Antologia Poética

Antologia Poética Gregório de Matos

Resenhas - Antologia Poética

Gabriela 22/03/2024

Antologia Poética - Gregório de Matos. 📑
Esqueci completamente de fazer a resenha do livro.
Assuntos interessantes que é abordado: A presença da linguagem rebuscada, ele utiliza muito o uso da antítese ao seu favor, O dualismo em quase todos, impressionantemente tem poemas que contém uma linguagem mais exagerada e sensualismo oque para ser sincera não esperava, chega fiquei surpresa.
Ahhh e claro... não posso deixar de lado as valorização de detalhes que me deixou impressionada...
Ele desenvolveu bem os assuntos do Barroco e Arcadismo, apesar que no inicio eu estava achando ele meio doido da cabeça.

Valentina351 02/04/2024

Nunca ia esperar esse livro ser bom, li o mesmo pela indicação da escola pelo ensino médio e sinceramente, ele me conquistou de mais.

antologia de poemas como seu próprio nome diz, são sequências de vários poemas feitos pelo Gregório de Matos.

esses poemas me conquistaram pelo tom de cada um deles, é necessário um olhar e uma leitura propriamente poética (e também um dicionário para palavras mais difíceis da época) mas quando a compreensão chega em sua cabeça esse livro de conquista.

os poemas tratados são os mais ?diversos? eu diria, sonetos, décimas, quintilhas, tratando sobre diferentes assuntos fazendo criticas sociais na época (que consideramos até os dias atuais) romances, olhares apaixonados, etc.

Leo 04/05/2020

A essência do Barroco na literatura
Pessoalmente, poesia não é meu gênero preferido, mas é muito importante ser literado nos mais diversos estilos, ao meu ver. As poesias de Gregório de Matos mostram a essência do barroco: o conflito entre o humanismo classicista e a teologia contrarreformista cristã. O poeta consegue passar de uma poesia lírica de um amor idealizado para uma muito xula e baixa, de uma filosófica e hedonista para uma completamente beata. É claro que cada estilo tem seu certo período relacionado a vida do poeta, mas a mistura deles nessa Antologia cria contrastes muito interessantes.

cheiro de livro 23/02/2022

Foi um alívio chegar na última pagina, pq sem or
O barroco no geral consegue me irritar mais que o Romantismo, posso n ter mta maturidade para ler isso mas os vestibulares exigem, graças a deus. O negócio de ficar em cima do muro torra minha paciência, essa dualidade é cansativa, ora com poemas super religiosos, ora com poemas satíricos/envolvendo romance. Não odiei porque me diverti com vários trechos, e revi poemas (que nem sabia q era dele). Fiquei com ódio dele em alguns momentos, porque soava hipócrita, misógino, totalmente eurocentrista (apesar de ser brasileiro, ê galera) e racista. No mínimo foi interessante me aprofundar mais nessa escola literária, mas essa dualidade exacerbada não é atrativa a meu ver.

Sammara 12/04/2020

Intenso
... "Enfim o amor é um momo, uma invenção, uma teima , um melindre, uma carranca, uma raiva, uma fineza...."

Roberto 06/06/2021

Gostei muito das poesias selecionadas para essa antologia, mas senti falta da mais icônica que continha nos livros didáticos que estudei no ensino médio, a que diz que

"De dous ff se compõe
esta cidade a meu ver
um furtar, outro foder."

Quem lê este livro percebe que é ilusória a ideia propalada atualmente de que a literatura brasileira indicada na escola é chata.

Aqui, o autor fala poeticamente sobre política, economia, sociedade, amor, Deus... Considerando que ele escreve ainda no período colonial, na então Capital Bahia, no contexto da contrarreforma (sendo o próprio Gregório de Matos jesuíta), suas poesias oferecem um interessante retrato do seu tempo.