Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro

Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro Deivison Mendes Faustino

Resenhas - Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro.

Deise Leal 08/07/2021

Frantz Fanon um revolucionário particularmente negro.
Um livro com um toque bibliográfico mas que adentra conceitos e aspectos importantes das contribuições de Frantz Fanon durante a sua trajetória enquanto intelectual que revolucionou os estudos sobre colonialismo e negritude.
É imprescindível saber sobre o espaço e tempo em que Fanon construiu seus escritos e o Deivison Faustino faz isso de forma ética e respeitosa com a história do Fanon.

?[?] a morte está sempre conosco e que o importante não é saber como evitá-la, mas sim a certeza de que fazemos o nosso melhor pelas ideias em que acreditamos.?

Carta do Fanon para seu amigo Roger pouco antes de falecer.

Fanon desperta em nós a ação de se tornar também revolucionário.

Julia 18/01/2021

Maravilhoso
O livro funciona como uma síntese da biografia de Fanon e do seu pensamento, muito bem fundamentada pelo Deivison Faustino, referência nos estudos do Fanon.
Não é um livro fácil, porque não te apresenta ideias fáceis, mas se lê numa sentada porque a escrita dele é muito fluída e bem articulada.
Um livro muito necessário para entender o legado desse intelectual e revolucionário de maneira bem contextualizada. É preciso ler e reler Fanon e Faustino para pensar nosso mundo e nossas relações pós-coloniais racializadas.