Minhas viagens com Heródoto

Minhas viagens com Heródoto Ryszard Kapuscinski

Resenhas - Minhas viagens com Heródoto

Emerson Dylan 12/01/2023

Bela homenagem de um mestre a outro
É bonita a homenagem que Kapu?ci?ski faz a seu ídolo, Heródoto. Interessante construir um relato autobiográfico em diálogo com uma obra que foi de suma importância para a vida do autor. "Minhas viagens com Heródoto: entre a história e o jornalismo" é isto, uma autobiografia em crônicas de viagem, por vezes ensaísticas, que o tempo todo referencia o icônico livro "História", do chamado "pai da história" grego.
Nos vinte e oito capítulos do livro, Kapu?ci?ski narra suas viagens literais e suas interpretações de leitura do livro que lhe acompanha na cabeceira, seja do avião, do navio, de um hotel improvisado. Por já estarmos habituados com sua narrativa de viagem espetacular, as suas histórias de vida são o ouro da obra, enquanto os comentários sobre Heródoto às vezes se perdem em excessivas citações. Apesar disso, em sua leitura, o polonês faz diversas digressões muito interessantes sobre o saber-fazer do historiador e do jornalista ao ler o clássico autor grego. São muito pertinentes as perguntas que Kapu?ci?ski faz sobre os relatos descritos por Heródoto; como bom jornalista, os por quê/onde/como/quando dirigem a sua leitura.
Sendo o terceiro livro que leio de Ryszard Kapu?ci?ski, "Minhas viagens com Heródoto" pode até ser menor que "O xá dos xás" ou "A guerra do futebol", mas já é suficiente para se admirar este escritor tão cativante. No trecho talvez mais autobiográfico do livro, o primeiro capítulo, entende-se melhor a figura desse autor. Formado em história numa Polônia fechada pos Guerra, seu sonho era atravessar a fronteira. Que bom que ele conseguiu realizar!

Laurinha. 06/05/2023

Comprei pela capa, nem nome tinha lido, e achei q fosse uma coisa mas era outra.
O livro em si é interessante mas não é uma das leituras que mais me chama atenção.