Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Maygeek7 27/06/2022

Mona viada!!!
Principalmente e particularmente amo livro com tema assim, é meu preferido!!

Ainda sendo um livro das antrolas mostra o quanto a autora foi corajosa com tal tema.
Não é nada tão explícito e nem erótico nas cenas. Uma abordagem até poetica.

Particularmente eu iria agir como a Therese fácil fácil.

Nem sei o que escrever, livros assim me deixa
viada e me faz querer viver um romance do mesmo jeito. ?

? ?As pessoas sempre se apaixonam pelas coisas que não podem ter??

? ?Sempre?
DANILÃO1505 27/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

skuser02844 28/06/2022minha estante
Esse sempre será meu livro favorito ???

Lenas 04/10/2021

Carol ou ?The Price Of Salt?, publicado em 1952, é considerado o primeiro livro ? e o único durante muito tempo ? a retratar um relacionamento lésbico com um final feliz.

Quando vi que o título original era ?O Preço do Sal?, fui pesquisar o motivo de a autora ter escolhido esse título no início. Vi que ao perguntar o preço do sal, ela está perguntando qual é o preço que uma pessoa deve pagar para viver uma vida autêntica. Naquela época, era um preço muito alto (isso quando era possível). Afinal, como será para uma mãe perder a guarda da filha, não podendo nem ao menos visitá-la? Imagina ser humilhada por se relacionar com alguém que ama?

Carol renunciou a muita coisa para poder viver uma vida sendo ela mesma e no final do livro ela e Therese podem tentar ter um futuro juntas. Com certeza não é um final FELIZ, mas é bem esperançoso ? principalmente na época em que foi publicado (afinal, nenhuma delas morreu, foi presa ou escolheu viver uma vida triste ao lado de alguém que não ama).

Definitivamente é um livro interessante e muito bem escrito, a primeira parte dele é bem lenta, mas o ritmo é mais acelerado do meio para o fim.

Super recomendo para quem ainda não leu (e para quem não gosta de ler, recomendo o filme também, a meu ver está bem fiel à obra).

prinmahnoor 27/03/2021

Alguns livros* mudam sua vida para sempre
Passar por esse livro foi como fazer uma viagem que eu não queria que acabasse de jeito nenhum.

Agora eu estou sem palavras, porque eu sinto que ainda estou vivendo no meio dele, em algum lugar daquela história, e vai demorar um tempo para eu sair de vez.

Fiquei tão apaixonada por essa leitura quanto a Therese era apaixonada pela Carol.

Meu trecho favorito foi esse:

"Só agora ela percebera o que já intuíra antes, que o mundo inteiro estava pronto para ser seu inimigo, e de repente o que havia entre ela e Carol não pareceu mais amor ou felicidade e sim algo monstruoso, que as mantinha agarradas pelos punhos."
Paula.Pereira 16/06/2021minha estante
A profundidade que nos enternece.

Eduarda Café 15/06/2021

Tudo acontecera naquele instante em que vira Carol
Nunca li algo que descrevesse a intensidade e sensibilidade de uma relação entre mulheres de forma verdadeira como esse livro conseguiu. Cada detalhe, cada sentimento, cada encanto do livro é ampliado e te faz entender exatamente o porquê daquelas duas mulheres se conectarem, porque era simplesmente o que deveria acontecer.

A escrita é sensacional e te coloca dentro da história, desde sentir medo de perder alguém a convidar quem lê Carol a também se apaixonar pela mulher. Todos os sentimentos se completam e, de repente, você se pega pensando nelas do mesmo jeito que Therese fala de Carol: encantada por cada palavra que leu e querendo cada vez mais.

Muito além da sexualidade, Carol é um livro incrível sobre o que ele se propõe a falar: Amor. Todo o processo da paixão que começou quando se conheceram acidentalmente e toda a cadeia de sensações impulsivas e incontroláveis que esse encontro causou nas duas, justo na hora que se conectaram pela primeira vez. Porque tudo acontecera naquele instante em que vira Carol.

Juh Saint 16/09/2020

MINHA NOSSA que estória apaixonante e envolvente, e tudo nesse livro funciona tão bem.
Somos apresentados a duas mulheres Carol e Therese e elas vão construindo uma relação amoroso, que no inicio começa calma e depois se torna um turbilhão, especialmente por parte da Therese, que nutre uma dependência emocional muito forte por Carol pq ela e mais velha entao.....
pois e vira a sugar mommy dela opaksksa
acho que a escritora conseguiu deixar o laço delas bem realista, ao mesmo tempo que deu aquele toque de romantismo epicamente meloso que nos fingimos que achamos brega mas no fundo todos nos amamos de fato.
É muito bom ver isso em um relacionamento entre duas mulheres, sem ocorrer nenhuma fetichização direcionada aos homens, é claro que é uma autora mulher e isso tem menos chances de acontecer, dou os creditos pra Patricia igual !!!
E o final da estória é lindissimo, pode nao ser o que todos esperam mas é tão emocionante, principalmente para a Therese. Só palmas para essa obra prima, com certeza um dos melhores do genero !!
Alcione13 17/09/2020minha estante
Também li e me surpreendi. Além da escrita incrível temos uma relação bem construída.
Simplesmente amei

Juh Saint 17/09/2020minha estante
É tãoo bom né ? To encantada !!

Alcione13 18/09/2020minha estante
Incrível. Se achar mais alguns nesse estilo aceito indicação.
Bjs

lêlê 17/02/2024

Obrigada Cate Blanchett ?
Li por causa que fiquei simplesmente obcecada pelo filme, e quando descobri que tinha o livro tive imediatamente que procurar pra ler. Tem muitos acontecimentos entre elas que não apareceram no filme e o fato de trazer os pensamentos da Therese e a forma que ela se expressa enquanto conhece e se apaixona pela Carol melhorou demais. Achei o diálogo mais "formal" que o comum, mas dá pra entender com clareza, e deixam as conversas mais "elegantes" (deve ser pela época que é retratado e escrito), e por causa disso também teve algumas (muitas) palavras que tive que pesquisar o significado, mas acho que isso é algo positivo! Apesar de que achei a leitura cansativa no início pq a Carol não aparece de imediato e eu queria baitolagem, e os últimos capítulos conseguiram me deixar mais viada do que assistindo o filme com toda a certeza, e fiquei muito feliz pelo final não ser aberto ou inacabado como no filme ??

Kil 10/05/2010

Carol e Therese
o livro fala de uma relação amorosa entre duas mulheres; Terese, no trabalho em uma grande loja de departamentos quando Carol vem comprar uma boneca para a filha. então, audaciosamente, Therese manda um cartão pra Carol e é convidada a almoçar, surgindo daí o relacionamento amoroso.

O livro é lindo porque trata do rito de passagem: a menina que se descobre mulher, desejando outra mulher, mas acima de tudo, amando. Quando vão viajar e finalmente, fazem amor, esse sentimento se afirma. Therese desabocha repentinamente, sofrendo pela falta de Carol. Por outro lado, trata das dificuldades que as pessoas encaravam e encaram até hoje para concretizar um amor homossexual feliz. Morar juntos, conviver, enfrentar os preconceitos. E acima de tudo, a luta íntima de aceitação e equilíbrio necessário. Achei o livro atual, romântico e um bom livro para indicar a adolescentes e adultos com o mesmo tipo de conflito, mas não só: um ótimo entretenimento também, porque Patrícia é uma ótima escritora.
Lis Brasil 19/08/2012minha estante
Muito boa resenha

Fabi 08/02/2021minha estante
É uma resenha ou a sinopse do livro?

lou 06/02/2022

as sáficas vão a loucura
li o livro em uma semana, ouvindo musiquinha e tomando chá (bem coisa de gay). cada cena me fazia bater os pés na cama ou dar pulinhos de um jeito diferente, o amadurecimento da therese foi algo tão bom de se acompanhar, (sou kin, ala o mommy issueskkkkkk) queria que o filme mostrasse isso também :(
Patrícia conseguiu descrever cada cena de um jeito poético, profundo, parecia um filme rodando na minha cabeça.

ps: parem de pedir carol 2, o relacionamento de cabby nem foi grande coisa sues emocionades

alinneasilva 12/03/2024

Comecei esperando gostar mais e terminei gostando mais do que eu imaginei. Não gostei tanto da escrita e o começo foi uma leitura difícil, que demorou muito a me pegar.
Therese é uma confusão e isso se reflete muito na forma como a historia é contada já que o livro é todo no pov dela. Achei alguns momentos bem viajados e achei Carol uma chata na maior parte da história.
No geral gostei muito da evolução de Therese como pessoa, de quando ela começa a se impor, de ela ver que existem outras possibilidades antes de perceber que o que ela quer mesmo é Carol.
Apesar do começo difícil, no final eu tava adorando.
clrb 12/03/2024minha estante
Carol é uma chata no filme também. :P E mais não falo porque serei cancelada, MAS TENHO OPINIÕES haha

alinneasilva 12/03/2024minha estante
hahahaha eu vou rever o filme mas não lembro dela ser chata assim não

g. 05/07/2021

Incrível!
Carol é um dos meus filmes favoritos. Ter o prazer de ler sobre o amor delas com toda certeza foi incrível e mágico. O amor de carol e therese é um amor leve, sem pressão que nós faz ter coragem e acreditar verdadeiramente no amor. O enredo é incrível assim como a escrita da autora prende o leitor em casa detalhe e pagina deste livro.

Taísa Barbosa 27/12/2020

O bom de ler depois de já ter assistido o filme é poder imaginar a Cate Blanchett por todas as páginas

Laurinha 23/11/2021

Intenso!
Que livro maravilhoso!!! Não pensei que fosse me envolver tanto com essa leitura, mas quando me dei conta não conseguia mais largá-lo. A Carol é tão apaixonante, fiquei a própria Therese hipnotizada por ela.
O começo é um pouco arrastado, e da a impressão que o livro todo vai demorar para acontecer, mas depois de uma determinada cena a coisa deslancha e toda aquela demora passa a fazer sentido. E o final... não vou dar spoiler, só digo que quero morar naquela última cena.

Eder Ribeiro 19/02/2022

Cativante
Apesar do começo do livro ser arrastado e a leitura se torna cansativa, da metade até o.final a escritora nos envolve de tal forma que conseguimos visualizar as cenas como se estivéssemos assistindo um filme. Diálogos e cenas descritivas nos passam a sensação de que poderia ter acontecido com qualquer pessoa. Me cativou.

gabrielyc.amorim 11/06/2023

Ótima história
Amei os personagens, a história, uma pena que esse livro tenha inspirado lolita pq o livro é muito bom