Entre A Boca da Noite E A Madrugada

Entre A Boca da Noite E A Madrugada Milton Dias

Resenhas - Entre a boca da noite e a madrugada

Mauro 26/05/2017

Crônicas sobre tudo/sobre nada
Entre A Boca Da Noite e A Madrugada, é um livro de crônicas do escritor cearense Milton Dias, que foi publicado pela primeira vez em 1971.
Desde que li o livro Moça Com Flor Na Boca, de Airton Monte, já há longínquos 12 anos, eu sempre quis ter a oportunidade de ler alguma obra nomesmo estilo, e posso dizer que com este livro de Milton Dias, eu pude.
Essas crônicas são, paradoxalmente, atemporais. A poeticidade de falar de tudo (de nada) é latente e muito bem vinda nas páginas dessa coletânea.
Vemos aqui um homem que vivia em uma Fortaleza de outrora, e que ele mesmo, naquela época, parecia ter saudade de uma outra Fortaleza, uma Fortaleza/pretérito-mais-que-perfeito. Além disso, podemos notar também suas lembranças de seus familiares de um interior que também ficou para trás. E tantas outras crônicas, que transformam fatos pequenos, em grande poesia.

Aline Memória 28/09/2009

Crônicas sensíveis, mas não é meu gênero favorito.

Daniel 27/11/2016

Entre A Boca da Noite E A Madrugada
Ao se projetar em algumas dessas crônicas, o escritor se apresenta como um saudosista incurável. Seus personagens são reais e marcados por uma visão fraternal. Essencialmente cronista, Milton Dias sabe a importância das coisas miúdas, dos pequenos acontecimentos que também fazem parte da condição humana.Seus personagens são reais e marcados por uma visão pessoal. Sua crônica é essencialmente lírica, sua linguagem flui em ritmo prolongado, mas em frases curtas e muitas vezes em longos períodos. O gosto pelos adjetivos faz com que os quadros da realidade por ele captados banhem-se de uma atmosfera pastosa, pois tudo se deixa envolver pela emoção. Dessa maneira, o livro Entre a boca da noite e a madrugada se divide em cinco partes: "Os bichos"; "O tempo"; "As mulheres"; "Os homens"; e "Mar, sertão, rosas e outras".