Queimando Tudo

Queimando Tudo Timothy White

Resenhas - Queimando Tudo

Arilson 06/05/2009

Para saber do reggae
Comecei a ler e, confesso, estava meio chato então abandonei este livro. A parte inicial era pesada, direfente do que imaginei quando comprei, mesmo sabendo que o autor era jornalista e muito próximo não só do reggae e de Bob Marley, mas de todo o universo musical da Jamaica. Recentemente, num esforço de fã, resolvi retomar a leitura e do meio para adiante ficou bem melhor, mas claro com relação à vida de Bob Marley e agora já está praticamente lido. Então, caso queiram saber, o livro é sim um pouco chato nos capítulos iniciais. Mas acaba revelando um interessante panorama sobre a música, sobre as influências, sobre o que gravitava em torno deste grande líder. Sim, Bob Marley era um líder. Não era apenas um músico e consumidor de maconha. Era um líder. Bom, apesar de tudo, eu recomendo.
silastorres 09/03/2010minha estante
se bem que quando na capa diz: Biografia definitiva não está brincando né? haushuahsauhs

Tiago Cau 21/01/2013minha estante
Não achei chato. São fato relevantes para entender o pensamento de Bob. O problema é que são muito personagens e como estamos pouco familiarizados com o rasta, acaba ficando confuso... mas livro é uma bela obra!

Bava 14/01/2019

Marley
Eu fazia uma ideia completamente diversa de Bob Marley da que o autor apresentou na narrativa.
Inclusive aprendi neste livro um pouco sobre o rastafarismo, as ideias, de onde se originaram e quais são suas propostas.
O autor, embora um pouco desconexo em algumas partes, dá uma aula sobre a Jamaica, os antepassados históricos e a crença dos rastas no descendente do Rei Salomão, Haile Selassie, do Reino da Etiópia.
A vida de Marley não foi uma vida fácil e a ideia que eu fazia de um cara largadão, que fumava sua ganja e deixava o barco rolar, nada tem a ver com o sujeito descrito na obra.
Da mesma forma o wailer Peter Tosh e seu destino triste.
A conclusão que tirei da leitura é que a Jamaica é outro país terceiromundista, com lindas paisagens, super explorado pelos colonizadores, com um povo que embora não se conforme com a situação não tem força para se desvencilhar dos políticos oportunistas e estrangeiros milionários que os exploram, esgotam os recursos e depois vão embora deixando uma multidão de miseráveis à espera do novo chupim (qualquer semelhança com outros países latino americanos não são mera coincidência).
Recomendo.

site: http://vidanadaperene.blogspot.com/2016/02/bob-marley.html

Glaydson5 04/07/2023

Bom, achei que seria chato.
Título: A Biografia Definitiva de Bob Marley
Autor: Timothy White

Resenha:

"A Biografia Definitiva de Bob Marley", escrita pelo renomado autor Timothy White, é uma obra magistral que lança uma nova luz sobre a vida e legado do icônico artista jamaicano. Com detalhes meticulosamente pesquisados e uma escrita envolvente, White nos conduz por uma jornada completa pela vida de Bob Marley, desde a sua infância humilde até sua ascensão meteórica à fama mundial.

O livro é permeado por um imenso amor e respeito pelo artista, enquanto retrata honestamente suas histórias, lutas pessoais e conquistas na indústria da música. Ao longo das páginas, White mergulha fundo na complexidade da personalidade de Marley, revelando suas raízes profundas na cultura Rastafári, sua busca incessante pela paz e redenção, e sua dedicação incansável a promover a união entre as nações através da música.

Uma das qualidades mais marcantes da obra é a maneira como White contextualiza a vida de Marley dentro do cenário político e social da época. O leitor é imerso nas tensões e injustiças enfrentadas pelo povo jamaicano, bem como nos conflitos globais que Bob Marley confrontou durante seu tempo de vida. A biografia não apenas narra os eventos da vida de Marley, mas também funciona como um guia para entender o impacto social e cultural de seu trabalho.

Além disso, há uma riqueza de detalhes sobre o processo criativo de Marley, suas composições e a influência que exerceu sobre outros artistas. White descreve vividamente a paixão e devoção de Marley pela música, ajudando o leitor a entender sua capacidade única de transmitir mensagens profundas por meio de melodias cativantes e letras significativas.

Ao ler "A Biografia Definitiva de Bob Marley", somos transportados para o câmpus da Trench Town, onde Marley cresceu, conhecemos os personagens que povoaram sua vida e somos levados aos bastidores de seus shows inesquecíveis. A escrita fluída e bem estruturada de White torna a leitura uma experiência envolvente e cativante, prendendo a atenção do leitor do início ao fim.

Em suma, "A Biografia Definitiva de Bob Marley" é uma obra-prima que cativa o leitor, oferecendo uma visão abrangente sobre a vida do lendário ícone do reggae. Timothy White nos brinda com uma narrativa rica, repleta de informações precisas e, ao mesmo tempo, emocionante. Se você é fã de Bob Marley, este livro é obrigatório em sua coleção, e mesmo se você apenas aprecia a música e o legado do artista, encontrará nesta obra um mundo de descobertas e inspiração.

Certamente! Aqui está a continuação da resenha:

Uma das maiores conquistas desta biografia é a forma como Timothy White humaniza Bob Marley, retratando-o não apenas como um ícone musical, mas como um homem com suas próprias fraquezas e vulnerabilidades. O autor explora os relacionamentos de Marley, revelando as complexidades de sua vida amorosa e os desafios que enfrentou ao equilibrar sua carreira com seus papéis como marido e pai de muitos filhos.

Além disso, Timothy White mergulha nas origens do reggae e nos movimentos sociais dos quais Marley fez parte. O autor destaca a importância do reggae como uma forma de expressão e resistência política, abordando questões como desigualdade social, racismo e opressão. Ao contextualizar a obra de Marley dentro desses movimentos, a biografia se torna uma leitura enriquecedora e educativa.

Outro ponto positivo é a inclusão de fotografias que ilustram os momentos mais importantes da vida de Marley. Essas imagens trazem uma dimensão visual que complementa perfeitamente a narrativa, permitindo que o leitor tenha uma visão mais completa e íntima do artista e do mundo que o cercava.

No entanto, apesar de ser uma biografia abrangente e detalhada, alguns críticos argumentam que a escrita de Timothy White pode ser excessivamente descritiva em certos momentos, o que pode diluir o ritmo e o impacto da narrativa. Além disso, como toda biografia, existem perspectivas e interpretações pessoais que podem gerar alguma controvérsia.

No entanto, essas críticas são pequenas quando comparadas à qualidade geral deste livro. "A Biografia Definitiva de Bob Marley" é essencial para qualquer um que deseje mergulhar profundamente na vida e no legado deste grande ícone da música. Timothy White captura a essência de Bob Marley de maneira brilhante, revelando sua genialidade musical, sua paixão pela justiça social e sua missão de unir as pessoas por meio da música.

Em conclusão, esta biografia é um tributo impressionante a um dos maiores artistas de todos os tempos. Timothy White mostra-se um pesquisador excepcionalmente competente e um escritor talentoso, oferecendo ao leitor uma visão abrangente e envolvente da vida de Bob Marley. "A Biografia Definitiva de Bob Marley" é um tesouro literário que todos os fãs de música não podem deixar de ler.

Leandro. 21/02/2021

Grande Bob: só de abrir o livro a brisa sobe pelo ar.
Esse conhecia como ninguém o cachimbo da paz. Fez várias músicas baforando a folha de hortelã.