iGen

iGen Jean M. Twenge

Resenhas -

Roberth 12/06/2022

O estudo das gerações é tão fascinante quanto importante...
Sim. É o resultado de diversos estudos e pesquisas nos EUA. Sim. Isso é extremamente útil e relevante pra gente aqui, considerando de forma intencional as particularidades contextuais e culturais.

Enquanto millennial, cujos filhos são da geração alfa, ler sobre a geração intermediária (iGen, centennial, geração Z) foi absurdamente relevante! Não imaginava o quanto suscitaria diversas conversas e reflexões com minha esposa, com meus amigos, com meus alunos, etc.

Saber onde estamos pisando ao lidar com a primeira geração que já nasceu "conectada" assusta, alerta e prepara!

Enquanto psicólogo, o que mais me chamou a atenção foram as dezenas de referências sólidas apontando para a relação existente entre o aumento da ansiedade/depressão e o aumento do uso imoderado das telas.

Também foi um tapa na cara os dados referentes às crenças e valores: esta é a geração menos voltada para a busca/vivência de algo maior que a ciência e a rotina prática do aqui e agora.

Indico a leitura para qualquer pessoa que acredite que compreender é essencial para se relacionar e intervir melhor.

JOhAnO 15/12/2019

I-gen
A ideia central do livro é que as recentes tecnologias de comunicação, máxime o telefone celular, são fonte significativa na modelagem do comportamento da nova geração (crianças e adolescentes atuais, chamados pela autora de i-gen). Assim como a televisão ajudou a moldar a geração X, agora é a vez da internet deformar (um pouco mais) os filhos dos nascidos a partir de 1970.