelizar essa geração.
Mas não pára por aí, Bookmaaker também irá abordar os desafios do cristão em um mundo caído, onde a emancipação das mulheres, de modo revolucionário, tem resultado na guerra dos sexos.
Por vivermos numa era revolucionária, o socialismo igualitário tem sido comparado com o evangelho, quando na verdade essa mesma ideologia, que transforma essa igualdade em todos os aspectos, ignora o fato de que homens e mulheres possuem diferenças, o que é perfeitamente evidenciado nas Escrituras. Além disso, o evangelho nunca deixou de ser evangelho para tornar-se uma idéia.
Ele também nos convida a refletir em como a sociedade tem caminhado para o lugar de negação da autoridade, ou seja, a mesma passou a ser desconhecida. De como as ideias utópicas do marxismo tem na verdade gerado tirania, com a desculpa de um mundo melhor para nossos filhos.
Bookmaaker convida o leitor a ser ativos. A tomarem parte das atividades desse mundo, pois ao fazer seu trabalho com zelo, honestidade, excelência, sendo responsáveis e dignos de confiança o nosso evangelismo passará a ser frutífero. Para isso, é preciso deixar de lado toda dicotomia. Pois quando se faz uma dualidade na vida, ou seja, quando separa-se um lado para atividades espirituais e, um lado para atividade mais ou menos "neutra", ou "secular", estamos empobrecendo a existência. Passamos a negar a soberania de Deus em grande parte da vida.
Para finalizar, diria que a obra foi muito embasada historicamente. Percebe-se o vasto conhecimento do autor em diversos campos do saber. Seu conhecimento está evidentemente direcionado para a atualidade. Outro ponto que achei interessante, é que muitas de suas advertências tem sido concretizadas hoje. O autor diagnosticou antecipadamente a degradação moral que vemos atualmente.
Quanto à linguagem, foi bem clara e objetiva. O conteúdo é extremamente útil e enriquecedor, diria ser uma leitura de suma importância para o cristão pós moderno.

Editora: Monergismo
Autor(a): H.R. Rookmaaker
Pág.: 216

Marcos 30/05/2023

Eu leio Rookmaaker...
De tanto ouvir a música de mesmo nome, finalmente li o autor que a inspira, e a única parte ruim do livro é que ele acaba, o que só faz começar a minha vontade ler mais obras dele.

Guilherme Moreira 07/02/2024

Criação criativa
Uma obra que me auxiliou a entender um pouco mais sobre criatividade cristã, cultura, atuação social, arte, contexto e principalmente cosmovisão!

Leitura um pouco pesada, mas muito? muito necessária!

Nanda 07/11/2023

Muito Bom
Eu iniciei lendo pensando que era sobre outra coisa, porém, fui surpreendida com uma escrita profunda a respeito de fé e arte. Gostei bastante mas acredito que necessito de uma segunda leitura.

alvsalmeida 31/12/2023

Vá e faça!
Ainda há uma visão dualista entre doutrinas ascetistas, e isso leva muitas pessoas a se afastarem do dom que receberam para glorificar a Deus em seu trabalho dentro da sua cultura. Rookmaarker vem bater de frente com esses pensamentos mostrando que os poucos que se voltam para a arte cristã, se limitam a algumas cópias bíblicas e religiosas do seu trabalho. A verdade é que, quanto mais longe estivermos de colocar em prática o dom que nos foi oferecido por Deus, mais longe estaremos de conseguir recuperar nosso espaço dentro da área artística e cultural.