Quando Eu Voltar a Ser Criança

Janusz Korczak

Resenhas - Quando Eu Voltar a Ser Criança

Jennifer443 07/04/2024

Livro maravilhoso
Esse livro te transporta para a perspectiva de uma criança, relembrando como era ser jovem. Ele revela os desafios enfrentados pelas crianças e ajuda os adultos a se colocarem no lugar de seus filhos, compreendendo as razões por trás de suas ações, que frequentemente são motivadas pela inocência.
Além disso, a leitura pode trazer uma sensação de nostalgia e despertar memórias afetivas, promovendo um resgate da leveza e da simplicidade que muitas vezes perdemos ao longo do tempo.

Menina Ciria 28/02/2024

Esse livro merece mil estrelas! Escrito pelo pediatra judeu Janusz korczak mostra de forma profunda e tocante as alegrias, tristezas e dificuldades do mundo infantil. Essa edição especial de 1981 faz parte da coleção NOVAS BUSCAS EM EDUCAÇÃO que ja se preocupava em preparar um aluno vivo, inquieto e participante; um professor que não tema suas próprias dúvidas; uma escola viva, pois estávamos chegando ao século XXI. E chegamos. Porém nem todas as escolas tiveram essa consciência. Digo até que tiveram medo. Para experimentar as emoções e reflexões que esse livro provoca você precisa lê-lo.
Senhores Pais, Diretores, coordenadores e amigos professores, precisamos repensar a Educação. Precisamos repensar a nossa postura frente as manifestações da cultura da infância.
"Vocês dizem:
- Cansa-nos ter de privar (tratar de perto) com crianças.
Têm razão.
Vocês dizem ainda:
- Cansa-nos porque precisamos descer ao seu nível de compreensão.
Descer, rebaixar-se, inclinar-se, ficar curvado.
Estão equivocados.
- Não é isto o que nos cansa e sim, o fato de termos de elevar-nos até alcançar o nível dos sentimentos das crianças.
Elevar-nos, subir, ficar na ponta dos pés, estender a mão.
Para não machucá-las."
Chorei.

mia rodrigues 29/01/2024

PERFEITO
Que leitura incrível! Eu não tava muito pelo livro mas fui surpreendida de forma positiva enquanto lia. Quem nunca desejou voltar a ser criança com a alegação de que a vida era mais fácil na infância? Acredito que todo mundo já tenha tido um pensamento parecido ao longo da vida.

É isso que acontece com o protagonista dessa história, seu desejo se transforma em realidade e ele percebe que assim como acontece com os adultos, a vida das crianças também tem altos e baixos. Em diversas situações vemos que não é fácil viver em um mundo onde todas as suas ações e falas são reduzidas a "palhaçadas de criança", ou onde todas as pessoas mais velhas te tratam como possíveis delinquentes.

Em pouco mais de 200 páginas, entramos na mente infantil e nas nuances de suas relações com amigos, inimigos, professores, parentes, pais e desconhecidos. São muitas emoções e experiências novas por dia, dias que ora passam voando e ora se arrastam como uma tartaruga. Somos sugados pela escrita fluída e simples, enquanto relembramos de quanto éramos pequenos e nos sentíamos frustrados e tristes com a mesma força com que ficávamos felizes e eufóricos.

É o tipo de leitura que eu recomendo para todo mundo, principalmente para àqueles que convivem ou trabalham com certa frequência com crianças e jovens.

P.F.G. 10/01/2024

Quando eu voltar a ser criança
Que livro lindo, apenas.
Por mais triste que seja os diversos acontecimentos, mostra-nos, ledores, o olhar puro de uma criança em relação ao mundo adulto. Mostra suas angústias(que não são irrelevantes como muitos gostam de pensar), expõe seus traumas e abusos por parte dos mais velhos e o quão injustiçadas elas são( precipuamente no meio acadêmico).

Um livro que me fez voltar à infância, lembrar-me de inúmeras situações e sentimentos, um livro que vale a pena ser lido.

Maria13050 02/11/2023

Quando eu voltar a ser criança
"Vejo que que somos todos semelhantes, iguais. O homem adulto é infantil, a criança é amadurecida. Só que não aprendemos ainda a entender-nos uns com os outros."

É GENIAL como o autor conseguiu fazer um livro que exerga e escuta verdadeiramente as crianças, e não a ideia esteriotipada que a sociedade custuma ter, subestimando suas mentes e intelecto. Sempre pensei que antes de tudo, deveríamos enxergar pessoas como pessoas ao invés de defini-las com base na idade cronológica, e esse livro só ressaltou esse ponto de vista dentro de mim.
Quando você percebe, está sendo transportado de volta a memórias de quando era criança, traumas e injustiças que sofremos em silêncio e esquecemos ao crescer.
Falamos tanto sobre como é bom ser criança, sobre "voltar a não ter problemas" mas não nos damos o trabalho de reparar no sofrimento e em como crianças são oprimidas pelo senso ironicamente infantil dos adultos de se acharem superiores.
Todos deveriam ler esse livro!!!

taizucoly 05/05/2023

Para refletir
Li esse livro para uma matéria no meu último ano de Pedagogia e acredito que levarei ele para toda minha vida como professora, relendo e relendo, até que eu me torne a adulta que eu criança esperava ser.
A leitura é muito fluida, alguns trechos e até páginas poderiam ser facilmente descartados. O autor consegue prender nossa atenção em diversas partes.
Porém, achei um pouco bizarro a parte da paixão dele, porque ele ainda mantinha a mente adulta, não achei de bom tom, mesmo ele mesmo se dando suas justificativas

Vinicius39 26/03/2023

Essencial para professores ou futuros professores
A obra trata a inocência das crianças e suas relações com os adultos que não compreendem as brincadeiras e sentimentos infantis.
E não há jeito melhor de expor isso do que um professor de escola (magicamente) virar uma criança e assim trazer inúmeras reflexões sobre nossa infância.

Wesley - @quemleganhamais 08/01/2023

Para quem já foi criança um dia
Esse livro é uma experiência única. O autor Janusz Korczak nos leva a uma excursão a mente da criança, através do seu dia a dia na escola, em casa e com os amigos.
Enquanto vamos acompanhando seus pensamentos e diálogos, temos a oportunidade de refletir sobre as nossas ações como adultos, e como tratamos as crianças.
Uma coisa que ficou claro pra mim é que os problemas, desafios e dramas existem em ambas aa fases da vidas, mas nós adultos não respeitamos as crianças.

Uma leitura indispensável para todos que de alguma forma lidam com crianças.

Quezia.Kessilyn 30/12/2022

Classe oprimida
Eis um livro raro, tocante, sensível, comovente. Belo e terno, ele não discursa sobre a criança, mas se faz de porta-voz dela, voltando a ser criança e revivendo um mundo através dos olhos, sensações, tristezas e desencantos que toda criança vive. Um livro envolvente e sábio, mostrando as dificuldades de ser criança neste mundo feito, pensado e mandado pelos adultos.

A história inicia-se com uma criança pensando no futuro dela. Ele pensava que ao crescer construiria uma casa no mesmo terreno para seus pais, iria se casar, ter filhos e também bem sucedido financeiramente.

O que escreve Tatiana Belinky na apresentação da edição brasileira, "o livro, que é uma espécie de 'ficção psicológica', está escrito na primeira pessoa, como o relato de um professor primário que, cansado dos seus problemas de mestre-escola e adulto, se lembra com saudade da decantada "aurora da minha vida" - e magicamente volta à infância; volta a ser criança, mas sem perder a memória de adulto". Nesse livro ele revive a sala de aula, a vida em família, as humilhações sentidas no contato com os adultos, os sustos diante de tantas coisas desconhecidas e de um ambiente feito para o tamanho dos adultos.

No livro Quando eu voltar a ser criança, Korczak diz que a criança é uma "classe oprimida": "nós vivemos como um povo de pigmeus, subjugados por sacerdotes gigantes que detêm a força dos músculos e a ciência secreta. Somos uma classe oprimida que vocês desejam manter viva às custas do menor esforço e com o mínimo de sacrifício. Somos criaturas extremamente complexas, fechadas, desconfiadas e camufladas; e nem a bola de cristal nem o olho do sábio lhes dirão qualquer coisa a nosso respeito, se vocês não tiverem confiança em nós e identificação conosco".

Nitiele1 03/08/2022

Li o livro por conta da faculdade e me surpreende por ter gostado. A história me fez repensar vários atos meus relacionados com as crianças, o livro mostra uma realidade muito dura com elas e que os adultos ignoram.

Tratar a criança como se fosse uma coisa, sem sentimentos, sem vontades e birrenta é um equívoco muito grande.

Esse com certeza foi um dos livros que me fez crescer como pessoa.

PaulaFrancoNetto 22/05/2022

Absolutamente um livro necessário para todos os adultos, mas principalmente para os professores de crianças. É um livro de descarrego das crianças que só traz verdades em seu discurso. Precisamos estarmos atentos às crianças e trata-las da forma como nós adultos, gostamos de ser respeitados. Um livro lindo, sensível e necessário

life'spiñata 08/02/2022

Um passeio nostálgico
Emoções agradáveis e desagradáveis que parecem ser experiências quase universais para crianças são retaradas com delicadeza em uma linguagem fácil. Traz de volta imagens que se perderam como brincar na rua, ou discutir com os colegas. Em sua simplicidade o livro nos lembra que crianças também sentem intensamente e que nossas crianças internas sempre precisarão de cuidados.

Daisy 23/06/2021

Através de uma situação de magia, o protagonista tem a oportunidade de voltar à infância e constata quantos erros os adultos cometem, através de falas e de atitudes com os pequenos.

Aline164 27/05/2021

Me surpreendi!
Comprei o livro por curiosidade, a sinopse me chamou a atenção, e acabei me surpreendendo muito.
Indicaria o livro para todos os educadores, professores e pessoas que trabalham ou mesmo convivem com crianças.
A narração emocionante do adulto que volta a ser criança nós faz refletir o quanto adultos às vezes agimos de forma injusta e impaciente com as crianças.
Matheus 30/05/2021minha estante
Mal posso esperar pra poder ler... Acho que dialoga bem com o que eu havia pensado já sobre psicanálise. Em cuja discussão as infâncias parecem sempre presentes. Fora o que te comentei sobre como as violências às crianças são banalizadas

Aline164 31/05/2021minha estante
SIMMMM, essas violências são muito bem retratadas no livro!!
Pro adulto, às vezes são só crianças chatas fazendo bagunça, é muito fácil julgar rápido, condenar, fazer passar vergonha e/ou deixar de castigo. É muito desrespeito com a criança, com os sentimentos dela.