A Praga do Romance

A Praga do Romance Gabriel Leite

Resenhas - A Praga do Romance

Gustavo Aranha 19/03/2019

Um romance de formação
“A praga do romance”, do Gabriel Leite, conta a história de Alberto, ou Beto, desde a sua infância ao grande clímax do livro (não vou revelar spoiler), uma história de amor, misturada com uma história de horror, com elementos distópicos apocalípticos de uma misteriosa praga que supostamente se alimenta da consciência humana. O narrador, que é o próprio Alberto, conduz a instância narrativa utilizando recursos de interrupções com flashback do passado do narrador. A história mistura elementos fantásticos com elementos reais, e faz o leitor se questionar o tempo inteiro da integridade da narrativa do Beto, ao mesmo tempo que é conduzido para um grau de aceitação dos eventos narrados. É um narrador tão convincente que nos lembra um pouco Bentinho do grande Machado de Assis. Os diálogos são naturais o quê colabora para o desenvolvimento da leitura. Além de que, em vários momentos, somos captados por diversas frases de efeitos. É um livro pequeno, a linguagem é simples, embora traga mensagens complexas, além de metáforas muito fortes. É um ótimo livro, que se justifica por narrar a completa transformação do Alberto. É voltado para um público jovem-adulto, e como tal não poderia não conter festas, amores, e muita cerveja. Portanto, é uma narrativa tão boa que deixa aquele gostinho de quero mais, quero ler mais, quero saber mais sobre este tão formidável personagem Alberto Lobo.

site: @narrativasdoaranha