A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Rafael Bezerra 18/05/2021

Livro atual e rico em novas percepções. Se faz necessário à leitura para quem quer entender o Brasil. Leia sem medo.

jrpsousa 18/07/2021

Ruim.
O autor cria monstros para lutar contra eles.
Jessé Souza, declaradamente petista, passa pano para os anos de corrupção do partido. Cria falsas simetrias o tempo todo. Distorce o conservadorismo...
Triste ver o nível de intelectuais que o Brasil forma.

Obs.: existem alguns momentos (raros) em que o autor diz algo útil. Mas logo se perde em suas visões de mundo ideologizadas.
Girl 01/09/2021minha estante
Tirasse as palavras dos meus dedos ?

vicabez 04/04/2022

É um livro bem interessante de se ler, realmente consegue mudar a sua forma de ver o mundo. Apesar disso, o autor consegue ser bem repetitivo de vez em quando e a linguagem é bem estranha, indo do acadêmico ao passivo-agressivo em duas linhas. Ainda assim, acho uma excelente introdução à sociologia contemporânea
Lifey4R 04/04/2022minha estante
Foi só eu falar...

vicabez 04/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK to fazendo um monte agr

Lifey4R 04/04/2022minha estante
Percebi kkkkkkkkkkk

Alef 07/07/2021

Inquietante
Acredito que este seja o principal sentimento que tenho agora logo após ler as últimas páginas: inquietação. Ainda que minha visão de mundo seja diferente da do autor, seja por ignorância minha ou por algum outro motivo, o livro é, no mínimo, espantoso, no sentido filosófico de espanto. No mínimo, convida a uma reflexão profunda sobre as raízes do mal político que nos assola.

No mais, achei a linguagem do livro complicada, e um pouco rebuscada, e a escrita do autor também prejudica o andamento em alguns momentos. Mas nada que prejudique em absoluto a leitura para um leitor mediano como eu.

Ainda digo o seguinte: gostei bastante do convite à reflexão e da reflexão proposta.

Rafael.Gomes 10/07/2021

Muito bom e muito ruim ao mesmo tempo
O livro tem um caráter inicial bem acadêmico e procura desconstruir noções gerais de patrimonialismo, meritocracia, populismo e do homem cordial.

Busca substituir tais noções pela luta e conflito de classes, manutenção de privilégios e pela herança escravocrata do nosso país.

Este começo é fantástico e seria muito interessante que fosse lido por muitos.

Entretanto, mais para o final do livro, perde-se o olhar mais acadêmico e é iniciada uma defesa mais ideológica da esquerda (com a qual concordo em vários pontos) sem qualquer crítica ou reconhecimento dos seus erros.

Ou seja, é o um livro escrito para os já ?convertidos?, pois se perde numa defesa exagerada ao final, deixando sem muita credibilidade até a excelente parte inicial?

Indicaria como excelente livro em seus conceitos inicias, mas o livro me deixa triste por saber que não conseguirei compartilha-lo como gostaria e seria necessário fazê-lo.

Trechos:

Toda a nossa atuação no mundo é influenciada, quer saibamos disso ou não, por ideias. São elas que nos fornecem o material que nos permite interpretar nossa vida e dar sentido a ela. Por conta disso, quem controla a produção das ideias dominantes controla o mundo. E também por isso, as ideias dominantes são sempre produto das elites dominantes.

Não é a polícia a fonte da violência, mas as classes médias e alta que apoiam esse tipo de política pública informal para higienizar as cidades e calar o medo do oprimido e do excluído.

Vitória Marcone 16/01/2023

Ótima análise de nossa realidade.
Com o resgate histórico desde o início da formação de nosso país até a contemporaneidade, traz conceitos e reflexões extremamente importantes e com linguagem acessível. Gostei muito da leitura.
Everton Vidal 04/06/2023minha estante
Quero ler também!

Vitória Marcone 04/06/2023minha estante
Vale muito a leitura, vc vai gostar

Gustavo Rafhael 21/04/2021

Jessé Souza usa esse livro para nos mostrar que o Brasil sempre foi regido, em todos os aspectos, por uma elite endinheirada que através do seu poder aquisitivo manipulou e manipula todo o restante da sociedade desde os primórdios.
Analisando e desconstruindo conceitos de autores como Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro, Roberto DaMatta, entre outros. Jessé constrói sua narrativa utilizando fatos para contrapor esses conceitos.
Por ser meu primeiro contato com uma obra de sociologia, tive um pouco de dificuldade na leitura, mas nada demais.
A elite do atraso é uma obra essencial para entendermos a formação da sociedade brasileira e como a elite que manda no país, através principalmente da imprensa, nos empurraram para esse caos em que o país se encontra atualmente.

Sérgio 21/11/2022

Como seria bom se todos os brasileiros se interessassem em conhecer sobre a verdadeira corrupção, e sobre como somos realmente roubados e enganados todos os dias...

Eleonardo 19/02/2023

Quem é a elite do atraso?
Talvez uma das perguntas mais difíceis de responder. Essa elite é invisível e precisa ser invisível pra continuar a saquear o Brasil.

A parte interessante do livro é justamente todo o processo histórico desde o tempo do Brasil colônia e sua formação e manipulação da população nos tempos atuais.

Vale bastante a leitura.

Caren Gabriele 30/12/2021

Breve comentário
Este livro promete muito mais do que 300 páginas é capaz de cumprir. Enquanto revisão histórica e crítica da herança racista no Brasil, o texto é bem interessante. Mas quando passa para o contexto contemporâneo, o texto me soou redundante.

Renato 06/08/2021

O não conhecer do sistema
É incrível que não conheçamos o sistema Brasil. O autor apresenta todo um regramento do sistema social brasileiro oculto a nós e com se faz necessário esse conhecimento para o entendimento do país nesse início da terceira década do século XXI.

Giovanna398 15/05/2023

Como esse livro foi esclarecedor.
Usei o capítulo sobre como as ideologias são criadas e disseminadas pelos pensadores, de como sua criação é planejada e articulada, e não surge naturalmente

Thiago Soares 27/10/2020

Uma análise do real problema do Brasil
Não concordo 100% com o autor. Mas esse livro possui muitas verdades que são merecedoras de profunda reflexão. Todo brasileiro deveria lê-lo para tirar suas próprias conclusões.

Vitor Messias 28/12/2020

Livro interessantíssimo. Apesar de alguns erros em relação a outras concepções teóricas, como o Marxismo, o Jesse, como um bom Weberiano, analisa a influência das instituições no comportamento dos indivíduos, analisando as ideias que influenciam estas instituições. Neste livro o autor se propoe a responder a três perguntas: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?, contrapondo outros teóricos que pensaram estas 3 perguntas como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, colocando a escravização brasileira como o eixo central da constituição da nossa sociedade. Indico para todos que queiram entender o ano de 2020 e entender um pouco melhor a realidade brasileira.

William 23/04/2023

A verdadeira face da elite oculta que destrói a nossa nação.
É um livro revelador, bem escrito com bons argumentos e referências que explica e denuncia a elite oculta brasileira que deseja o poder, a manipulação e exploração das classes populares através da grande parte da mídia, da justiça e da política. Em grande parte da leitura ela é densa, mas lendo com calma e consultando um bom dicionário os termos mais técnicos é possível acompanhar o texto. É um livro que irá desagradar muita gente com certeza, mas esses mesmos infelizmente já estão nas garras da elite do atraso e nem perceberam isso. Daria para escrever muito mais nessa resenha, contudo prefiro que você leia o livro de mente aberta e reflexiva para perceber como a nação brasileira foi enganada e manipulada ao longo da sua história. A conclusão que posso tirar da minha leitura é que está na hora levantarmos a nossas cabeças e combater essa elite do atraso.