A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

Maria Helena 07/01/2014

Maravilhoso, uma história que prende o leitor do inicio ao fim!

Geraldo 03/12/2013

Um Chinês as Escuras!!!!
Resolvi fazer algo meio que inédito em minhas leituras. Tudo começa quando vejo esta obra na minha mesa da sala. Li apenas o título e o nome do autor. E MAIS NADA!!!...NADA MESMO, nem contra-capa, nem as orelhas do livro.
Tive uma grata surpresa, a cada capitulo vencido, a cada folha virada fui me deparando com uma historia originalíssima, ambientada numa China comunista.
O autor nos brinda com capítulos que ele coloca o nome do personagem como titulo. Tan e Shento, cada um com sua historia, seu drama; e coloca drama nisso. Um tem tudo, outro não tem nada. Dois destinos que se cruzam de uma forma totalmente original, te prendendo a cada página vencida.
Nunca li nada de um autor se quer que seja chinês, e este sendo o primeiro me surpreendeu em tudo.
Sabe aquela mistura de SIDNEY SHELDON com KHALED HOSSEINI.
Uma grande saga contada em suas 493 páginas...vale a pena.
Façam esse exercício...leiam as escuras!!!!

Juliana Alves 19/06/2013

Os Irmãos
"A Montanha e o Rio" de Da Chen, conta a história de dois irmãos, Tan e Shento, sendo este último filho ilegítimo do general Ding Long. A história se passa na China de Mao Tse tung, contexto histórico: auge da Revolução Cultural Chinesa; os dois irmãos seguem suas vidas sem saber da existência do outro, porém o destino faz com que eles se encontrem e se tornem inimigos, tanto na vida política quando na vida pessoal - se apaixonam pela mesma mulher.
O livro é fantástico, a narrativa é surpreendente, o autor reveza: o livro é narrado hora pelo ponto de vista de Tan ora pelo ponto de vista de Shento.
Eu super recomendo essa leitura. A história é cheia de romance, drama e conflitos políticos.
Leiam! Vão adorar.

Garretbr 24/03/2013

Da Chen perfeito, neste romnce histórico...
"A Montanha e o Rio", do chinês Da Chen... Este livro conta a história de dois irmãos, que acabam trilhando caminhos bem diferentes, mas que tem em comum a paixão por uma mesma mulher... A China do final do século XX, com toda sua história política e social, é o cenário para esta história. É quase um romance histórico.. é envolvente, cativa, dá uma visão histórica perfeita deste país que fascina todos nós.

Valéria 04/01/2013

Curioso!

O início é maravilhoso, daqueles que você não consegue parar de ler. A história dos irmãos contadas paralelamente. Contudo o autor "se perde" no final do livro. Foi o que me deixou decepcionada pois esperava mais...
Ainda sim indico o livro a todos os leitores que buscam uma história diferente dos livros convencionais.
NATY BRASIL 01/04/2013minha estante
Eu simplesmente amei esse livro.Achei de uma delicadeza, a forma como o autor vai apresentando os fatos.

1965 01/12/2012

UM LIVRO BONITO E AO MESMO TEMPO TRISTE,AS BRINCADEIRAS TRAIÇOEIRAS DO DESTINO,FAZENDO COM QUE VIDAS SE ENCONTREM EM SITUAÇÃO EXTREMADAS .
UMA ÓTIMA LEITURA ,MAS NÃO ESQUEÇA O LENÇO.

Paula 24/11/2012

Sensacional
Um dos melhores livros que já li. A história de dois irmãos que crescem sem saber da existência um do outro e o reencontro dos dois em lados opostos e disputando a mesma mulher.

Recomendo!

jota 24/10/2012

Sexo nos tempos do camarada Mao
Depois de ler Os Irmãos Karamazov, história complexa e volumosa, resolvi dar uma relaxada e partir para a leitura de um best-seller mesmo. Foi em maio do ano passado, não agora.

O diabo é que o livro era muito interessante, prendia bastante a atenção e em cerca de cinco dias já tinha terminado o cujo, quase querendo mais do mesmo - outro best-seller de Da Chen. Ou de Ha Jin, Dai Sijie, sei lá...

Mas estava falando (escrevendo, na verdade) de A Montanha e o Rio, eficiente livro do sino-americano Da Chen, editado no Brasil pela Record. E nele encontrei esta brilhante pérola:

"A lua estava brilhando. O homem levantou seu vestido colorido e a possuiu, encostado naquela mangueira. Ele enfiou seu gengibre nela, fazendo dela uma mulher."

(Por um átimo até pensei que estivesse lendo um daqueles apimentados romances dos bons tempos de Jorge Amado. E cravo, canela, gengibre, pimenta - afinal de contas, são todas especiarias asiáticas, certo?)

É verdade que quem estava narrando aquela cena caliente, passada nos idos de 1967, era um personagem tosco – digamos assim, o idiota da aldeia. De todo modo o trecho está lá, na página 29, podem conferir.

Até ler o livro de Da Chen eu acreditava que os orientais enfiassem rizomas de gengibre apenas em vidros de conservas - e somente depois de muito bem lavados e fatiados, claro.

Mas por Batman e Robin, quanta ingenuidade a minha!

Por isso dou razão a quem diz: lendo e aprendendo.

Sempre.

Tattoo 09/06/2012

É impressionante do começo ao fim, uma historia cheia de coincidências, fatos surpreendentes e reviravoltas. O final me decepcionou um pouco, mas a trama me manteve presa da primeira à ultima página. Pra quem gosta de uma boa aventura, é ótimo.

Thaisinha 26/02/2012

Intenso. A palavra para descrever o livro. Assuntos mirabolantes, polêmicos, trágicos, picantes, tristes, todos em um livro só.
Dois irmãos que amam a mesma mulher. Falando assim parece clichê, mas de clichê não tem nada!!
Política, torturas, dramas familiares, ditadura, tudo envolvido. Não dá pra dizer que é um livro parado.
Eu gostei e recomendo.

Luciano Carrenho 10/01/2012

Dramalhões e Clichês
Pensava que estava diante de uma obra-prima, mas depois de ler as primeiras 100 páginas, quase desisti. Mas como sou persiste li até o fim. A idéia (ou o roteiro) do livro é boa, mas o que me irritou profundamente é o excesso de clichês, coincidências e dramas. Acho que o autor deve ter assistido muitos filmes hollywoodianos, aquelas velhas fórmulas pré-elaboradas de dramas e redenções...Agora sobre o final, o que mais me surpreendeu, foi o fato do Vovô estar vivo e armado!! Bom, pelos meus cálculos (segundo a ordem cronológica do livro) ele deve estar quase com 100 anos. Neste livro Da Chen teve uma ótima idéia, mas não soube aproveitar.
Bruna 20/01/2012minha estante
concordo, confesso que fiquei decepcionada com o livro, havia lido tantas resenhas boas sobre ele. Uma das coisas q eu menos gostei foi a total presença de maniqueismo, q poderia facilmente ser evitado, fato esse q alias, para mim, surgiu do nada no livro (SPOILER) quando um dos irmãos desenvolveu uma personalidade beirando a loucura. A historia seguiu um rumo desinteressante, alem de conter varias falhas e brechas no enredo, q não podemos ignorar.

Thais 25/07/2021minha estante
Já estava começando a achar que n'ao sei reconhecer um bom livro depois de ler tantas resenhas elogiosas. Você resumiu tudo o que penso sobre esse livro: um enredo inverossímel, personagens que mais se assemelham a super heróis, clichês e superficialidade. Não entendo como tantas pessoas o avaliaram de forma positiva. Sofrimento para terminar a mais de quinhentas páginas.