Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros

Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros Diogo Nogueira

Resenhas - Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros

Mayklyns 04/12/2019

Uma excelente introdução para a OSR
"Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros" cumpre bem aquilo que promete, entrega um RPG (Role-Playing Game) que honra o movimento OSR (Old School Renaissance), apresentando regras simples e boas ferramentas para a organização de aventuras, sem a necessidade de muita preparação, seja por parte do mestre ou dos jogadores (um fator importante para os amantes desse passatempo, aos menos aqueles que são praticantes da vida adulta e têm suas inúmeras responsabilidades).

A partir de hoje, ao pensar em apresentar o OSR para um grupo de jogadores, sem dúvidas, me virá a cabeça "Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros". Principalmente, se o grupo em questão ainda não foi apresentado a nobre arte de jogar RPG.

Respeitando o pensamento/vontade acima, amparo meu principal e, nessa primeira leitura/percepção, único ponto de desgosto. O material é raso em muitos momentos.

Compreendo que a provável intenção do autor seja deixar o sistema totalmente aberto a criatividade dos mestres e jogadores, contudo, fiquei com aquele gostinho de que faltam exemplos. É o caso de quando o livro trata da vocação, que da cor ao personagem. Penso que mais do que só mencionar que o guerreiro pode ser um bárbaro ou um cavaleiro, expor como isso funcionaria na mecânica de ganhar dados positivos seria legal para os iniciantes. O que também não é nada complexo do mestre mostrar.

Aos amantes ou curiosos da temática RPG, é uma leitura muito válida.

Jards 15/09/2022

Um jogo que cumpre o que se propõem, leve e rápido, apesar da pegada osr, gostei muito como ele apresenta as mecânicas e as situações de jogo.