O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5294 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


xzsatur.no 02/06/2024

?Cada um de nós tem em si o Céu e o Inferno.? ? Dorian Gray.
?As pessoas gostam muito de oferecer o que elas mesmas mais precisam. É o que eu chamo de profundezas da generosidade.?

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde (1854-1900) sem dúvida deixou uma marca indelével na literatura. Nascido em 16 de outubro de 1854, em Dublin, Irlanda, Wilde foi um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês. Sua influência transcendeu seu tempo e continua a ressoar até hoje. Wilde iniciou sua carreira literária na década de 1880, no século XIX. Durante esse período, ele se destacou como poeta e escritor, publicando seu primeiro livro de poemas, ?Poems?, em 1881. No entanto, foi apenas na década de 1890 que alcançou grande reconhecimento com suas peças de teatro e sua única novela, ?O Retrato de Dorian Gray?. Além disso, Wilde também foi defensor do Esteticismo, um movimento literário que valorizava a beleza e a arte pela arte. Em 25 de maio de 1895, o tribunal de Old Bailey, em Londres, declarou Oscar Wilde culpado de ?indecência grosseira? e o sentenciou a dois anos de trabalhos forçados em um campo punitivo britânico. Ele enfrentou uma trágica reviravolta em sua vida devido à sua orientação sexual. Oscar Wilde sofreu com a homofobia durante toda a sua vida.

?O Retrato de Dorian Gray?, de Oscar Wilde, é uma obra-prima da literatura inglesa do século XIX. Publicado em julho de 1890, o romance retrata a história de Dorian Gray, um jovem belo, rico e narcisista que vende sua alma para a eterna juventude. Porém, Dorian Gray não é apenas um estereótipo de narcisismo, mas também representa a luta entre o bem e o mal, a busca pela verdadeira identidade e a corrupção moral.

Na Londres vitoriana do século XIX, conhecemos Dorian Gray, um jovem belo e encantador. O pintor Basil Hallward, fascinado por sua beleza, decide retratá-lo em um quadro. Durante a sessão de pintura, o amigo de Basil, Lord Henry Wotton, influencia Dorian com suas ideias hedonistas e filosofia de vida. Henry sugere que a juventude e a beleza são as maiores bênçãos da vida e que Dorian deve aproveitá-las ao máximo. Dorian, ao ver o retrato concluído, faz um pacto fáustico: ele deseja que o quadro envelheça e sofra os efeitos do tempo, enquanto ele permanece eternamente jovem e belo. À medida que Dorian se entrega a uma vida de prazeres e excessos, o retrato começa a refletir sua verdadeira natureza. Cada ato imoral e cada escolha errada deixam marcas no quadro, enquanto Dorian permanece intocado.

?A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é ceder a ela. Resista e a alma adoecerá de saudades de coisas que ela se proibiu, pelo desejo que suas leis monstruosas tornaram monstruoso e ilegal.?

?O Retrato de Dorian Gray?, de Oscar Wilde é uma obra-prima atemporal que explora temas como a busca pela juventude eterna, a corrupção moral e as consequências de nossas ações. O retrato de Dorian Gray é um reflexo de sua alma, revelando sua decadência interior. Cada ato imoral deixa marcas no retrato, enquanto Dorian permanece imaculado. A obra é uma crítica mordaz à superficialidade da sociedade vitoriana e à obsessão pelo prazer, além de levantar questões profundas sobre responsabilidade e moralidade.

Dorian Gray se entrega aos prazeres mundanos, colecionando experiências e amores efêmeros, sem se importar com as consequências de seus atos. Enquanto isso, o retrato passa a refletir toda a sua decadência moral, mostrando a verdadeira natureza de Dorian por trás da fachada de beleza e juventude. ?O retrato de Dorian Gray? é uma obra que nos mostra que a verdadeira beleza reside na alma e nas ações de cada indivíduo. Um retrato de alma.

Um livro que me deixou realmente sem palavras, de verdade. A leitura em si me prendeu desde a primeira página. Logo no início, fiz um monte de marcações das citações que são simplesmente maravilhosas. Eu nunca tinha lido nada do autor e posso dizer que amei a escrita. Maravilhoso. Sem dúvidas, um livro com uma escrita muito poética e com muitas reflexões interessantes. Eu realmente queria conseguir expressar todos os sentimentos que eu senti lendo, mas isso é complicado demais. Apesar de ser um clássico, a leitura é super fácil. Longe de ser lento, pelo menos para o meu ritmo de leitura. Achei um ótimo livro para iniciantes de livros clássicos.

Uma leitura indispensável para quem aprecia a literatura clássica e as questões morais e filosóficas que permeiam a condição humana, sem dúvida. Recomendo muito. O livro é maravilhoso, impossível alguém não gostar. Isso eu não consigo entender. É realmente uma obra rica em reflexões.

?Quando entraram, encontraram pendurado na parede um retrato esplêndido do patrão, como o viram pela última vez, em toda a maravilha de sua extraordinária juventude e beleza. No chão jazia um homem morto. Em traje de gala, com uma faca no coração. Estava definhado, enrugado e com o rosto repugnante. Somente depois de examinarem os anéis reconheceram quem era.?
stephany :) 02/06/2024minha estante
resenha impecável para um livro impecável. você sempre arrasa e com essa não foi diferente. ???


Hanna Hermione 02/06/2024minha estante
Uauu, q resenha. Eu tô amando as suas resenhas


Jordana Borges 02/06/2024minha estante
Que resenha incrível! é um dos meus livros favoritos ?


wsx.lipe 02/06/2024minha estante
EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DESSE


olivversion 02/06/2024minha estante
Doido pra ler, principalmente depois dessa resenha.


Lari ... 02/06/2024minha estante
Resenha maravilhosa!
Esse é um dos melhores livros que já li. ?


Luis952 03/06/2024minha estante
Indelével ?


D/\RK 03/06/2024minha estante
??????


auroras 03/06/2024minha estante
A sua resenha me fez querer reler esse livro. Impecável, Kakau. Você arrasa demais! ??


xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Stephany :), muito obrigada!! Que bom que gostou. Eu amei o livro!!


xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Hanna Hermione, muito obrigada!! Me sinto lisonjeada, que bom que gostou.


xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Jordana Borges, muito obrigada!! Também virou um dos meus livros favoritos!! Impecável demais.


xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Lari, muito obrigada, Lari!!


xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@olivversion, então não perca mais tempo!!


nana' 03/06/2024minha estante
MEU FAAVVVV


xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@nana, vi que você está lendo!! E? bom demais, não é? Amo.


Neto 04/06/2024minha estante
Depois dessa resenha deu até vontade de ler o livro


Krist_Hyna 10/06/2024minha estante
Eu amo esse




graysonfavgirl 02/06/2024

O retrato de dorian gray.
"Quando quero muito a alguém,não digo nunca o seu nome a ninguém.Seria como renunciar a uma parte dele.
Aprendi a amar o segredo.Parece ser a única coisa que pode tornar-nos
a vida moderna misteriosa ou maravilhosa. A coisa mais vulgar nos parece deliciosa,se alguém no-la oculta.
Quando saio da cidade,não digo aos meus aonde eu vou.Se o fizesse,perderia
todo meu prazer.É um costume ridiculo,confesso-o,mas,de certo modo,parece romantizar-nos grandemente a vida "

Esse livro é muito bom, me prendeu do início ao fim. Confesso que não estava querendo ler muito no começo,ele é muito bom e me deixou pensativa em algumas coisa.
comentários(0)comente



Ricardo743 02/06/2024

Um livro a frente de seu tempo?
Livro: O retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: @editorafarooficial
192 paginas
Nota 3/5 ??

?? Me conta aqui, vc ja leu o Retrato de Dorian Gray? Ou tem vontade de ler? bora conversar sobre isso!!

? Lido em parceria com o incrível @clubetriodaleitura , venham ler com a gente!!!

? Bom, primeiramente, comentando sobre a obra de forma geral... Esse livro foi publicado em 1890 claramente em forma de crítica a moralidade a Inglaterra vitoriana, hipócrita da época. O livro vai desafiar claramente o que era esperado de literatura na época: historias de amor, personagens moralmente corretos e finais felizes.

? Falando da história em si, vemos aqui um jovem chamado Dorian Gray, que era um membro da ?aristocracia? ou da elite rica da época, muito belo, e que, de alguma forma, desconhecia a sua própria beleza. Até que um pintor se oferece para fazer uma pintura em forma de retrato do jovem Dorian, que se apaixona pela sua própria imagem.

?? Essa paixão, arrebatadora, como descrita na obra, nos mostra até onde uma pessoa iria por um amor, pela juventude, para manter a sua beleza e o que ele oferece em troca de manter essa aparência.

? Minha experiencia com a história:
Nós temos aqui um classico LBGT. Sim, Oscar Wilde foi um autor gay, que gostaria de escrever sobre sua vida mas viveu muita censura e principalmente por ter sido escrito no século 17, o autor sofreu muita homofobia e foi condenado a prisão, utilizando trechos da sua obra contra ele mesmo. Hoje lemos essa história e conseguimos ver algumas mensagens ?veladas? que ele deixou. Infelizmente pra mim a obra não foi muito fluida, achei o ritmo lento e alguns capítulos desconexos, tive dificuldade de engajar, por esse motivo a minha nota.

#bookstagram #booklover #livrosemaislivros #leitura #doriangray
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Iza 01/06/2024

Gostei demais da habiente onde se passa a história, a tensão por trás da pintura sem no tom certo. Adorei como o plot da pintura no final é bem construído
comentários(0)comente



Corquiola 01/06/2024

Beleza
O que é realmente Belo? Muitas vezes vi pessoas muito bonitas, que por conta de suas atitudes se faziam horrendas... Dorian se tornou essa pessoa, uma pessoa que incita vingança, asco, ódio...
Para mim o retrato de Dorian é mais que o retrato de uma pessoa e sim da sociedade daquela época, que considerava a aparência mais que a honra e coisas fúteis como essenciais à vida...
Este livro foi fortemente criticado e agora entendo o porquê, era um espelho, e aquela sociedade não estava preparada para ver seu reflexo.
Me conquistou com sua escrita cheia de mordacidade em uma história que nem tudo é dito, mas muito é mostrado... Gostei mais do que imaginava...
comentários(0)comente



Karine.Hess 01/06/2024

EDIÇÃO COM PALAVRAS MUITO ANTIGASSS
DEPOIS DE 84 ANOS, TERMINEI! ?
(demorei horrores porque a linguagem dessa edição é MUITO antiga, e toda vez que eu começava a ler me dava sono ?)
Acredito que edições mais atuais tenham uma leitura mais fluída, mas tirando isso, a história é muito boa!
comentários(0)comente



marieta. 01/06/2024

Arte pela Arte. Beleza pela Beleza
Lord Henry me influenciou da mesma forma que influenciou Dorian. O Retrato de Dorian Gray exerceu sobre mim o mesmo fascínio mencionado por este ao ler Le Secret de Raoul.

Ambos somos almas assoladas pelo culto à beleza. Mas, aos poucos o vício nos torna ignóbeis, o egoísmo nos entristece, a vaidade dói.

Ansiamos sentir a plenitude e o brilho dourado dos anos infantis outra vez. Plenos, porque são leves e dourados, porque são intocáveis. Deus, dai-me essa pureza novamente!
comentários(0)comente



Lu 01/06/2024

Todo mundo sabe sobre o que é.
O retrato envelhece ao invés do Dorian Gray. Mas como isso afeta a vida, as escolhas, a moral da personagem principal está deliciosamente escrito no livro. Não achei que tivesse tantas reflexões ao longo do texto.
E que me fizeram refletir também.
Excelente livro!!
comentários(0)comente



Guilherme 31/05/2024

Qual o valor da juventude eterna?
Muito se fala na fonte da juventude pela beleza jovial eterna, mas e se você pudesse trocar sua alma para que um retrato seu mostre sua aparência envelhecendo e você continue com sua aparência para sempre?

Doria Gray deseja isso e acab tendo consequências terríveis...

O livro é filosófico e muito complexo, mas donde sai a filosofia, entra a beleza. A história é maravilhosa, de escrita não tão sofisticada e com personagens cativantes dos quais nos apegamos...
comentários(0)comente



gothscent 31/05/2024

O Retrato de Dorian Gray
"Porque influenciar uma pessoa é dar a ela a própria alma. Ela passa a não pensar com os pensamentos naturais. As virtudes que possui deixam de ser; para elas, reais. Os pecados que comete, se é que existem pecados, são todos tomados por empréstimo. Ela se torna eco da música de outrem,..."
comentários(0)comente



gabisreading 31/05/2024

Tive que parar várias vezes para refletir e entender tudo diretinho por ser o primeiro clássico que leio, apesar de achar descrições demais fiquei totalmente encantada por essa escrita, esse livro merece mais de cinco estrelas !!

Algumas vezes parei para pensar em o que é realmente belo, na maioria das vezes as pessoas mais lindas são sempre as mais horrendas por dentro, o que se encaixa em Dorian Gray e sua mudança de comportamento.
comentários(0)comente



Mai_peereira 31/05/2024

Um livro fluido, mesmo eu estando em uma rotina muito agitada, consegui me conectar com os personagens e sentir suas angústias. A edição trás vários outros relatos sobre a vida do escritor (bem legal). O fim foi mesmo surpreendente mesmo que todo enredo fale sobre os clássicos antigos, foi bem inesperado. Gostei bastante
comentários(0)comente



keijiluv 31/05/2024

Sentimentos mistos
De imediato o livro me interessou muito, ao longo das páginas foi tornando-se cansativo, é bem escrito, o que chega até a incomodar um pouco, mas a linguagem rebuscada somada às descrições supérfluas de cada objeto, cenário se torna intensamente exaustiva; alguns capítulos quase vencem pelo cansaço, como o que dorian fala sobre sua coleção de pedras, encantos e interesses(puramente frívola).
Apesar disso, o livro traz inúmeros diálogos filosóficos, poéticos e morais que enchem a mente do leitor de satisfação, ora porque não entende nada e os acha bonitos, ora porque se entende algo e se é bonito ou não pouco importa. Essas particularidades da obra me deixaram dividido sobre o prazer que tive ao ler o livro, mas sem dúvidas é uma ótima experiência e não me arrependo de ler até o final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5294 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR