Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Vinicius ! S. R 05/01/2010

O mais humano
as pessoas criticam bram stoker por fazer um vampiro "não-humano"
mas discordo, para mim dráculo é um dos vampiros mais humanos da literatura... inicialmente por ter sido baseado num humano e segundo pelas própias ações, não entendo porque pessoas acham que seres imortais que vivem centenas de anos iriam se deixar apaixonar por menininhas, criar novos amigos, chorar a perda de amigos... seres imortais estariam mais do que acostumados com perdas emocionais, a ponto de nem começarem afetos emocionais, entenderiam a brevitude dos sentimentos e da vida humano perante a imortalidade e o tempo inacabavel...

A obra em sí é muito legal, um vampiro ao meu ver realista, a narrativa em formato de cartas enjoa um pouco e torna a leitura um tanto quanto cansativa, e quanto a falta de ação... como eu disse, é uma obra realista, drácula não é nenhum tipo de demônio com super poderes, nem VanHelsing... isso não me incomoda, mas para quem lê achando que esta assitindo Blade... ai se decepciona mesmo.
Suh 02/03/2012minha estante
concordo plenamente. Pelo contrário, a obra não tem nada haver com Blade e coisas do tipo, é bem realista, e por isso admirei muito mais a obra, é simplemente fantástica em cada detalhe.

Miller 11/05/2012minha estante
É verdade o que você disse... Particularmente eu gostei do estilo narrativo em forma de carta, achei bem original e ficou muito bem feito. Acho esse sim um típico vampiro. Após séculos mtando, lutando guerras, disseminando a discórdia, predando, caçando e chupando uma quantidade incrível de sangue etc, quem conseguiria se manter ainda um "humano" e com todo o sentimentalismo humano sem endurecer seu coração e cair nas trevas??? qul a diferença das atitudes dele para as atitudes de muitos que se dizem humano? quem critica, ou não entende e não sabe o que está falando, ou provavelmente está acostumado a "vampiros" romantizados tipo Crepúsculo e afins...

Manini 31/10/2012minha estante
Deixa eu perguntar, qual desses edições, é a melhor?

Vinicius ! S. R 01/11/2012minha estante
Sei la, só li a da Martin Claret que é aquele negócio neh... Erro de tradução acho difícil ter por ser uma obra clássica revisada 500mil vezes... O que muda é fonte, papel, tamanho e preço, acredito eu.

Roberto 24/01/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Eu ainda estou lendo-o portanto não posso fazer um comentário mais completo sobre a obra. abraço

Nikolaievitch 02/03/2016minha estante
Concordo. Além de quê, como o Van Helsing faz questão de explicitar bilhares de vezes e brandar aos quatro cantos do mundo, nosso Vlad tem alguma vertente intelectual no "psicopatismo", certamente, o que por sua vez, mesmo como "mortal", naturalmente o qualificaria como "desumano" meramente por suas moral e índole aparentemente perversas se comparadas com as da massa...

Semkejo 06/04/2020minha estante
Me desculpe mas, o Drácula controla o clima, animais, vira animais, tem super-força e é imortal, como isso não são super-poderes? Acho que não ficou claro.

Suh 08/04/2020minha estante
Realmente, mas acho q ele quis dizer q msm com esses "poderes" ele é muito humano, e todo resto é bem mais realista doq em outras obras

Mari03 28/12/2021minha estante
Eu concordo com o que disse, a leitura realmente fica meio cansativa por ser carta, eu gostei, mas teve partes que eu achei que o Bram Stoker podia ter dado mais ênfase, como na luta final.

Anna 16/08/2022minha estante
Falou tudo, Drácula é realista e se acomoda a um grupo tentando derrotar um ser imortal, não um grupo de super heróis tentando derrotar um super-ultra-mega rei demônio ou algo do tipo.

Clio0 03/02/2024

Há tantas variações sobre o mito do vampiro que falar sobre esse livro parece ser redundante, mas diferente de suas várias adaptações, a obra original de Bram Stocker tem um estilo bem diferente de suas versões mais conhecidas.

Variando entre epístolas e diário, o autor constroi o mito do vampiro de uma visão católica com a inclusão de vários aspectos do folclore europeu. Vários historiadores e literatos ainda discutem se Stoker teria sido de fato influenciado por outros predecessores do mito como o romance Carmilla de Le Fanu e a personagem histórica Elizabeth Báthory, de qualquer forma, seu estilo é suficientemente peculiar para destacá-lo.

A mistura de culpa e intenção de retribuição divina permeia todo o texto deixando claro tanto a noção de existência pecaminosa do monstro quanto de desígnio divino. Sendo Stoker do Romantismo Gótico, espere longas descrições e divagações.

Recomendo também o filme de 1992 por Coppola.

m.cIara 03/03/2024

Eventos implausíveis verossímeis e aterrorizantes.
Poucas criaturas provaram ser mais duráveis ??na literatura moderna do que o temido vampiro. Desde que esses demônios da noite mortos-vivos e sugadores de sangue começaram a aparecer na literatura no início do século 19, cada geração aproveitou a oportunidade para reinventar os personagens infames. Por razões que permanecem obscuras para mim, parece que os vampiros se tornaram ainda mais populares nas últimas décadas. Tendo eu sido vítima desta obsessão cultural ocasionalmente, fiquei curioso para explorar onde tudo começou, com Drácula de Bram Stoker, publicado em 1897. Embora Stoker não tenha sido o primeiro a escrever sobre vampiros, não há como negar que seu trabalho estabeleceu o padrão para todas as representações subsequentes em livros e filmes. Um clássico do gênero de terror gótico, o livro se destaca muito bem para o leitor moderno, mas de uma forma bastante inesperada. O livro é uma coleção de anotações de diário e cartas escritas pelos personagens principais, ocasionalmente complementadas por um ou dois recortes de jornal. Começando com uma anotação em seu diário, Jonathon Harker descreve sua angustiante viagem às montanhas dos Cárpatos, na Transilvânia, para visitar o Conde Drácula, que está interessado em comprar alguns imóveis em Londres. Esta longa demonstração de prenúncio faz um trabalho notável ao definir o tom para o resto do livro. Mina Murray (noiva de Jonathon) e Dr. Seward (o médico do manicômio perto da propriedade de Drácula em Londres) fornecem entradas adicionais e apresentam os outros personagens principais, notadamente o Dr. paciente comendo moscas) e Lucy Westenra (melhor amiga de Mina e primeira vítima do conde). Este formato de narrativa funciona bem para fornecer múltiplas perspectivas, tornando assim os eventos implausíveis mais verossímeis e aterrorizantes. Cheia de todos os tipos de tradições literárias românticas, como frágeis donzelas em perigo, discursos apaixonados de amor eterno, cavalheirismo destemido e repetidos goles de conhaque terapêutico, a prosa exibe suas origens da Era Vitoriana a cada passo. Mas, embora demore um pouco para se acostumar com essas convenções desatualizadas, elas não prejudicaram significativamente a narrativa e, na verdade, fizeram os procedimentos parecerem muito mais confiáveis. As dificuldades da intrépida irmandade de caçadores de vampiros, liderada pelo Dr. Van Helsing, muitas vezes evocavam lembranças dos melhores episódios de Arquivo X, já que os protagonistas tiveram que deixar de lado seu ceticismo científico e aceitar a realidade da vilania sobrenatural e morta-viva. Da mesma forma, as interações sinérgicas dos vários membros da equipe ? cada um trazendo à tona seus próprios pontos fortes ? me lembraram de um episódio de Super Friends ou de um filme dos Vingadores. Curiosamente, o personagem-título aparece apenas com moderação, servindo mais como uma fonte onipresente de medo e pura maldade que permeia a história. Pelos padrões modernos, esta decisão perde muito do potencial de suspense e conflito dramático, embora a história ainda seja bastante fascinante e terrível. As versões subsequentes tornaram os papéis de Drácula e seus irmãos uma parte muito mais visível do enredo. Nos últimos 100 anos, parece que leitores e espectadores ficaram mais fascinados pelos vilões da história, tentando compreender suas paixões e impulsos, enquanto os heróis se tornaram relativamente mais brandos. Uma emocionante saga de vida e morte, apresentando o destemido heroísmo feminino de Mina Harker, as brincadeiras insanamente lógicas e insetívoras de Seward e Renfield, as estratégias brilhantes de Van Helsing e os esquemas malignos de um dos maiores vilões de todos os tempos ? Drácula é totalmente divertido em sua encarnação original. Fornecendo grande parte do material de origem para inúmeras adaptações, desde o filme mudo Nosferatu de 1921 até True Blood da HBO, o romance é sem dúvida uma das obras mais influentes do século XIX. Apesar de sua safra, ainda posso rotulá-lo com entusiasmo de leitura obrigatória para qualquer um que se considere um verdadeiro fã de terror.

Claire Scorzi 07/11/2011

Porque Admiro Este Livro? Eis aqui as razões.
Estive relendo e descobrindo - de novo! - porque gosto tanto deste livro. Vou tentar enumerar algumas das razões.

Primeira: A figura de Drácula é tratada obliquamente, sem excesso de exposição (lição bem aprendida por Elizabeth Kostova, que faz o mesmo em "O Historiador") para manter o suspense, o terror - como se focar demais no príncipe dos vampiros fosse contaminar-se com o Mal que ele representa - e assim não fazer o leitor/leitora perder o medo dessa figura mítica; Drácula deve continuar distante, misterioso, e, assim, assustador.

Segunda: para um romance do século XIX escrito por homem, apresenta uma forte figura feminina - Mina Harker - que luta não com armas ou distribuindo socos, mas à sua maneira: com resistência, inteligência, bom senso, coragem.

Terceira: atrelada à segunda, temos de passagem um vislumbre de um casal que se enfrenta com igualdade: Jonathan e Mina se apoiam um no outro e nota-se ao longo do livro que Jonathan vê a esposa como uma amiga - a sua melhor amiga, verdadeira companheira.

Quarta: detalhes absolutamente memoráveis, como a cena de Jonathan se barbeando no espelho quando o Conde Drácula se aproxima - e não aparece seu reflexo. Cena estupenda!

Quinta: a constante mudança de foco ou pontos de vista; temos o relato através de cartas, diários, memórias, notícias de jornal. Magnífica colagem.

Enfim: um mais do que merecido Clássico.
Baard 14/11/2011minha estante
essa cena do espelho é formidável mesmo... "É um instrumento repugnante e inútil da vaidade humana" Haha, Drácula owns. Muito foda.

Regi 03/02/2020minha estante
É admirável mesmo. Li tão jovem, aos 13 anos, e o quarto detalhe confesso que foi marcante.

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Concordo com todos os pontos que você levantou sobre o livro. Realmente, é uma obra que conseguiu reavivar o gótico inglês.

William LGZ 01/07/2022

"Uma assustadora aventura de tirar o fôlego!"
Nunca pensei que gostaria tanto desse livro, que conseguiu me encantar ao trazer um vilão tão fascinante quanto o que eu vi em Frankenstein e uma assustadora aventura de tirar o fôlego!

A primeira parte desse livro, que se passa principalmente no castelo do vampiro, é fenomenal na construção do terror e foi a que eu mais gostei. Porém os outros arcos não ficam tão atrás, tendo um elenco de personagens maravilhoso.

A construção da narrativa a partir de documentos escritos em primeira pessoa por eles, como diários e relatórios, também é bem legal e trouxe um clima diferenciado à história, curti muito isso.

Acredito que nem preciso dizer que recomendo, não é? É uma obra-prima do horror e apesar de algumas passagens tensas, acho que todo mundo seria capaz de ler.
Grishaverso's version 02/07/2022minha estante
Vou ler só pela resenha ?

William LGZ 02/07/2022minha estante
Obrigado, espero que goste do livro tbm ??

Nado 18/10/2020

A história é famigerada e todos, ou a grande maioria, conhecem um pouco dela, então resumirei aqui o que eu senti com a leitura.
Ler Drácula foi divertido e agradável, foi uma verdadeira nostalgia para mim. Eu cresci vendo com meu irmão todo conteúdo possível de vampiros, lobisomens e todo esse universo. Lembro até hoje das economias para assistir ao "novo filme de vampiro" que iria estrear no cinema ou as férias escolares para ver esses filmes na TV.
Fazer a leitura do fundamento e da base de onde originou todo esse universo, e descobrir mais sobre ele, foi extremamente agradável. Só senti um pouco a falta do Drácula em si, imaginei que ele estaria mais presente como personagem, mesmo que toda a trama gire ao redor dele e de seus atos.
Recomendo a leitura.
Thaci 18/10/2020minha estante
Eu comecei mas abandonei a leitura, também achava que Drácula iria estar mais presente :(

Thaci 18/10/2020minha estante
Minha versão do livro é uma de 1800 e umas quebradas e tem a letra miudinha, aí já é difícil de ler ainda não tem tanto o drácula...

Thaci 18/10/2020minha estante
Quero muito terminar mas me falta incentivo

JonasLupus 19/10/2020minha estante
Awn! ?

alice 06/03/2021minha estante
Eu tbm tenha a mesma opinião que vc Reginaldo. Comprei esse livro imaginando que seria bem mais monstruoso, por ser um clássico. Me decepcionou um pouco

Flávia Menezes 26/08/2022

SEM RESISTIR DIGO: MEU PESCOÇO É TODO SEU, MEU AMADO CONDE.
?Drácula de Bram Stoker?, publicado em maio de 1897, é um romance gótico épico, que traz em sua narrativa esse toque poético do teatro, da influência shakespeareana, e nos faz mergulhar na privacidade dos diários de um grupo bastante inusitado, formado por dois médicos, um advogado, um lorde inglês, um texano conservador e uma professora de etiqueta.

O resultado não poderia ser nada diferente dessa obra fascinante, atemporal, que até hoje permeia os nossos imaginários, e ainda deu origem a tantos outros vampiros que vieram depois dele, mas que igualmente sedutores, nos fazem querer oferecer nossos pescoços sem emitir qualquer resistência.

Igualmente envolvente, a adaptação cinematográfica dirigida por Francis Ford Coppola, e que teve sua estreia em 1992, é uma releitura perfeita desse grande clássico, que ouso dizer aqui, corrige algumas das nossas frustrações ao chegar ao final dessa obra. Mas não me adiantarei falando sobre esse assunto agora.

A versão do livro escolhido pelo meu grupo de leitura foi a da DarkSide, publicada em 2018, que além de ser belíssima, traz uma apresentação escrita pelo bisneto de Bram Stoker, o autor esportista e cineasta canadense-americano Drace Stoker, além de uma introdução que é uma parte tão fundamental, que não me imagino lendo esse livro, sem uma leitura atenta dessa parte.

Digo isso porque, além de nos apresentar os estudos sobre o possível surgimento dessa figura enigmática do conde Drácula e do vampirismo, também traz uma leitura minuciosa dos preceitos da era vitoriana, nos advertindo a recordar do contexto sócio-histórico em que a obra foi escrita, até mesmo para não interpretarmos erroneamente suas passagens, condenando-a injustamente a rótulos tais como o machismo ou a misoginia.

Ler um clássico precisa ser feito com a visão de um exímio pesquisador literário, que mergulha profundamente na forma como os personagens e o enredo foram desenvolvidos, porém que, ao mesmo tempo, se encontra com o autor para com ele estar na época e nos costumes do momento em que a obra foi escrita, desvendando assim os segredos ocultos em sua escrita.

E no que diz respeito à escrita, existem partes primorosas em ?Drácula? que me deixaram totalmente fascinada. Cito como exemplo, o personagem do médico Dr. Seward. Levando-se em conta o ano de publicação de ?Drácula?, e de que os primeiros estudos de Freud só foram publicados em 1900, ou seja, posteriormente, enquanto lia, fui totalmente arrebatada pela forma como o autor desenvolveu esse médico e sua capacidade analítica da mente humana.

O mergulho nos distúrbios psiquiátricos e na mente criminosa é simplesmente impressionante. Quando Bram Stoker, através do personagem Van Helsing, traz a questão de que a mente criminosa é uma mente pueril, eu fui ao êxtase, porque esse se aproxima em muito do conceito da ?Mente Primitiva?, ou ?Estados Primitivos da Mente?, que Freud apresentou anos depois. Me encantou ver a análise da psiquê humana sendo trabalhada, e anos antes do pai da psicanálise (que não é o verdadeiro pai, mas deixemos assim) apresentá-la.

Bram Stoker foi um exímio escritor, e sua narrativa é tão encantadora que a forma como ele desenvolve os personagens femininos é de uma sutileza tocante. Você consegue sentir a suavidade da forma como elas amam, apenas lendo. É sensorial a delicadeza que cada uma possui, e a forma como os homens se encantam por uma docilidade que também é dotada de grande sabedoria, humildade e muita força.

A cena em que Mina se desfaz em lágrimas, me inundou de emoções. E confesso que muito me identifiquei quando ela diz que mesmo se sentindo tão frágil e emotiva, ela esconderia as lágrimas para não preocupar ninguém. Existe tamanha coragem, garra e maturidade na cena, que não há como não sentir a necessidade de pausar por um breve instante e sentir seu efeito, antes de voltar e continuar a leitura.

Os personagens masculinos também têm seus muitos encantos. Ao mesmo tempo que são altamente cuidadosos e protetores com Mina e Lucy, em momento algum deixam de considerar o quanto respeitam suas opiniões. São altamente devotados, e essa é uma característica do passado que eu achei realmente fascinante em ver. É belíssimo ver como o instinto masculino de proteger as mulheres aparece com tanta força, em uma narrativa que ficará para sempre em minha memória.

Muito embora eu tenha uma lista de incontáveis elogios à obra, confesso que não foi uma leitura muito fácil, pois em um determinado momento, a narrativa se desacelera tão abruptamente, e permanece quase que estática em um único ponto, que chega a ser difícil de continuar. Mas, levando-se em consideração a época, compreendemos bem o motivo pelo qual Bram Stoker precisou frear seus instintos, e permanecer em um lugar que, apesar de um tanto tedioso, era altamente seguro. Afinal, assim foi a era vitoriana.

Mas, se Bram precisou ser comedido, Coppola conseguiu trazer toda a paixão avassaladora e sensual que envolvia Drácula e Mina de forma brilhante para as telas do cinema, e posteriormente, da tevê. As cenas são deliciosamente apaixonantes, e nesse momento, quem nunca quis ser a Mina, e ser a adorada de um conde tão sombrio e cheio de paixão como Drácula?

A verdade é que independentemente se o final agrada ou não, se os conflitos geracionais e do momento sócio-histórico causam desconfortos ou não, Drácula sempre será um personagem fascinante, que nunca se cansará de se reinventar, não importando se agora é mais conhecido como conde Klaus, ou se personifica em um dos irmãos Salvatore. O que conta no final, é que ele nunca cairá no esquecimento, e que Bram Stoker mudou para sempre o cenário da literatura nos dando um dos personagens mais fortes, intensos e sombrios de todos os tempos.
Fabio 26/08/2022minha estante
Maravilhado com esta resenha querida!!!
Eu li o "Drácula" no final dos anos 90, e muita das lembranças esmaeceram durante todo este tempo, entretanto, ao ler sua resenha, fez mais do que vivificar este clássico dentro de mim, divisor de aguas , est livro mudou minha forma de olhar para a literatura, e me remeteu aos saudosos dias da minha da minha adolescência. Obrigado!
Parabéns por esta resenha primorosa!

Fabio 26/08/2022minha estante
Maravilhado com esta resenha querida!!!
Parabéns por esta resenha primorosa!
Sou seu fã!

Flávia Menezes 26/08/2022minha estante
Nossa, Fábio. Confesso que apesar de sempre ter tantas palavras borbulhando na minha mente, não encontro muitas para poder expressar o quanto me deixou feliz ler esse comentário. Especialmente porque eu sou uma grande amante dos efeitos que essas lembranças da adolescência tem sobre nós. Então, fico não só lisonjeada, mas bastante envaidecida de ler algo assim. E que bom poder recordar os pontos tão importantes de uma leitura como essa. Obrigada por suas palavras tão cheias de carinho. Chegaram aqui, e ocuparam um lugar muito especial.

Só minha.... rsrsrsrs....

Sophia Loren 26/08/2022minha estante
Bem desenvolvida sua resenha, Flávia! (Me diga, qual é o segredo?). Me fez por na lista o e-book comentado do livro.
Sempre achei o Dracúla assustador. Vamos ver se mudo de ideia, haha!

Flávia Menezes 26/08/2022minha estante
Sophia, que lindinha você!! Obrigada pelas palavras. Queria eu ter um segredinho? ? .. mas guardaria a sete chaves. ? Mas olha, leia sem medo, viu? Você vai gostar!

Ana Sá 26/08/2022minha estante
Que resenha!! Ainda não li, mas fiquei motivada, Flávia!!

Flávia Menezes 26/08/2022minha estante
Puxa, Ana!! Fico feliz que tenha gostado. E olha, para seu nível de leitora, vale a pena inserir essa leitura, hein? Fico já curiosa pra ler a sua resenha!!

Dhewyd 27/08/2022minha estante
Esse é um dos livros que adoro... Suas palavras realmente expressaram meu ponto de vista sobre a obra. E sua resenha está magnífica... adorei o gancho pra mencionar o filme do Copola, que por sinal foi a adaptação que mais gostei de Dracula. PARABÉNS.

Flávia Menezes 28/08/2022minha estante
Obrigada, Dhewyd! Esse é mesmo um clássico e tanto, sem dúvida! E a versão do Coppola merece sempre ser reassistida. Como ele foi um visionário na hora de levar para as telonas!!

Guilherme Vechiato 14/06/2021

Um clássico !
Conhecer este clássico me fez entender o motivo de Dracula ser um personagem tão cativante da cultura pop. O único background que eu tinha era o filme do Coppola, logo algumas coisas me deixaram surpreso. A primeira delas é ver como o Drácula é um personagem coadjuvante, mesmo ele sendo o mal por trás de tudo. Ele está em uma sombra, em um canto escuro, na mente, e isso é de causar arrepios. E se somarmos tudo isso à mitologia e suspense da primeira parte do livro, é realmente apaixonante conhecer esse personagem. A outra surpresa foi que aqui não existe o romance entre Drácula e Mina, o que o torna em um vilão sério, pois as maldades realizadas são apenas para seu benefício e não por uma causa diferente. Por mais que o livro reflita sua época, ler a forma como eles pensavam sobre relacionamento e religião foi um pouco cansativo, assim como as conversas formais. Um grande elogio que tenho é ver como Stoker escreveu uma personagem feminina tão inteligente, forte e independente, totalmente fora dos padrões da época, Mina é encantadora e muitas vezes esquecida pelo público. Mesmo eu sendo surpreendido por um livro com mais de 120 anos, que tem altos e baixos, clássicos são para serem lidos e Drácula é uma grande obra do gótico e do horror.
Raquel 14/06/2021minha estante
Sensacional ne? Li há pouco tempo e também me surpreendi! Mina é doce e forte e nunca vejo ninguém falando dela. Lendo o livro entendi porque ninguém consegue adaptar direito essa obra.

3ddy 17/10/2023minha estante
O Dracula de Bram Stoker acredito que foi o unico livro que li 2 vezes, gosto muito de toda a tensão que ele passa logo no inicio do livro e a riqueza de detalhes de onde o Jonathan passa em sua viagem, inclusive os pratos que ele prova ate chegar no castelo. Me decepcionei muito com o filme, achei que o coppola viajou bastante em tentar fazer uma adaptação.

Ju_allencar 17/10/2023minha estante
Nossa o livro prende muito você, acredito que a essência do livro está na amizade e nas relações pessoais. O dracula é até o agente secundário da história em certos pontos. Mas amei de mais a leitura. Já queria assistir uma adaptação do livro mas acho que não vai rolar não.

3ddy 17/10/2023minha estante
Mas teve muitas pessoas que gostaram,inclusive existe fã clube do filme, acho que vale a pena assistir e depois você me diz se gostou. Quanto ao livro, a Lucy ê a unica personagem que não fui muito com a cara, já a Mina parece ser alguém que eu gostaris muito de conversar. Mesmo sendo uma personagem, ela nos passa uma calma e é muito guerreira.

Ju_allencar 17/10/2023minha estante
A mina parece ser um ser iluminado, e por muitas vezes deu força a todos com suas palavras. Depois vou assistir sim ao filme. Obrigada pela indicação ?

Nubia.Badú 19/10/2023minha estante
Hmmm ?? esse estou querendo ler?

Freischutz 20/10/2023minha estante
Eu dei um tempo dele, parei na parte que ele sai do vilarejo, adorei a linguagem usada, quero poder voltar a lê-lo logo em breve

Ju_allencar 20/10/2023minha estante
A leitura da uma quebrada no ritmo, mas quando engata novamente, ae tem muitos acontecimentos. Vale muito a pena ?

Lista de Livros 08/11/2021

Lista de Livros: Drácula, de Bram Stoker
“Só compreendemos a verdadeira dimensão de certos horrores quando nos vemos face a face com eles.”
“Eu, obviamente, manifestei minha disposição em ajudá-lo no que fosse possível e aproveitei para perguntar se poderia frequentar sua biblioteca. Conde Drácula respondeu: “Sim, é claro”, mas acrescentou:
“Você pode frequentar todo o castelo à vontade, exceto os aposentos trancados à chave, onde não creio que vá querer perscrutar. Há um motivo para que as coisas sejam como são e se você visse o que vejo e soubesse o que sei, talvez entendesse melhor”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/10/dracula-de-bram-stoker.html

Amanda2856 22/05/2022

Um clássico é um clássico
O que falar sobre esse livro perfeito? Simplesmente perfeito, um clássico é um classico né mores.
Eu não li e já fui pesquisar onde ficava a casa do Drácula e as outras cidades que tem aqui não né? Simplesmente belo esse livro!
@Estantedelivrosdamylla 22/05/2022minha estante
Um favorito para mim.

Aline221 13/07/2021

Se tornou um favorito! Eu sou apaixonada pelos filmes com a temática do Drácula, mais nada se compara com essa experiência de ler a história original.

jordanpessanha1 22/10/2022

Ótima trama, cheia de drama! ???
Finalmente terminei de ler Drácula.

Tá aí uma leitura que foi difícil de início. Muito pelo fato de que eu nunca tinha lido um romance epistolar, mas após me acostumar tudo fluiu super bem.

Logo me vi imerso nessa trama de gato e rato, me preocupando com o bem estar do personagens e torcendo pelo sucesso em suas tentativas de emboscar o Conde e dar fim na maré de horror que ele provoca.

No geral foi um livro muito bom. Melhor até do que eu esperava. Adorei ler esse clássico e pretendo ler outros assim que possível.

Fellziix 23/02/2024

Capitulos longos e ricos em detalhes, a leitura um pouco dificil por conta da epoca mas isso é o que se esperar de um classico.