Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

flavinhaa.domingos 29/07/2020

aaaa muito bom! faz muito tempo que não assisto o sitio do pica pau amarelo e foi muito bom relembrar algumas aventuras. aaaa amei ver essas coisas loucas que só quando a gente é criança imagina Kkkk e a maneira de Emília agir é muito engraçadinho rs. O único defeito assim que achei é que colocou como se fosse defeito a pessoa ser negra, não que eu esteja militando, mas normalmente as crianças pegam a cultura do que tem em contato, mas tirando isso amei ?

Carolina 20/04/2023

As Travessuras de Narizinho
Estou lendo os livros da turma do sítio depois de adulta (quando criança não tive oportunidade).

Adorei a escrita do Monteiro Lobato, é divertida e agradável de ler.

A construção das personagens Pedrinho e Lúcia (Narizinho) foi muito bem feita.

Narizinho demonstra características femininas - brinca de bonecas, princesas, de casar-se com o príncipe, adora vestidos bonitos, bailes e é a mais inteligente.

Pedrinho ostenta características masculinas - é agressivo, brinca de lutar, caçar, gosta de armas e se descreve como sendo o mais forte.

Infelizmente o livro carrega um conteúdo racista que considero polêmico para crianças. Haja vista que esse seja um livro infantil, isso é definitivamente um problema.

Para adultos não deveria ser assim, pois estes deveriam ser capazes de interpretar este livro pelo o que ele é - uma história que se passa em 1930.

MiLopes 28/04/2020

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato
Para iniciar esta resenha Especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, nada melhor do que falar sobre o homenageado, o livro. Vou fazer isso deixando um pequeno trecho retirado da p.98 de uma conversa entre Pedrinho e Narizinho em que discutiam a existência de seres do mar e das sereias.

"Vovó sabe porque lê nos livros e é nos livros que está a ciência de tudo".

O livro Reinações de Narizinho foi publicado pela primeira vez no ano de 1931, nele estão reunidas 11 deliciosas histórias que transportam adultos e crianças ao mundo da imaginação. Acredito que não há aquele que não conheça ao menos uma história ou um personagem criado pelo "pai da literatura infantil brasileira".
Na primeira história, Narizinho Arrebitado, são apresentados os principais personagens que moram no Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta a vovó, a neta Lúcia ou Narizinho como é mais conhecida, tia Nastácia que trabalha na casa e Emília a boneca de pano. No decorrer do livro são apresentados outros três personagens importantes, Pedrinho, o primo da cidade que sempre passa as férias no sítio, o Marquês de Rabicó, um porco que come tudo o que vê pela frente e o Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho que adora os livros por isso é também chamado de sábio.
As crianças vivem várias aventuras neste mundo encantado, viajam para o Reino das Águas Claras onde conhecem muitos amigos, inclusive o Dr. Caramujo e o Príncipe Escamado. No sítio recebem a visita dos ilustres personagens do contos de fadas e se aventuram em outra viagem ao Mundo das Maravilhas onde fazem novos amigos e conhecem Esopo, La Fontaine e até o Burro Falante. Enfim, um livro que vai fazer o leitor viajar no mundo da imaginação, digo leitor e não criança, porque o adulto que lê também vai sentir essa deliciosa sensação que só experimentamos na infância.
Maria9325 20/04/2023minha estante
Preciso de um resumo por capitulo do Livro Reinações de narizinho, alguém sabe que tem?

Maria9325 20/04/2023minha estante
É um trabalho da escola do meu filho

Nati 21/12/2020

Monteiro Lobato sempre muito surpreendente no seu estilo de escrita e contação.

Neste livro, Narizinho vive muitas aventuras, inclusive no fundo do mar.

Rafa 29/07/2021

Amei ??
É muito viciante
As aventuras de Narizinho são maravilhosas e encantadoras.
Emília e sua pílula falante foi o meu capítulo favorito

Anienne 13/05/2020

Reinações De Narizinho
Esse livro de Monteiro Lobato, tem vários contos infantis com a turma do Sítio do Picapau Amarelo, esta que embalou minha infância e de tantos, que como eu, eram crianças nas décadas de 70 e 80.

Durante a leitura percebemos que um conto tanto é intrincado no outro, como pode ser lido de forma independente.

Através desses contos, temos a possibilidade de conhecer a realidade distante, do inicio do século vinte, em que a tecnologia da forma que conhecemos, não existia e as crianças tinham que se utilizar de parcos brinquedos, como a boneca de pano e o boneco de sabugo de milho e da intensa criatividade, misturando-se com fábulas, contos de fadas e tudo o que a imaginação é capaz de criar.

Além de toda essa riqueza, as histórias nos enchem de uma nostalgia tão boa, com cheiro de terra, de pé no chão, de contato com as plantas, das frutas tiradas do pé, da intimidade com os animais, os rios e os riachos.

Esse livro é um pequeno oásis para os nossos sentidos e para a criança que dorme dentro do adulto.

Mais uma vez, retorno à polêmica que gira em torno do autor e que discute os preconceitos, o racismo na obra, etc...

O que tenho a dizer é que Monteiro Lobato viveu numa época específica e que ele traduz a realidade do momento com muita verdade. E sim, vamos encontrar falas preconceituosas e a tia Nastácia é um dos alvos preferidos.

Eu entendo que a grandeza da obra sobrepõe e muito essa parte e que seria uma escolha bastante infeliz, impedir uma criança, negra ou não, ter acesso à obra por esse motivo. Primeiro porque essa se torna uma ótima oportunidade de diálogo e discussão sobre o assunto e segundo porque se a criança é poupada na literatura, ela irá encontrar o preconceito de uma forma mais dura na padaria, no parquinho ou na escola.

O Racismo era uma realidade no Brasil naquela época e continua sendo! Fato! É preciso falar abertamente e a literatura é um meio maravilhoso, sempre à disposição.

Sim, eu indico esse livro, de todo o coração.

Line 26/07/2020

Infância ?
Sabe aquele livro que te faz lembrar daquele gostinho de infância???....Uma história divertida e cheia de reviravoltas, ideal para quem procura um livro leve para rir e relaxar

gaby 27/02/2022

Viagem por mundos fantasiosos
No começo o livro é bem cansativo, mas depois as histórias vão ficando mais instigantes, porque o leitor passeia por toda literatura universal infantil, mas com os personagens em uma perspectiva diferente, além da história ter muitos momentos engraçados. Porém, não é uma leitura que eu super recomende, e diga que eu amei, mas é bom para descontrair.
Ah! Em muitos muitos momentos, os personagens do Sítio do Picapau Amarelo são preconceituosos quando o assunto é Tia Nastácia, o modo de falar, de se expressar, é uma grosseria, isso também fez com que eu não gostasse muito do livro.

Giulia 13/05/2022

Narizinho
Acho muito legal que aparece as princesas e outros personagens conhecidos.
A Emília que não para de falar.

Ioneide 15/06/2023

Lembrou a infância...
Um livro cheio de imaginação e fantasia que só as crianças são capazes de ter. Apesar de ser cheio de preconceitos é uma boa leitura para as crianças de hoje com orientação e direcionamento de um adulto.

Clara 03/01/2024

Amo??
Que delícia é ler os livros de Monteiro Lobato! Li esse livro e voltei a infância. O Sítio do Pica-Pau é incrível. Todos os livros além de me divertir, aprendo muito com eles. Amo os esses personagens. Esse livro é muito engraçado e cheio de aventuras!