Quando Eu Voltar a Ser Criança

Janusz Korczak

Resenhas - Quando Eu Voltar a Ser Criança

Aline164 27/05/2021

Me surpreendi!
Comprei o livro por curiosidade, a sinopse me chamou a atenção, e acabei me surpreendendo muito.
Indicaria o livro para todos os educadores, professores e pessoas que trabalham ou mesmo convivem com crianças.
A narração emocionante do adulto que volta a ser criança nós faz refletir o quanto adultos às vezes agimos de forma injusta e impaciente com as crianças.
Matheus 30/05/2021minha estante
Mal posso esperar pra poder ler... Acho que dialoga bem com o que eu havia pensado já sobre psicanálise. Em cuja discussão as infâncias parecem sempre presentes. Fora o que te comentei sobre como as violências às crianças são banalizadas

Aline164 31/05/2021minha estante
SIMMMM, essas violências são muito bem retratadas no livro!!
Pro adulto, às vezes são só crianças chatas fazendo bagunça, é muito fácil julgar rápido, condenar, fazer passar vergonha e/ou deixar de castigo. É muito desrespeito com a criança, com os sentimentos dela.

Mel 03/12/2009

O livro retrata bem o que se passa na cabeça de uma criança.. Trata-se de um adulto que um dia deseja voltar a ser criança, e é atendido.
Mas já nos primeiros dias acaba se lembrando que a criança também tem suas preocupações, suas dores, suas paixões, e sente tudo de uma forma muito diferente da do adulto, e que quando crescemos, acabamos esquecendo essa fase e deixando de entender as crianças.....
Me lembrou muitas coisas que passei na infância, muitos medos que tive por coisas que hoje não me afetariam da mesma forma..
Karla23 25/02/2010minha estante
Primeira vz q encontro alguém q tbm leu esse livro!

Adriana1037 28/07/2012minha estante
Gostei da resenha porque foi objetiva. Penso que o livro contribui para reflexões importante sobre o universo infantil e suas opressões. Mas li o livro devagar porque achei meio chato a forma como ele escreve... Tbm classifiquei o livro com 3 estrelas.

Nara May 10/05/2015

Agora eu sei
As crianças sofrem. Antes desse livro, eu já sabia. Ainda sou jovem, então ainda lembro. Estava sempre sem grana. Era incompreendida e tirada das conversas dos adultos. Mas tive um tratamento melhor do que muitas crianças. Sempre tive uma ligação boa com a família.

As crianças sofrem. Depois desse livro, eu sei. Eu lembro o que é ouvir de muitos: “Mas você só estuda.” Sei o que é ter que aprender uma série de novidades sem pausas. Sei como foi… estranho.

Janusz Korczak percebeu isso muito bem. Ele alcançou a alma das crianças. Percebo isso em seus escritos. Ele morreu pelas crianças. Não espalhem muito por aí, mas apesar de não gostar de saber que o autor morreu de forma injusta, sei que sua atitude só confirmou a verdade: ele queria o bom dos pequenos.

O protagonista não tem nome. Mas passa por tudo que passamos. Leia, não vou dar spoiler.

O livro é bom, na edição que eu li ele faz parte de uma coleção feita para os educadores. Talvez não só aqueles que estão ou estarão numa sala de aula, como também para pais que querem abrir os olhos. Ou aqueles que querem se recuperar de uma amnésia, lembrando de como era conflituoso ser criança.

As crianças sofrem. Eu já sabia. Agora eu sei. E depois de ter lido esse livro… Quero saber para sempre.

Me desculpem, crianças. Da próxima vez vou considerar os seus sentimentos.
Vou sim.

Giullia.Maria 16/05/2021minha estante
Olá em que página vc viu isso????

(juju) angelslovs 20/04/2018

Adorável e contagiante.
"As crianças choram mais vezes que os adultos, e não é por frescura, mas porque sentem as coisas mais profundamente, sofrem mais."

De tantos trechos lindos e incríveis desse livro esse foi o escolhido para começaressa resenha. Janusz Korcsak escreve em seu livro sobre como seria vivenciar sua infância novamente mas com a sua vivência adulta já. Esse livro foi indicado pela minha professora da universidade para fichamento, e eu amei cada parte dele. A escrita é gostosa e a todo momento o autor nos leva a relacionar nossa infância e como nós estamos agora. Também sobre como a criança é proibida, xingada, humilhada, negligenciada, privada de tantas coisas, como deixamos elas de lado e nao pensamos que eles também passam pelos problemas pessoais deles, por mais estranho que sejam, que o que eles sentem não deve ser deixado de lado e sempre aproximar a criança para si e escutar quando ela precisa ser escutada, apoiar quando precisar ser escutada e também chamar atenção quando estiver errada.
Foi uma leitura muito prazerosa e adorável.
Giullia.Maria 16/05/2021minha estante
Aonde tá essa parte do livro?

Bia Machado 19/02/2010

Um escritor que não deve ser esquecido, por esse livro e pela vida que viveu.
Um adulto volta a ser criança e tem que viver como tal, passando por todas as experiências da infância, mas agora tendo as ideias de um adulto. O que você faria se isso acontecesse com você?

A personagem principal, o homem que volta a ser menino, transmite ao leitor todas as suas re-descobertas, acrescentando a elas sua vivência como adulto que foi. Um livro que me encantou quando eu tinha meus dez anos e que li escondido da minha tia, a dona ciumenta do exemplar, lia enquanto ela estava no trabalho, o dia todo, e isso fez aumentar ainda mais meu gosto pela leitura do livro, era o meu segredo, somente eu sabia que eu estava lendo aquele "livro de adulto", rsss... Ano passado comprei o meu exemplar, e foi com igual emoção que o reli.

Escritor pelo pediatra, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak que, junto com as cerca de 200 crianças e doze funcionários de um orfanato fundado por ele, morreu no campo de concentração de Treblinka. Quando em 1940 Korczak foi obrigado a mudar o orfanato para dentro do gueto de Varsóvia, Korczak poderia ter escapado. Mas ele não quis, ficou com suas crianças até o fim e, infelizmente, todos morreram na câmara de gás.

Não é um livro apenas para educadores. Para mim, esse livro traz uma das mensagens mais bonitas que todos deveríamos seguir: há que se cuidar das crianças, pois da educação delas depende um tempo em que Treblinka será apenas uma das manchas mais tristes e malditas da História do Homem nesse planeta...

Karla23 29/12/2009

Um livro que vai fundo na alma da criança e que me fez sentir saudades do tempo em que o era. Quando o autor volta a ser criança é incrível a perfeição da personalidade infantil que ele incorpora, me identifiquei muito, lembrei de coisas que fazia quando criança que havia apagado da lembraça. Foi uma deliciosa volta ao tempo.

Alana 10/02/2011

Quando eu voltar a ser criança
Trata-se de um romance psicológico muito sensível que retrata com uma empatia explêndida, jamais vista por mim, o mundo da criança. É um livro pra quem tem sensibilidade às pequenas coisas...é bastante emocionante e, pra quem é capaz de se implicar, realmente muda a nossa forma de olhar e lidar com as crianças.

bel 15/04/2012

Leitura deliciosa em que a sensibilidade de Korczak nos leva a refletir nossa relação com a infância ,pricipalmente dentro da escola, e em que somos hoje.

Mestre 26/08/2012

Esse livro me impediu de pensar em outras coisas. Ele realmente me amarrou até terminar. E quando veio o fim, fiz até um "ooh, já?". Delicioso. Reflexivo. Imaginativo. Percebemos facilmente a mensagem passada por Korczak... Vale a pena ler e se emocionar!

Luis Mauro 25/12/2012

Meu primeiro livro
Este foi o meu primeiro livro que li quando eu era criança.
É um mundo fantástico, cheio de histórias e coisas que só crianças ou adultos com uma boa imaginação irão entender.
É uma ótima leitura e uma volta ao tempo de criança.

Jennifer443 07/04/2024

Livro maravilhoso
Esse livro te transporta para a perspectiva de uma criança, relembrando como era ser jovem. Ele revela os desafios enfrentados pelas crianças e ajuda os adultos a se colocarem no lugar de seus filhos, compreendendo as razões por trás de suas ações, que frequentemente são motivadas pela inocência.
Além disso, a leitura pode trazer uma sensação de nostalgia e despertar memórias afetivas, promovendo um resgate da leveza e da simplicidade que muitas vezes perdemos ao longo do tempo.

Nilce 09/06/2013

Quero voltar a ser criança
Este livro propicia momentos mágicos... a cada linha lida fico imaginando ter de volta minha infância, perdida lá no passado.
Se pudesse voltava a ser criança, mas como não posso, estou viajando e sonhando com o livro.