Immaculada

Immaculada Ivone C. Benedetti

Resenhas - Immaculada

Pablo Paz 25/08/2017

Autora subestimada
O livro tem personagens muito interessantes, em especial das elites, e a autora consegue nos levar ao Brasil do período dos anos 1890-1930, época em que se passa o romance, no qual vamos acompanhando uma família cujo capital com origem nas plantações de café vai se urbanizando junto com a imigração e o crescimento de cidades como S. Paulo... Essa autora e tradutora brasileira, Ivone Benedetti, é subestimada pela crítica atual, mas sua ficção é muito boa.

Guy 12/04/2020

Quem disse que dinheiro traz felicidade? A mulher e a pobre sociedade rica.
Um livro que exemplifica bem a sociedade paulista principalmente nas décadas de 20 e 30, mesclando a “high society” com a situação política e econômica, composta pelos fazendeiros de café e algodão, bem como a exploração da mão de obra rural e a passagem dos colonos italianos do campo para a cidade. A submissão da mulher e os casamentos por interesse preconizam o destino de muitas famílias. A autora escreve de maneira prazerosa e vocabulário bastante rico.

IvaldoRocha 22/05/2010

Boa leitura
Boa leitura, com algumas surpresas na forma de escrever, alguns acontecimentos e lembranças surgem sem aviso prévio dando um toque diferente à narração da história.

Aninha 28/03/2022

Livro histórico romanceado entre as décadas de 20 e 30 e mais tarde mais décadas, que aborda a revolução de 32 em São Paulo, que conta a história de Immaculada, que prometida a Francisco desde os 12 anos por interesse, se apaixona por outro que some, com isso acabando se casando com Francisco e sendo muito infeliz. Eu gostei do livro, com alguns personagens interessantes e um enredo muito rico em fatos históricos, vale a pena ler.

Matt 11/06/2014

Complicado
Tive que ler para a escola, quando vi achei que poderia parecer legal, mas comecei a ler e meu deus pensei muitas vezes em abandonar o livro, mas não, eu fui até o fim. Não gostei, tive que ler com o dicionário em mãos toda hora, a linguagem é complicada para um aluno que estava, na época, no nono ano. Eu sei que ainda sou um leitor novato, mas a minha opinião sobre esse livro e que ele é ruim, não recomendaria a um amigo meu; sinceramente eu me arrependo de ter escolhido esse livro para ler.