Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Jass 19/07/2021

Um livro bom com uma história interessante, achei um pouco cansativa, e vagarosa. Mas gostei dos detalhes.

g. 05/07/2021

Incrível!
Carol é um dos meus filmes favoritos. Ter o prazer de ler sobre o amor delas com toda certeza foi incrível e mágico. O amor de carol e therese é um amor leve, sem pressão que nós faz ter coragem e acreditar verdadeiramente no amor. O enredo é incrível assim como a escrita da autora prende o leitor em casa detalhe e pagina deste livro.

nath 26/06/2021

tanto o livro quanto o filme tiveram influência em quem sou agora, ambos ajudaram a descobrir mais sobre mim. O livro é simplesmente espetacular e muito bem escrito, estou sem palavras pra descrever como ele é bom.

Jhe 22/06/2021

Patricia Highsmith trouxe esperança
Eu costumo começar e terminar uma obra a lendo por completa. Desde de sua sinopse até a apresentação do autor/ sua inspiração para a escrita do livro.
Me deparei com o pós-escrito de Patrícia Highsmith, onde ela não só fala sobre sua inspiração em "Carol", mas no que essa escrita acarretou em sua carreira e impactou a vida de seus leitores. Isso me pegou e me fez chorar!
A forma como até hoje as obras descrevem o fim dos seus personagens LGBTQIA+ e como, eles costumam ter um trágico fim, como um castigo - indireto ou direto - por sua orientação sexual, é um fato que tem que ser mudado.
"Carol", pelo que posso ver e pude ler, foi um passo importante para a mudança desse hábito. E o final cheio de esperança em que Therese e Carol, possam ter um futuro juntas num tempo cheio de dificuldades, me faz ainda acreditar no amor.
É um bom livro!

"Seria Carol, em mil cidades, mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno."

Seria sempre Carol. Therese sabia. Eu sei.

Gabi 22/06/2021

Esperava mais.
Esperava mais por ser um livro tão aclamado. O livro traz a história de um relacionamento entre duas mulheres e gosto disso por ter sido escrito em 1950. Uma pena que o romance entre Carol e Therese seja tão entediante. ??

VinAcius49 20/06/2021

Aqui nunca é uma resenha, de fato!
É muito bom ler algo vindo do século passado, que possua a homossexualidade no centro da temática e não termine em tragédia/de forma triste. Chega a ser revigorante, nada paga por esse sorriso em meu rosto agora, nada!

Eduarda Café 15/06/2021

Tudo acontecera naquele instante em que vira Carol
Nunca li algo que descrevesse a intensidade e sensibilidade de uma relação entre mulheres de forma verdadeira como esse livro conseguiu. Cada detalhe, cada sentimento, cada encanto do livro é ampliado e te faz entender exatamente o porquê daquelas duas mulheres se conectarem, porque era simplesmente o que deveria acontecer.

A escrita é sensacional e te coloca dentro da história, desde sentir medo de perder alguém a convidar quem lê Carol a também se apaixonar pela mulher. Todos os sentimentos se completam e, de repente, você se pega pensando nelas do mesmo jeito que Therese fala de Carol: encantada por cada palavra que leu e querendo cada vez mais.

Muito além da sexualidade, Carol é um livro incrível sobre o que ele se propõe a falar: Amor. Todo o processo da paixão que começou quando se conheceram acidentalmente e toda a cadeia de sensações impulsivas e incontroláveis que esse encontro causou nas duas, justo na hora que se conectaram pela primeira vez. Porque tudo acontecera naquele instante em que vira Carol.

Van 09/06/2021

Eu te amo Carol chamando Therese de "minha querida", te amo
Esse livro é fantástico de tão perfeito que é, ou é perfeito de tão fantástico. Nos traz uma perspectiva mais ampliada, complexa sobre os personagens, os cenários e todo o enredo. E nos permite aprofundar mais sobre os sentimentos e pensamentos da Therese, sobre sua própria história (que agora fica claro de que se trata da personagem principal). O livro é tão encantador quanto o filme. A vontade que fica é de que ele nunca acabe, mas infelizmente chega ao fim.
Julia.Geovana 09/06/2021minha estante
oi vanessa! tudo bom? to fazendo uma pesquisa para o dia dos namorados, e queria saber de você que leu o livro recentemente e gostou tanto: na sua opinião, se carol e therese fossem celebrar o dia dos namorados nos dias de hoje, o que elas fariam? e por que? (um jantar, um passeio em algum local x, uma declaração, assistiriam um filme juntas, etc)

julia 08/06/2021

Um dos melhores livros que li nesse ano, valeu muito a pena. História bem construída, prende a atenção e desperta curiosidade.

Paty 12/05/2021

Normalmente leio o livro e depois assisto ao filme, dessa vez fiz o contrário e não me arrependo. Os dois são ótimos. O filme mostra cenas e situações que não constam do livro, no entanto alguns diálogos e frases soltas são literais. Ponto para a roteirista que amarrou tudo muito bem. Adorei!

Nani 12/04/2021

Não se apegue ao filme
A forma como é feita a narração pode ser um pouco difícil de se acostumar no começo, mas é satisfatório quando o faz. Por ter assistido ao filme primeiro estranhei pela narração ser feita por Therese, o que contribuiu para eu ter mais simpatia pela personagem e entende-la melhor. De qualquer forma é um livro que possui protagonistas sáficas e final feliz, só por isso já merece as cinco estrelas, mas além disso a história é feita com sensibilidade, sem a apelação para cenas sexuais que existem no audiovisual, leveza e romantismo que um romance entre duas mulheres precisa, a relação e a descoberta dos sentimentos apenas serem o que são.

Lita 10/04/2021

Esperava mais, mas não estou decepcionada
O li depois de assistir ao filme. Enquanto no filme temos toda aquela atmosfera de romance, no livro é um pouco diferente.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 01/04/2021

Enquanto trabalha no departamento de brinquedos de uma loja, a jovem Therese avista a bela Carol adentrando o ambiente. Seus olhares se encontram, Therese a atende, mas naquele momento ela sabe que algo dentro dela vai mudar para sempre.

Li esse romance para o Desafio Leia Mulheres 2021, categoria LGBTQ+, confesso que é uma temática que praticamente não leio, mas aí é que está a graça dos desafios: nos tirar da zona de conforto e fazer com que nos deparemos com boas surpresas.

O romance foi publicado em 1952, uma época em que a homossexualidade era vista como aberração, onde as pessoas tinham que se esconder atrás de máscaras, se anular, se "adequar", ou então, muitas vezes, adoeciam a alma e morriam (por dentro ou literalmente). E em meio a esse cenário, a autora nos apresenta uma história de amor singela e verdadeira, escrita com elegância, narrada com extrema naturalidade, sem ser piegas ou esteriotipada. Imagino que tenha sido um bálsamo para as pessoas que passavam por situações parecidas. E ainda deve ser.

Não espere cenas tórridas e picantes. Com longas divagações sobre a vida e muitas metáforas, esse livro fala de sentimentos, de ser fiel a esses sentimentos e, sobretudo, de ter coragem de assumir e de viver esses sentimentos.
Gustavo.Romero 01/04/2021minha estante
O filme vale a pena assistir - principalmente pelo monumento artístico que é a Cate Blanchet.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 02/04/2021minha estante
Vou procurar depois. Gostei muito da trama.