O Chamado da Tribo

O Chamado da Tribo Mario Vargas Llosa

Resenhas - O Chamado da Tribo

denis.caldas 21/10/2020

Ode aos livres pensadores
Esse livro foi traduzido e editado sob uma parceria entre a empresa de análise de investimentos Empiricus e a Companhia das Letras, que resultou em mais um volume da Empiricus Books. Ao trazer um autor liberal para leitores de diversos espectros políticos, a Empiricus ousa, pois se não fosse assim eu duvido que alguns especuladores leriam algo do gênero.

E o autor, Mario Vargas Llosa, também se aproveita do seu famoso nome laureado pelo Prêmio Nobel para se infiltrar nas prateleiras de leitores progressistas, trazendo sete autores liberais ou, como Llosa, se tornaram liberais com a maturidade. O autor nos traz uma pequena biografia sobre o escolhido, e faz um pequeno resumo das obras mais importantes, abrindo as portas para que, se quisermos conhecer melhor sobre, vamos direto à vontade.

Adam Smith, José Ortega y Gasset. Friedrich von Hayek, Karl Popper, Isaiah Berlin, Raymond Aron e Jean-François Revel são os eleitos para essa pequena aventura no mundo do livre pensamento contra o coletivismo. Olha, o melhor para mim foi me apresentar Berlin e Revel, que eu nunca tinha ouvido falar.

Enfim, esse livro veio bem a calhar, porque estou em um momento da vida com uma pequena grande dúvida: será que continuo a ler vários autores de diferentes espectros políticos e econômicos, ou começo a focar naqueles que, vem me parecendo, são mais realistas e pragmáticos? Por isso convido a você, amiga ou amigo que gosta um pouco de economia, filosofia ou política, mas não quer perder tempo se aprofundando em um assunto que, para você, ficou no reino da utopia da juventude passada. Assim como Llosa fez.
Montardo 25/01/2021minha estante
Acabei de ler um post de um primo no Facebook sobre este livro e vim procurar mais reviews aqui.

Bacana seu texto.

Vou ler o livro e depois dou minha opinião. Já sei que, pelo menos no que tange à forma, irei me deliciar: Llosa escreve maraviLlosamente bem, com o perdão do trocadilho hahaha.

Ironicamente, nunca li nenhum dos seus textos literários, mas tenho dois textos dele SOBRE a literatura que são de uma leitura muito agradável e consistente!

denis.caldas 26/01/2021minha estante
Olá Ana, obrigado pelo comentário! E você acredita que ainda nem li os seus romances?!

Danielle 02/08/2021

Super indico!
Uma ótima forma de conhecer os autores por trás do liberalismo.
Não sei como não havia lido esse livro antes!