A Alegoria do Patrimônio

A Alegoria do Patrimônio Francoise Choay

Resenhas - A Alegoria do Patrimônio

thaianni 01/06/2022

Choay escreve de maneira densa e difícil. Cheia de conteúdo. Precisa ter uma bagagem pra entender tudinho hahaha.
Recebi essa indicação de um colega de pesquisa e gostei bastante.
A autora aborda os teóricos do patrimônio de maneira fluida, com várias histórias de contextualização.
Aprendi bastante.

Lara 13/01/2021

Nas entranhas do universo patrimonial
Este livro pôde me abrir o horizonte sobre o conjunto atrelado ao termo patrimônio cultural, entender e analisar de forma crítica, a sua importância para a sociedade através do tempo.

Os monumentos edificados são objetos essenciais para a memória coletiva, compreender isso é ter um zelo primordial para com as cidades e seus cidadãos.

A autora desmiuça bem todo o contexto envolto sobre o patrimônio cultural, as problemáticas e soluções, algumas até radicais, para a conservação dos mesmos.

O mais interessante é ver como a essência do bem patrimonial, como objeto de identidade histórica coletiva, se perdeu no tempo, muito devido as tecnologias e modernização, e que hoje muitos não sabem a importância, até mesmo transcendente, desses bens clássicos.

Ana 20/07/2020

Patrimônio
Livro essencial para quem pesquisa sobre o patrimônio, Choay é dos maiores nomes sobre o tema.